Ninguém resiste a uma tentadora xícara de café. A bebida queridinha no Brasil é destaque no consumo interno e desempenha um grande papel na economia do país aos olhos estrangeiros. O Dia Mundial do Café é celebrado no dia 14 de abril e o varejo não pode deixar de aproveitar a data.
Mais do que uma sazão para estimular ainda mais a venda de produtos da categoria, o Dia Mundial do Café também tem sua importância histórica e é preciso reconhecê-la.
Também é preciso entender a representatividade desse grão para o desenvolvimento econômico. Além disso, a relevância de contar com um mix diversificado do produto na loja. A palavra de ordem é agradar a todos os paladares.
Hoje nós vamos conversar sobre tudo o que você precisa saber para vender mais café aproveitando O Dia Mundial do Café e as informações sobre o mercado.
Dia Mundial do Café: a origem do produto
É difícil definir a origem do café no Brasil. Porém, muitos contam sobre a história de um pastor lendário da Etiópia, nos anos 850 depois de Cristo, que teria percebido que as cabras dele ficavam com mais energia quando consumiam o fruto.
Naquela região africana foram registrados, historicamente, os primeiros cultivos de café. Já no Brasil, a produção com as primeiras mudas da planta iniciou em 1.727 no estado do Pará. Só que devido às condições climáticas, as lavouras não foram para frente.
A produção cafeeira nacional só foi ter destaque anos depois com as plantações na região sudeste, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. No Brasil imperial, o café passou a ser a base da economia.
De lá pra cá, muitas coisas mudaram e o setor se expandiu. No próximo dia 14 é o momento de celebrar o Dia Mundial do Café e tudo o que a cultura cafeeira representa para o país. Por falar nisso…
Vamos falar de números?
De acordo com a Confederação Nacional do Café, o produto ocupa o 4º lugar no ranking de Valor Bruto de Produções (VBP) considerando os itens das lavouras. Só em 2021 teve participação superior a R$ 42 bilhões no PIB nacional.
Além disso, o setor gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo cultivo presente em 16 estados. São 330 mil produtos de café.
No ano passado, o consumo de café no Brasil chegou a 21,3 milhões de saca. Conforme a Associação Brasileira de Indústria de Café (Abic), o país se mantém como o segundo maior consumidor de café em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Para todos os gostos
O café pode ser em pó, em grão, torrado, levemente moído, em cápsula e solúvel. A variedade é muito mais que apenas tipo. Passa por aromas, sabores, e vai desde o gosto mais suave até o mais amargo.
A preferência é do cliente. Para agradá-lo, o lojista precisa oferecer variedade para que o consumidor escolha a opção que mais caiba no bolso e agrade o paladar.
Antes de ir às compras, é importante entender o básico de como funciona a produção e a variedade do café, pois elas interferem diretamente na qualidade do produto e, posteriormente, da bebida que será servida.
Além disso, o varejista conta muito mais pontos com o shopper quando entende sobre o produto que está vendendo e compartilha as informações com ele.
Por isso, vamos focar nos 5 principais grãos produzidos aqui no Brasil:
1. Robusta
Essa variedade de café tem um aspecto mais rústico e sabor marcante. Ele tem um tempo de maturação maior e é mais resistente nas lavouras. É mais comum encontrar em cafés liofilizados (instantâneos) e blends.
2. Arábica
É a mais comum e mais consumida em todo o mundo, sendo característica pelo sabor puro e mais suave. Também é possível sentir um sabor adocicado, porém natural.
3. Bourbon
Também levemente adocicado, esse tipo de café garante uma bebida com aroma intenso e sabor levemente adocicado, mais suave. É uma variedade muito conhecida no sul de Minas, cuja região é responsável pela maior parte da produção no estado.
4. Novo Mundo
Essa variedade tem aroma suave e um sabor muito característico. É mais usado em torras escuras, porque acaba sendo um café mais encorpado que os demais.
5. Catuaí
Essa também é uma produção muito comum feita a partir do cruzamento de outros dois tipos de café (Novo mundo e Caturra). Ele tem uma doçura natural e é produzido em praticamente todas as regiões brasileiras.
Qual café ter no supermercado?
O café é uma boa pedida em várias ocasiões do dia a dia. Em casa, a qualquer hora, no trabalho, em uma reunião corporativa, em um encontro com amigos. Ele também faz parte da cesta de itens básicos para o consumo do brasileiro.
Além do cafezinho trivial, frequentadores de padarias e cafeterias apreciam uma boa bebida à base de café como expresso, cappuccino, mocha, irish coffee e tantos outros.
O lojista precisa pensar nessas inúmeras possibilidades de consumo antes de tentar agradar a clientela. O supermercado precisa explorar os principais tipos de café, que são:
A categoria ainda possibilita a loja de expandir as vendas com outros produtos relacionados. A propósito, você pode preparar um mix especial para o Dia Mundial do Café e aproveitar a oportunidade para vender esses produtos.
Faça uma gôndola ou um corredor inteiro de ofertas e destaque esses produtos. Use e abuse do marketing sensorial. Seus clientes vão amar tomar aquele cafezinho fresquinho, com um aroma inconfundível.
Além de trabalhar com os principais tipos de café, oferecendo qualidade e variedade de marcas para o cliente, você pode oferecer ainda:
- Cafeteiras térmicas;
- Expresso;
- Cafeteiras de cápsulas;
- Peneira de café;
- Chocolate de café;
- Bala de café;
- Xícara de café;
- Porta filtro;
- Filtro de café;
- Coador;
- Whey sabor café;
- Cappuccino;
- Kit de café;
- Pote para guardar o café.
3 curiosidades sobre o café
Mencionamos acima e fizemos questão de negritar algumas sugestões que podem ser aplicadas no supermercado para te ajudar a vender mais a categoria.
Agora, vamos finalizar o texto de hoje, com uma outra sugestão: criar conteúdo sobre café para as redes sociais no Dia Mundial do Café. Use as redes sociais a favor da loja e aproveite a data para fisgar o consumidor.
Uma forma de fazer isso é divulgar receitas à base de café e trazer informações sobre a variedade do café, que também já falamos por aqui. Ou ainda postar sobre curiosidades acerca do café.
Para isso, trouxemos três delas que podem ser usadas na sua campanha para o Dia Mundial do Café. Veja só:
1. Pra beber ou pra comer?
O café pode ser usado na produção de farinha. É isso mesmo! Muitas empresas usa a parte desperdiçada do fruto para produzir farinha usada em pães e até chocolates. Mesmo à base do café, o gosto tem notas cítricas ou florais.
2. Não é grão, é cereja!
O resultado final da produção de café é o grão torrado, seja ele moído ou não. Antes, o café é um fruto, uma cereja. Se a gente morde o fruto, dentro vai encontrar duas sementes achatadas. São elas que viram os grãos torrados.
3. Café faz bem para a saúde
A Annals of Internal Medicine, uma das revistas médicas mais conceituadas do mundo, divulgou um estudo que defendia que tomar três xícaras de café por dia reduzia o risco de mortes por doenças cardíacas, entre outras.
Também há pesquisas científicas defendendo o consumo diário de café para reduzir riscos de diabetes e doenças neurodegenerativas. Além disso, o café é rico em antioxidantes. Mas claro, sempre há contraindicações, para crianças e gestantes, por exemplo, em razão da cafeína.
Conclusão
O Dia Mundial do Café merece atenção no calendário de vendas da sua loja. Corra lá no seu estoque agora mesmo e veja o que precisa ser complementado no seu mix para a ação de vendas.
Analise a possibilidade de fazer promoções e kits promocionais. Divulgue o kit para o cliente presentear aquele amigo ou a pessoa amada que é apaixonada por café. Surpreender que ama café é uma delícia!
Você também pode fazer parcerias com cafeterias do bairro ou região em que o seu supermercado está localizado para realizar um sorteio ou compartilhar cupons de desconto.
Sucesso nas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.