Home Destaque Dia Mundial do Café: oportunidade para vender muito
símbolo de grão de café

Dia Mundial do Café: oportunidade para vender muito

0
70

Torrado, moído, em grão, cápsula ou instantâneo? Difícil saber qual o melhor café, até porque o gosto da clientela passa por todas essas opções. E a variedade vai além do tipo, passando por inúmeros sabores e paladares, do suave ao amargo.

Além disso, o café pode ser consumido puro, quente, gelado e em receitas como doces, bolos, sorvete e diversas outras opções. Por essas e outras que a disputa por um espaço na gôndola é grande, tornando o mercado ainda mais competitivo.

Os números mostram essa força no varejo ao fechar 2020 com alta em relação ao consumo de café no Brasil. Em março deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou para a imprensa que foram consumidas 21,2 milhões de sacas de 60 quilos, contra 20,9 milhões em 2019, crescimento de 1,34%.

Diante dos bons números, a nossa dica de hoje é trabalhar o café, cápsulas e cafeteiras no Dia Mundial do Café, celebrado no dia 14 de abril. Que tal uma ilha destacando os produtos, oferecer degustação ou até mesmo uma promoção?

Toda ação é válida para vender mais, mesmo sendo uma bebida que faz parte da lista de compras do consumidor por ser tão presente no dia a dia dos brasileiros.

O Dia Mundial do Café é uma oportunidade não somente para quem atua no varejo alimentar, mas também do segmento de Eletro com a venda de máquinas de café, um mercado super em alta também.

Hoje vamos discutir um pouco disso tudo – oportunidades para vender, o que o mercado nos conta e como você deve agir. Podemos começar?

O potencial mercado de café

Falamos acima do consumo de café no Brasil, que cresceu no ano passado. Ainda segundo a Abic, o dado de 2020 é o segundo maior da série histórica no Brasil. O primeiro foi em 2017, quando o consumo chegou a 22 milhões de sacas.

As informações incluem café torrado e moído, em grão e solúvel no período de novembro de 2019 e outubro de 2020. Os números registrados no ano mostram ainda que a pandemia não diminuiu o consumo de café. Pelo contrário.

A bebida, que faz parte da rotina dos brasileiros, ganhou mais destaque já que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa devido ao isolamento social em decorrência da Covid-19.

Vamos a outros dados, também da Abic, que confirmam o café entre as bebidas queridinhas dos brasileiros:

  • Consumo de café torrado e moído cresceu 1,26%, chegando a 20,2 milhões de sacas em 2020;
  • Consumo doméstico de café solúvel aumentou 3,18%, para 934 mil sacas;
  • O consumo per capita de café em grão subiu 0,7% em 2020, para 5,99 quilos por habitante;
  • O consumo per capita de café torrado e moído cresceu 0,6%, para 4,79 quilos por habitante ao ano;
  • O Brasil segue na segunda posição de consumo de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, com uma diferença de 6 milhões de sacas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apresenta alguns números relacionados ao café. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, a última feita pela instituição, o café é consumido diariamente por 78,1% dos brasileiros.

A bebida lidera o ranking de consumo atingindo a marca de 163,2g/dia. Em seguida o feijão (142,2g/dia), arroz (131,4g/dia), sucos (124,5g/dia) e refrigerantes (67,1 g/dia).

Café e cápsulas nos supermercados

reunião de negócios com café

Nas reuniões de trabalho, no café da manhã ou após o almoço, o bom e velho café está sempre presente na rotina das pessoas de todas as idades.

Mesmo em tempos de economia no bolso, como na atual pandemia vivida no mundo todo, o produto continua fazendo parte do dia a dia das pessoas e segue como protagonista no carrinho de compras do consumidor.

A busca pela qualidade do produto aumenta e com isso surgem inúmeras marcas e opções de café para atender o gosto variado de cada um. Sim, estamos falando de qualidade, com destaque cada vez mais para os grãos especiais, gourmets e as opções em cápsulas.

Diante dessa procura e do gosto mais apurado do consumidor, os lojistas do segmento de varejo alimentar precisam ter uma visão mais ampla da categoria, explorando o sortimento e a exposição dos itens no ponto de venda.

Vamos então a alguns tipos de cafés que precisam ser explorados no supermercado:

A Abic informou ainda que nos últimos quatro anos o espaço destinado aos cafés superiores e gourmets nas prateleiras dos supermercados era em torno de 6%. Em 2020, esse índice subiu para 12%.

Esse dado mostra que o café vem ganhando mais espaço nas gôndolas dos supermercados, justamente pelo amplo mix e pela procura, que também cresce a cada ano conforme paladar apurado.

Vamos a algumas dicas dessa variedade que você pode trabalhar na loja:

Os cafés em cápsulas também têm ocupado seu papel de protagonista nesse mercado, muito em razão da praticidade na hora do consumo. Por outro lado, os preços das cafeteiras e das cápsulas ainda são fatores determinantes para que as vendas decolem de vez. Mesmo assim, essa modalidade tem conquistado cada vez mais o gosto do brasileiro. E o Martins tem inúmeras opções!

Dia Mundial do Café nos supermercados

O café moído e torrado ainda é o carro-chefe de vendas nos supermercados, mas como citamos acima é preciso ter atenção aos produtos em grão, gourmet e cápsulas.

Aproveite o Dia Mundial do Café para destacar os produtos no seu supermercado. Ilhas e checkouts são bem usados para essas ocasiões.

Importante também você fazer uma comunicação direcionada sobre os produtos nas gôndolas. Por exemplo: tipo do café e do grão, os benefícios, se é mais suave ou forte, entre tantas outras informações que acabam estimulando as vendas.

Na hora de destacar os produtos para a data, seja em uma ilha ou no checkout, é importante agrupar o produto pelo tipo. Assim o cliente pode fazer comparações entre os modelos, preços e marcas.

Essa organização facilita a compra, tornando positiva a experiência do consumidor. A dica também vale para a distribuição dos cafés nas gôndolas, não apenas na ação que vai realizar no Dia Mundial do Café.

Quais produtos devo expor para a data? Como o seu mix deve ser grande, opte por aqueles que têm maior performance de venda da sua loja, que agregam valor à categoria.

Agora, se você tem produto que está parado há algum tempo, é hora de realizar uma promoção e fazer circular a mercadoria. E nada mais chamativo do que fazer essa ação no Dia Mundial do Café.

Não se esqueça que a boa e velha estratégia de degustação se encaixa muito bem para a data. Sentir o cheiro do café já abre apetite para as vendas. Degustar então nem se fala!

Nesse momento, aproveite para falar sobre o produto da degustação, o tipo do café, incentivando o cliente às compras. Você pode usar um funcionário para essa ação ou fechar parceria com algum fornecedor de café. A tática super funciona!

Eletro e as oportunidades com as cafeteiras

máquina de café e cápsulas de café

Há quem goste de fazer o cafezinho do modo tradicional, feito com coador de pano ou de papel. Há ainda quem prefira a praticidade das cafeteiras, que também têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente as de cápsulas.

A escolha pela cafeteira em cápsula também está relacionada ao design, podendo ser usada até como um item decorativo. Além disso, por ocupar pouco espaço, pela simplicidade de fazer um café, sendo necessário apenas inserir a cápsula, e ao amplo universo de sabores.

A Abic também destaca o produto no mercado em razão da praticidade e do barateamento das máquinas de café em cápsulas. “À medida que o preço das máquinas de cápsula continuarem a cair, mais consumidores vão adquiri-las”, destacou a associação em seu estudo.

Você, que é do segmento de eletro, aproveite o Dia Mundial do Café para estimular a venda de cafeteiras em cápsulas. Exponha os itens na loja, mostre as funcionalidades e como é fácil usar o produto.

Vamos às sugestões de mix para você trabalhar no seu segmento:

Ações para vender mais

Nada mais “vendedor” do que expor o produto e mostrar na prática como ele funciona. E já que está com a máquina em funcionamento, ofereça o café como degustação. Você acaba estimulando as vendas da cafeteira e de cápsulas.

Falando em cápsulas, se você não vende esse item no seu segmento é bom pensar nisso. Pois o cliente que compra o equipamento de fazer café quer sair da loja com o kit completo. Coloque as cápsulas ao lado das maquininhas que a venda é certa!

Usar ilhas também se aplica para expor as cafeteiras na ação do Dia Mundial do Café. E por que não destacar os produtos bem na entrada da loja? É uma maneira de chamar atenção do cliente assim que ele entra no seu negócio.

Gostou das dicas? Espero que sim e aproveite para ler mais sobre o mercado de café.

E não se esqueça que o Martins tem um mix amplo de café, cafeteiras e cápsulas para atender a demanda do seu varejo.