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Escovas de dentes coloridas enfileiradas, com uma diferente, em cor natural
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Diferenciais da loja: quais são os seus?

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Toda empresa tem – ou deveria ter – o seu próprio segredo de sucesso – o famoso diferencial da loja. Apple, Natura e Nubank são referência em seus segmentos pois cresceram no mercado graças a seus diferenciais, responsáveis por levá-las ao topo, quilômetros à frente da concorrência.

 

Seja por design exclusivo, assistência técnica diferenciada, responsabilidade social ou comunicação próxima, todas elas souberam encontrar algo diferente que as destacasse em relação aos outros, com vantagens que fizeram delas únicas no mercado.

E você? Qual é o seu diferencial da loja? O que você faz de diferente no mercado? Veja como identificar nesse texto!

Escovas de dentes coloridas enfileiradas, com uma diferente, em cor natural
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Como encontrar os diferenciais da loja?

Na introdução demos exemplos de gigantes do mundo dos negócios, mas um pipoqueiro que oferece opções diferentes de molhos em seu carrinho já encontrou seu diferencial em relação a seus concorrentes da praça.

Esse exemplo pode ser considerado um dos diferenciais da loja que são espontâneos. Seu Zé, pipoqueiro da nossa história, provavelmente não desenvolveu um grande estudo para identificar as vantagens de oferecer molhos para complementar a pipoca. Ele só prestou atenção quando várias pessoas pediram por ketchup e resolveu implantar esse “plus” em seu serviço.

O mesmo vale para uma mercearia que se destaca por oferecer uma variedade de produtos mais ampla – um cantinho da construção, por exemplo, ou um setor de cervejas artesanais.

Já os diferenciais da loja planejados são aqueles que surgem a partir de um estudo da concorrência que revela alguma deficiência do mercado. Ao perceber isso, o empresário estrategiza seu negócio de modo que seus pontos fortes sejam justamente os pontos cegos de seus concorrentes.

Duas pessoas diante de um quadro de ideias

O Nubank viu que poderia conquistar o público jovem oferecendo serviços de banco em plataforma digital, com acesso descomplicado e custos de operação reduzidos – basicamente o oposto de toda a experiência com bancos tradicionais.

Esse é um diferencial planejado, assim como uma hamburgueria que adota sanduíches vegetarianos em seu cardápio ao perceber que a redução do consumo de carne é uma tendência que pode ser aproveitada.

Ou seja, ao buscar os diferenciais da loja que você pode oferecer, é necessário prestar atenção na sua clientela e também na concorrência. Algumas perguntas podem te ajudar:

  • Do que os consumidores precisam?
  • O que falta na região?
  • O que você pode fazer para se destacar?
  • Como transformar as fraquezas do segmento numa identidade forte para seu negócio?

Construindo seu próprio diferencial

 Brinde com cafés e chá gelado

Depois dessa pesquisa inicial, é importante considerar o potencial do seu negócio diante das diferentes possibilidades de diferenciais da loja para encontrar qual melhor se encaixa na sua realidade. Veja quais são esses tipos:

Diferenciais práticos

Esses são os mais simples de construir e podem ser um bom ponto de partida. Basta observar a concorrência e ver como sair na frente dela ao oferecer mais benefícios práticos para seus clientes. O caso do Seu Zé das Pipocas é um desses, que além da pipoca passou a oferecer molhos para temperar o lanche.

Se nenhuma mercearia da região oferece delivery, esse pode ser seu diferencial. Frete grátis e cashback são os diferenciais da loja que o Martins oferece no segmento dos atacadistas.

Diferenciais de competição

Esses diferenciais da loja são ideais para quem está pensando em montar um negócio. Nesse caso, é preciso observar os serviços da região junto com o perfil da população e ver qual nicho ainda não foi explorado por ali.

Se em uma rua conhecida por suas opções de entretenimento não tiver uma hamburgueria, esse é o seu negócio; se num bairro residencial não tem nenhuma farmácia, seu diferencial está aí.

Diferenciais da experiência

Atualmente esses são os diferenciais da loja mais cobiçados pelas empresas. Preço e produto não são mais os únicos vetores de sucesso de um negócio, já que as múltiplas opções do mercado tem feito o cliente buscar por experiências significativas e diferenciadas na hora de escolher onde comprar.

A experiência deve fazer parte de toda a identidade do negócio. Quando bem aplicado, ninguém vai conseguir competir com você, já que podem existir produtos e preços similares, mas a experiência é uma só.

Como exemplo podemos citar o compromisso socioambiental da Natura, que se reflete dos ingredientes dos produtos até às embalagens, da comunicação aos canais de venda.
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