Verão e férias são a combinação perfeita. Agora, se a gente puder acrescentar nesse combo uns bons drinks de verão fica melhor ainda!
A temporada de viagens e os dias mais quentes pedem mais hidratação. Água é imprescindível, claro. Mas as bebidas refrescantes, alcoólicas ou não, também são necessidade no paladar dos turistas e de todo consumidor que quer dar aquela relaxada sentindo a brisa do mar ou relaxando na piscina.
Esse comportamento faz crescer bastante a sazão de bebidas e deixa o varejo em alerta para vender a categoria. Você sabia que você pode aproveitar os drinks de verão para aumentar as vendas no seu supermercado ou mercearia?
Vamos te contar como! Basta prosseguir com a leitura e estar disposto a instigar o paladar dos consumidores.
Como vender drinks de verão
As estratégias de vendas aproveitando a temporada de drinks de verão vai depender do perfil de cada negócio e do mix que se vende no estabelecimento. Há várias maneiras de se fazer isso, entre elas:
• Montar uma ilha com ingredientes e bebidas em geral
- Destacar o mix de bebidas alcoólicas na loja
- Criar um espaço para drinks rápidos para degustação
- Trabalhar o conteúdo de drinks nas redes sociais
- Divulgar receitas de drinks de verão aproveitando o mix da loja
- Essas são apenas algumas coisas que você pode fazer para vender mais aproveitando a época propícia para a venda de bebidas e demais ingredientes. Aproveitando o assunto, preparamos algumas receitas fáceis de drinks de verão.
Você pode aproveitá-las para montar a sua campanha, seja divulgando nos canais da sua loja, se inspirando em criar novas receitas ou até montando um pequeno estande na loja para servir como aperitivo para os seus consumidores.
Aproveite também para sugerir dicas de saúde aos clientes como reforçar a hidratação com água, intercalando a ingestão de bebidas alcoólicas, além de se alimentar bem.
5 receitas de drinks de verão
Os drinks de verão são bebidas mais refrescantes, doces e geralmente feitas com frutas. Dá para criar uma infinidade de receitas para o verão ou apostar naquelas que são certeiras para agradar o paladar de qualquer pessoa.
Vamos às receitas escolhidas para hoje!
1. Frozen rosé
À base de vinho rosé, por isso o nome, esse drink é ótimo para aqueles dias mais quentes da estação e uma boa pedida para ser degustado em clubes e praias. A receita é muito prática e vamos precisar dos seguintes ingredientes:
- Vinho rosé
- 6 copos de morangos
- Açúcar
- Três limões
Modo de preparo:
Antes de iniciar a receita, congele os morangos e faça um suco com os limões. Coloque o suco, os morangos congelados e a garrafa inteira do vinho para bater no liquidificador. Quando apresentar consistência mais grossa, o drink está pronto!
Caso note que a bebida está muito líquida ainda, basta acrescentar um pouco de gelo e bater de novo.
2. Mojito
O mojito é um coquetel bastante popular e cai muito bem para a época. É leve e refrescante, além de exigir poucos ingredientes. A opção é muito boa para quem quer frescor, mas fugindo da tradicional caipirinha de limão. Você vai precisar de:
- Rum
- Água com gás
- Limão
- Hortelã
- Gelo
Modo de preparo:
Coloque o rum, a água com gás e o limão direto no copo que já irá servir. Depois, amasse bem a hortelã e acrescente na bebida. Por fim, só colocar o gelo a gosto. Muito fácil, não é mesmo?
3. Pinã Colada
Esse coquetel é mais uma opção de drinks de verão à base de rum. É um dos queridinhos da galera e pode ser servido em taças ou até mesmo dentro do próprio abacaxi. Os ingredientes necessários são:
- 1 dose de rum
- 1 dose de leite de coco
- 3 doses de suco de abacaxi
- Gelo
Modo de preparo:
No liquidificador, adicione o suco de abacaxi, o rum e o leite de coco, além de um pouco de gelo. Em seguida bata até a mistura ficar bem homogênea. Agora é só servir!
4. Moscow Mule

Também é um drink muito famoso durante o verão. A grosso modo, o Moscow Mule é basicamente um refrigerante de gengibre e limão. A diferença é que vai a dose de vodka. Aqui no Brasil, é comum a bebida vir acompanhada com uma espuma no topo. Um mero detalhe. Ingredientes:
- Vodka
- 15 ml de suco de limão
- 200 ml de xarope de gengibre
- 200 ml de preparado para chantilly
- Água com gás
- 4 colheres de gengibre ralado
- Raspas de limão
Modo de preparo:
Pegue uma caneca com gelo e sirva cerca de 40 ml de vodka. Depois, adicione suco de meio limão, meia colher de açúcar e uma dose de xarope de gengibre. Complete a caneca com água com gás. Agora, basta finalizar com uma rodela de limão e a espuma de gengibre, se preferir.
5. Bee’s knees
Aos amantes de gin, esse drink de verão é a melhor opção! Com poucos ingredientes, o drink está pronto para beber. O nome é uma expressão em inglês que significa “algo incrível” ou “o melhor de todos”. Para prepará-lo é necessário:
Modo de preparo:
Coloque os cubos de gelo em uma coqueteleira e adicione os ingredientes. Bata tudo e depois coe a bebida na taça que será servida. O drink pode ser finalizado com uma casca do limão siciliano.
Receita bônus: Green Gimlet
Consideramos este como um drink de verão também. Afinal de contas, um copo de um bom whisky cabe bem em qualquer ocasião. Ingredientes:
Modo de preparo:
Amasse as folhas de manjericão e jogue em uma coqueteleira com cubos de gelo. Em seguida, adicione duas doses de whisky para uma de sumo de limão. Depois acrescente 2/3 de dose de açúcar (derretido em calda). Chacoalhe por cerca de cinco segundos e o drink de verão à base de whisky está prontinho!
A insubstituível gelada
Drinks de verão são muito bons, mas tem muita gente que não abre mão daquela gelada, famigerada, queridinha do Brasil: a cerveja.
De acordo com dados da Kantar, a cerveja está entre os produtos mais consumidos durante o verão. Entre outubro de 2018 a março de 2019, o levantamento identificou que o volume de cerveja consumido fora do lar cresceu 14,2%.
Ademais, é no verão que o brasileiro gasta 60% a mais com a bebida. Então, aproveite para incrementar o seu mix com uma variedade de rótulos de cervejas.
Aposte ainda numa exposição diferenciada para cervejas especiais, em lata e garrafa, para agradar o gosto de quem investe um pouco mais na hora de escolher boas cervejas para beber.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
