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Mulher usando avental azul e máscara laranja com as mãos na cintura em setor de hortifruti do supermercado.

Dicas de Black Friday para vendedores: como fazer? o que fazer?

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Faltam 18 dias para a Black Friday no Brasil, e, para quem passou os últimos meses se preparando, dá para dizer que o evento já está batendo à nossa porta. Mas isso não significa que é tarde demais para mais umas dicas de Black Friday, certo?

Quem trabalha com vendas, aliás, deve dedicar todo o tempo até o dia 27 para aperfeiçoar as próprias técnicas para receber a clientela quando a sexta-feira mais esperada do ano chegar.

A Black Friday 2020 será diferente até para aqueles vendedores mais experientes: haverá uma demanda bem maior de atendimento à distância e a necessidade de ter um desempenho ainda mais ágil na loja para evitar aglomerações. O desafio é grande, mas até lá é possível reunir todos os recursos necessários para fazer bonito no grande dia.

O principal deles é a informação e é para reforçar este aspecto que estou aqui hoje com dicas de Black Friday para você! Vamos lá?

Vendedor inclinado sobre balcão de cozinha em uma loja, mostrando informações em um tablet para um homem e uma mulher.

Dicas de Black Friday: como fazer o seu melhor?

Depois de muito conteúdo voltado para os preparativos operacionais para sua loja durante a Black Friday, é hora de deixar as planilhas de lado e focar no desempenho corpo a corpo (ou no smartphone!). O papel da equipe de vendas é determinante nesse momento para engajar os clientes e tornar os descontos ainda mais atraentes.

Se toda a concorrência está empenhada em oferecer preços baixos, o atendimento é sua carta na manga para se destacar e ainda garantir a fidelização daquele público que irá conhecer a loja durante a Black Friday. Faça com que os consumidores cheguem até você através das promoções, mas garanta o retorno pela qualidade do atendimento.

Veja algumas dicas de Black Friday para encantar a clientela através do serviço de primeira:

1. Seja especialista do seu próprio mix

Uma das primeiras dicas de Black Friday para oferecer um atendimento de qualidade é conhecer a fundo os produtos da loja. Um bom vendedor deve estar sempre um passo à frente no que diz respeito ao domínio das mercadorias, principalmente quem trabalha com produtos mais especializados, como eletrônicos e eletrodomésticos.

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais bem informados, por isso é tão importante demonstrar domínio sobre o catálogo. Esse tipo de conhecimento é determinante também para ajudar aquele público indeciso, que não sabe o que quer ou está em dúvida entre alguns itens.

O conhecimento é uma habilidade básica para qualquer vendedor, mas as minhas dicas de Black Friday colocam um desafio a mais: além dos produtos, quem vende também deve conhecer a fundo os descontos e a política de preço da loja.

Por mais que muitos preços sejam tabelados com antecedência, a equipe deve saber todas as possibilidades de negociação, incluindo as formas de pagamento. Muitas vezes a empresa não topa oferecer mais descontos, mas o cliente pode ficar mais inclinado a fechar negócio se tiver a chance de parcelar a compra ou receber algum benefício extra, como frete gratuito.

2. Conheça o público

Conhecer o público é um recurso que anda de mãos dadas com o conhecimento do mix, já que um é determinado pelo outro. Seu papel é entender as dores do cliente para identificar aquilo que ele quer (muitos não conseguem expressar o que buscam) e oferecer a opção mais adequada – de preferência com alguns itens para complementar a demanda.

Aproveite para estudar os diferentes perfis que costumam buscar a empresa e identifique de antemão o que eles podem buscar, para se antecipar às demandas. Caso você seja um gestor que tenha dados sobre o público em mãos, é hora de compartilhá-los com a equipe para dar mais embasamento às técnicas de venda.

3. Não se esqueça da Covid-19

Mulher usando avental azul e máscara laranja com as mãos na cintura em setor de hortifruti do supermercado.

A conduta dos vendedores é essencial para garantir a segurança da clientela enquanto durar a pandemia. Mais importante do que pesquisar dicas de Black Friday é ver como fazer um atendimento de qualidade de olho nas normas de higiene recomendadas para o momento.

O cliente só está protegido se o vendedor estiver protegido, por isso é tão importante reforçar as medidas de prevenção dentro da equipe. Todos devem estar devidamente equipados com máscaras faciais usadas corretamente, além de higienizar as mãos e a estação de trabalho antes e depois de cada atendimento.

O cuidado deve ser reforçado também fora da loja, principalmente nos deslocamentos diários, onde há mais contato com outras pessoas. Informe sua equipe das melhores práticas no transporte público e, se possível, promova a testagem daqueles vendedores que estarão em contato direto com o público durante a Black Friday.

Além de proteger sua equipe, a atenção a esses cuidados passa mais segurança aos frequentadores do ponto de vendas.

4. Aperfeiçoe o atendimento à distância

Se engana quem pensa que as dicas de Black Friday valem apenas para quem realizará o evento de forma presencial. Por conta da pandemia, a internet será o principal cenário dos descontos e a equipe de vendas deve estar preparada para fazer um atendimento à distância de qualidade, principalmente se as vendas online forem novidade na sua loja.

Mesmo quem está acostumado com o e-commerce pode usar essas dicas de Black Friday para reforçar os pontos mais importantes do atendimento à distância, já que o movimento tende a crescer na data e os vendedores devem estar mais afiados que nunca. Olha só!

  • Linguagem adequada: estabeleça com antecedência um tom de voz padrão para ser usado pelos vendedores durante o atendimento, adequado aos diferentes canais de comunicação da loja.

  • Agilidade: quem busca atendimento online espera rapidez das empresas e deixar o cliente sem resposta é venda perdida na certa! Por isso, tenha colaboradores sempre à disposição para atender todo mundo.

  • Conta comercial: se você ainda não profissionalizou o atendimento online, o primeiro passo é ter um perfil comercial para falar com os clientes, principalmente via Whatsapp.
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Gostou dessas dicas de Black Friday? Se é o preço que te interessa, conheça mais alguns truques para dar os melhores descontos na data. Quer um spoiler? Toda boa promoção começa no Martins: faça já seu cadastro e tenha acesso aos melhores preços da temporada!