Um dos maiores desafios do varejista é oferecer produtos sortidos, sempre renovados e que sejam atraentes para o consumidor, fazendo assim com que ele se mantenha fiel à sua loja.

É necessário fazer um planejamento do sortimento, vendas e volume das compras por grupo de produtos e por período.

Utilizar o histórico das vendas para saber qual produto vendeu mais e em que período é uma boa estratégia.

Comprar direto do atacado traz vários benefícios, como comprar com um custo mais barato, porque o volume de compra será maior em um único pedido.

A definição do mix de produtos a ser vendido em sua loja é uma decisão que impacta na gestão de vendas e num bom gerenciamento de estoques, pois se a sua decisão for aumentar esse mix, vai ter mais estoque, necessitando de mais espaço físico para armazenar, maior custo para manter esse estoque em boas condições de armazenagem e terá mais capital investido no estoque. Por isso é importante manter uma boa gestão de estoque, para que não haja perdas e gastos desnecessários.

Para que isso funcione bem, é necessário entender como está o desempenho do seu mix de produtos por período do ano, por vendedor, quais produtos vendem mais e em que época do ano, por exemplo.

Para ajudar a definir esse mix, é importante saber qual o formato do seu negócio. Ele pode ser:

Loja de especialidade, que vende somente um tipo de produto de várias marcas ou uma loja de departamento, que vende vários produtos de diversas marcas.

Garantir um bom fornecedor é fundamental, que atenda às suas necessidades e seja de confiança, que entregue no prazo determinado. Esse é o caso do distribuidor atacadista, que tem o mix de produtos necessários para o seu negócio.

Conhecer o seu público alvo é outro ponto essencial para a definição do mix de produtos, para isso, faça pesquisas constantes com seus consumidores, sobre suas preferências. Assim você poderá oferecer os produtos certos com um atendimento personalizado.

Avalie também o que o seu concorrente está oferecendo, quais produtos ele vende mais, quais estão em promoção, assim você saberá se sua loja está em sintonia com o mercado e o que poderá acrescentar ao seu mix para se destacar.

 

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