Home Dicas Colaboradores 5 Dinâmicas para vendedores que vão fortalecer sua equipe
Reunião em dinâmica para vendedores

5 Dinâmicas para vendedores que vão fortalecer sua equipe

0
1090

Todo funcionário precisa do apoio da liderança, principalmente nas áreas de motivação e integração, para ser sempre sua melhor versão. As dinâmicas para vendedores são bons exercícios para estimular as duas coisas na cultura da empresa: seus colaboradores se sentem mais motivados para vender mais e mais conectados com a sua cultura.

 

Por meio de jogos e atividades interativas também é possível diagnosticar possíveis problemas dentro do time, já que os exercícios são pensados para destacar a personalidade de cada um e também as relações entre as pessoas, evidenciando seus pontos fortes e fracos.

Se você quer ver sua equipe alinhada e melhorar os resultados, veja como funcionam as dinâmicas para vendedores e escolha aquela que mais combina com sua empresa!

Mãos unidas em dinâmica para vendedores

Qual a importância das dinâmicas para vendedores?

Gestões focadas exclusivamente em números e resultados se esquecem que o recurso mais valioso de qualquer empresa: as pessoas que fazem tudo acontecer.

E o pior é que essa gestão impessoal é mais comum do que a gente pensa.

Os vendedores merecem destaque especial, já que são eles que estão em contato direto com o cliente e o desempenho de toda a empresa depende do trabalho bem sucedido desses colaboradores.

Qualificação não é só competência técnica. O profissional precisa se sentir valorizado e integrado para entregar bons resultados, e é para trabalhar todos esses aspectos que usamos as dinâmicas para vendedores.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dinâmicas para vendedores que com certeza vão fortalecer seu time!

1) Dinâmica de motivação

Reunião em dinâmica para vendedores

Reúna os vendedores em roda e peça para que cada um deles compartilhe qual a maior realização de suas vidas, profissional ou não. Pergunte o que eles sentiram durante o processo, quais foram as habilidades necessárias para alcançar esse objetivo, e qual foi o maior incentivo para chegar lá.

Depois dos relatos, todos deverão receber prêmios por suas conquistas e comentar as realizações uns dos outros, destacando o que mais admiraram na trajetória dos colegas e qual lição vão levar consigo.

Moral da história

Além de aproximar a equipe, essas dinâmicas para vendedores são importantes para estimular a autoestima de cada um, resgatando pontos fortes que eles mesmo identificam e podem ser usados para melhorar o desempenho no trabalho.

2) Dinâmica de integração

Pessoas recheando abóboras em restaurante

Que tal levar sua equipe para a cozinha? Ideal para festas de fim de ano, essa dinâmica consiste em colocar os colaboradores para fazer um almoço ou jantar especial para todos. As metas serão os pratos da refeição, com entrada, prato principal e até sobremesa.

Quem se destacar na atividade pode ganhar como recompensa um voucher para levar família ou amigos para um restaurante da região.

Moral da história

Mesmo que o negócio não seja um restaurante, cozinhar em grupo é uma atividade que ensina muito sobre trabalho em equipe, divisão de tarefas, foco nos resultados em busca da melhor recompensa: uma refeição saborosa para ser compartilhada por todos.

Dinâmicas para vendedores como essa precisam contar com o auxílio de um profissional de recursos humanos para identificar traços relevantes no comportamento de cada um para depois compartilhar sob um ponto de vista técnico, visando o aperfeiçoamento profissional.

3) Dinâmica de apresentação

Roda de conversa em dinâmica para vendedores

Pessoas podem trabalhar juntas por anos sem se conhecer de verdade. Para combater a impessoalidade na equipe, faça uma dinâmica para que todos se apresentem, com o desafio de contar sua história de vida em 2 ou 3 minutos.

A pressa ajuda a filtrar as informações essenciais e sempre dá brecha para que detalhes novos e inusitados possam ser compartilhados, exatamente o tipo de conhecimento que estreita laços.

Moral da história

Saber mais sobre a história do outro é uma ferramenta importante para gerar empatia no grupo, fazendo com que comportamentos e atitudes do dia a dia sejam melhor compreendidos por todos.

Dinâmicas para vendedores como essa são ideais para integrar colaboradores com problemas de relacionamento, seja por timidez ou temperamento forte.

4) Dinâmica de desenvolvimento

Dois homens sentados conversando

Que tal fazer uma dinâmica inspirada no filme “O Lobo de Wall Street”? Em um dos momentos do filme, o protagonista, que é um excelente empresário e vendedor, surpreende um amigo no meio do jantar, pedindo para que ele lhe venda uma caneta.

Você pode fazer o mesmo com seu time, pedindo para que cada vendedor construa de surpresa um argumento de vendas para um produto inusitado.

Moral da história

Exercícios relâmpago são boas dinâmicas para vendedores que tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional. A atividade pode ser útil no momento da contratação, para testar as habilidades dos candidatos, mas também funciona com funcionários regulares.

Ao final, o líder pode realizar um pequeno treinamento a partir das melhores respostas, destacando os pontos fortes das estratégias usadas por cada um.

5) Dinâmica de superação

Pessoas em uma sala de reunião

Em um quadro com dois lados, escreva na frente algumas reclamações de clientes e, na parte de trás, a origem de cada uma. Mostre primeiro as críticas e peça para que os vendedores tentarem adivinhar qual falha no atendimento gerou a reclamação; em seguida, mostre os verdadeiros motivos das reclamações.

Ao final, peça sugestões sobre o que poderia ser feito para evitar esse tipo de situação e ajude-os a montar um plano de ação coletivo para acabar com a insatisfação dos clientes, com metas e prazos para avaliar os resultados.

Moral da história

Críticas e reclamações de clientes fazem parte da rotina de qualquer negócio. Para transformar esses desafios em oportunidades, esse feedbacks podem ser usados em dinâmicas para vendedores não para expor ou constranger alguém, mas sim para mostrar que é importante aprender com os erros e todos são responsáveis pelo sucesso da empresa.

Quer aprender mais? Dicas como essa você encontra no LinkedIn do Martins.com.br!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome