A temporada de chuvas também é sinônimo de vendas no varejo de materiais para construção. Embora o período seja pouco propício para grandes obras, há boas oportunidades para o setor. Por isso, hoje vamos falar de dicas de construção que você pode promover na loja.
Na relação com o cliente, ganha quem souber se antecipar às demandas. Portanto, não se restrinja ao óbvio. Conhecendo seu público, certamente vai conseguir desenvolver campanhas bastante atrativas.
Desenvolvendo estratégias de venda
No período de chuvas, é extremamente importante promover a rotatividade do estoque. Além disso, colocar em evidência produtos importantes para o consumidor também é um desafio.
Portanto, recomendamos que faça uma boa avaliação do estoque. Some a isso uma boa análise do histórico de vendas e sazonalidade de produtos.
Nessa etapa, identifique os fatores de oferta e venda, a saída de cada item, o que há de novo no mercado. Esses detalhes farão a diferença no planejamento das estratégias de venda e nas dicas de construção.
É importante também encontrar bons fornecedores como o Martins Atacado, que garante acesso aos principais players do mercado. Outro benefício é a entrega rápida e eficiente para todo o país, além de condições exclusivas para pagamento.
Lojista, fica o recado: não negligencie a fase de planejamento. É ela que dará o suporte necessário para chegar às boas vendas. Portanto, vencida essa etapa, veja a seguir os recursos que poderão ser explorados durante as chuvas.
1. Dicas de construção: ofereça soluções
Como você bem sabe, sua loja é a grande parceira do cliente quando problemas aparecem. Então, explore esse viés e ofereça soluções para situações que podem surgir durante as chuvas.
Nessa época, é comum surgirem diversos imprevistos. Calhas entupidas, telhas quebradas, refluxo na tubulação da casa, por exemplo. Esses são alguns cenários que podem surpreender os consumidores.
Então, que tal promover produtos que vão ajudá-los nessa hora? Que tal oferecer dicas de construção? Dessa forma, você mantém seu cliente informado de que pode contar com você a qualquer momento.
Além disso, esse tipo de informação pode estimular o consumidor a se prevenir. Na prática, você pode conquistar vendas ao mostrar para o seu público uma necessidade que ele sequer cogita.
2. Dicas de construção: promova produtos básicos
Há algum tempo, falamos aqui sobre itens que não podem faltar na loja de materiais para construção. Na ocasião, o conteúdo tinha o objetivo de ajudar quem estava prestes a montar uma loja no segmento, por exemplo.
Entretanto, esse guia também pode ser bastante útil para você que já é experiente na área. Isso porque o artigo faz um checklist de produtos básicos que você pode promover nessa época do ano.
Aliada às soluções para o consumidor, ou de forma isolada, a divulgação de produtos básicos pode ser um diferencial. Afinal, não custa reforçar a oferta de luvas, ferramentas, lubrificantes e outros tantos insumos.
3. Dicas de construção: obras internas em alta
Agora, lembre-se de que as obras internas independem, muitas vezes, das condições climáticas. Uma das dicas de construção que você pode passar aos clientes é o bom momento para intervenções em ambientes fechados.
Pequenas reformas, manutenções e mesmo decoração estão amplamente favorecidas, por exemplo. Então, destaque itens para instalações elétricas e hidráulicas e diversos acessórios de conforto nos imóveis.
4. Dicas de construção: desenvolva kits especiais
Outra dica de construção que pode atrair mais vendas para o PDV envolve a promoção de kits. Com os kits, sua loja aumenta a percepção de valor dos produtos. Ou seja, essa é uma chance de ampliar o ticket médio.
Por meio do kit, você estimula a aquisição de itens úteis para o cliente nessa época do ano. Além disso, estimula os investimentos em acessórios complementares ao kit.
Portanto, um bom kit sempre possui produtos básicos, mas jamais é completo. Vamos a um exemplo?
Um kit de manutenção pode conter alicate, pregos e alguns parafusos. Outro kit pode conter martelo, pregos e arame. São conjuntos interessantes, que estimulam o consumidor a pensar em novos itens, como chave de fenda, fita veda rosca, etc.
5. Dicas de construção: estimule soluções
Sua loja também pode ser fonte de estímulo para boas soluções. O período chuvoso, por exemplo, favorece o uso de cisternas e outros sistemas para contenção de água. Esse é um método que auxilia na economia de água.
Após buscar suporte técnico, recomende itens que podem ajudar o consumidor na construção caseira desses recursos. Afinal, é comum que as pessoas procurem meios de economizar.
6. Dicas de construção: boas condições de frete
Uma vez que você garantiu o estoque e definiu os tipos de oferta, é momento de avançar nas estratégias. E aqui vai a primeira delas: boas condições de frete.
Mesmo com a obra parada, dificilmente um cliente vai resistir a condições especiais de compra. No transporte da mercadoria, está uma das grandes dificuldades para o consumidor. Então, facilitar essa etapa é uma importante solução.
Sendo assim, condicione o frete mais em conta ou até grátis ao tipo de pagamento ou mesmo ao volume adquirido. O benefício pode vir em pagamentos à vista, por meio de PIX e ainda nas compras acima de determinado valor.
Há muitas opções a serem exploradas. Todavia, só conhecendo o seu estoque e o perfil do público é que essas condições poderão ser definidas.
7. Dicas de construção: meios de pagamento
Valorize ainda os meios de pagamento disponibilizados pela sua loja. Hoje, há diversos recursos que agilizam essa etapa da compra. Que tal utilizá-los a seu favor?
Se ainda não disponibiliza ao cliente pagamentos por meio de QR Code, Pix e carteiras digitais, é hora de repensar. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o PIX é o meio mais utilizado por 67% dos brasileiros.
Ainda conforme o levantamento, rapidez e agilidade são as principais qualidades desse recurso. Os consumidores também preferem por não haver cobrança de taxas ou tarifas. A possibilidade de transferir o dinheiro imediatamente é outro benefício.
Desse modo, estar atento às preferências de pagamento do consumidor também é uma forma de estreitar o relacionamento. Ele ganha, você ganha. Não tem como não ser um bom negócio.
8. Dicas de construção: use os canais digitais
Por fim, reforce sua comunicação por meio dos canais digitais. Fortaleça a presença das lojas nas redes sociais com dicas de construção.
Ao prestar um serviço de informação, você cria mais um caminho para o cliente chegar à sua loja. Logo, elabore posts com orientações e aproveite para divulgar seus produtos.
Como armazenar os materiais para construção? Como fazer uma cisterna caseira? Dá para garantir uma boa pintura interna da casa mesmo com o tempo mais úmido?
A partir de questionamentos como esses que acabamos de citar, certamente você vai promover importantes interações. Depois volte aqui e conte como está sendo a experiência.
Bom trabalho, boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.