EBITDA: indicador para acompanhar as finanças da loja

Sumário

Uma empresa de sucesso é aquela que fatura bem, mas que também sabe controlar os gastos para obter um bom percentual de lucro. É para isso que o EBITDA serve e ajuda muitos lojistas a acompanharem de perto o desempenho do negócio.

Impossível acompanhar a rotina financeira da empresa sem um setor de controladoria ou um profissional que faça toda a parte contábil. Com certeza você tem esse suporte! 

Ainda assim, uma boa administração demanda conhecimentos básicos dos indicadores econômicos. Se eles passam despercebidos pela sua gestão, é hora de repensar os processos.

Hoje vamos conversar sobre o EBITDA e te mostrar porque ele é tão importante para o negócio, qual o EBITDA ideal e como calculá-lo. Afinal, se você não consegue controlá-lo, não conseguirá ver os resultados reais das finanças.

O que é o EBITDA de uma empresa?

EBITDA é a sigla para o termo em inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”. Traduzindo para o português significa Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

O EBITDA é um indicador que mostra os lucros da empresa antes da incidência de juros e do imposto de renda, representando a movimentação do caixa e mostrando se ela está dando lucro ou prejuízos para o estabelecimento. 

É esse indicador que avalia a capacidade financeira da loja, sendo calculado sem inclusão de despesas não monetárias.

Para que serve o EBITDA?

Os resultados obtidos com o EBITDA ajudam você a analisar a capacidade de geração de caixa da sua loja. Informações essas que são importantes para a tomada de decisões na esfera administrativa e financeira.

Dependendo da forma que for calculado, o EBITDA ainda serve para demonstrar a evolução de resultados operacionais na loja em determinado período. Você ainda passa a ter uma visão mais real e detalhada de como a engrenagem financeira da loja funciona.

O que é considerado um bom EBITDA? 

O EBITDA precisa ser positivo. Ponto. Qualquer resultado maior que zero já significa que o seu negócio tem capital e a movimentação definida de como e quando o dinheiro está entrando.

Desse ponto de partida, já entendemos que quanto maior o resultado do EBITDA, melhor o desempenho financeiro da loja. Se o resultado ficar abaixo de zero, portanto negativo, é preciso acender o sinal de alerta!

Uma margem ideal varia de acordo com cada segmento e cada resultado encontrado. O que estamos querendo dizer com isso é que nem sempre um faturamento menor quer dizer que o EBITDA da empresa está aquém do da concorrente. 

O desempenho financeiro varia muito de uma loja para a outra. Mas vamos entender um pouco melhor sobre isso a seguir, aprendendo a calcular o EBITDA. 

O que você precisa entender é que o EBITDA positivo comprova que a sua loja consegue ter lucratividade com as vendas e que tem fluxo de caixa, sem depender de outras fontes de receita. 

Como calcular a margem do EBITDA?

Pessoa fazendo contabilidade usando nota fiscal e calculadora

Importante ressaltar que, antes de 2012, as empresas variavam muito o cálculo do EBITDA, até que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criou uma instrução comum a todos com orientações de como o EBITDA deveria ser calculado.

O cálculo é feito a partir da soma do lucro líquido da loja com os juros pagos, imposto, depreciações e amortizações. A fórmula é assim:

  • E (EBITDA) = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

Então, para começar a calcular o EBITDA é preciso descobrir qual o lucro operacional da sua loja.

  • Lucro operacional = receita líquida – gastos com mercadorias comercializadas + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas

Esse resultado é o lucro operacional que você vai somar com o valor de depreciação e de amortização para encontrar o EBITDA do seu negócio.

Como aumentar o EBITDA da loja?

A forma de aumentar o EBITDA é crescer as vendas, porque é essa receita que traz capital direto e melhora os índices do comércio. Mas também há outras formas de fazer com o que o EBITDA da sua loja aumente:

  • Fazendo análise operacional;
  • Cortando gastos desnecessários;
  • Barrando novos investimentos;
  • Planejando suas equipes;
  • Contando com uma equipe especializada em gestão financeira.

Essa redução de gastos e melhor gerenciamento das finanças vão permitir que você eleve o faturamento e, em contrapartida, aumente o EBITDA. Aproveite para repensar as estratégias de vendas para atrair mais clientes e melhorar o fluxo de caixa.

Quantas vezes o EBITDA vale uma empresa?

Com o EBITDA também é possível calcular quanto vale uma empresa e também por isso esse indicador financeiro é tão importante para o mercado. O cálculo é basicamente esse:

  • Múltiplo = valor de mercado/EBITDA

A avaliação da empresa pode ser feita graças ao que chamamos de múltiplos do EBITDA baseados em resultados de outras empresas semelhantes à qual se quer avaliar. Esse método de “valuation” toma por premissa que duas empresas com características semelhantes têm múltiplos semelhantes.

Acontece geralmente com empresas de capital aberto, que têm seus resultados divulgados publicamente. Vamos a um exemplo prático: 

A empresa “A” tem valor atual de bolsa de valores de R$ 10 mil e uma dívida de R$ 6 mil. Portanto, o valor de mercado da empresa é R$ 16 mil (R$ 10 mil + R$ 6 mil). O EBITDA da empresa para este ano está estimado em R$ 1 mil. 

O múltiplo de EBITDA está estimado em 16 vezes, ou seja, R$ 16 mil dividido por R$ 1 mil.  

A empresa “B” se assemelha bastante com a empresa “A” e quer saber seu valor de mercado, pegando por base os resultados da empresa A. 

Suponhamos que a empresa B tenha EBITDA de R$ 700. O valor estimado dela então será R$ 11,2 mil (EBITDA x múltiplo da empresa B). Considerando que a empresa B tem uma dívida de R$ 3,5 mil, para os acionistas a empresa B está avaliada em R$ 7,7 mil. 

Vantagens e desvantagens

Você deve ter percebido que essa métrica financeira faz uma análise mais simplificada do negócio. O EBITDA permite uma avaliação mais prática e ágil da loja e facilita a comparação com outras empresas do mesmo segmento, com o cálculo dos múltiplos.

Esse panorama fica mais claro porque ele exclui outros fatores financeiros e os cálculos fiscais da conta, dando uma visão mais clara sobre a loja dar lucro ou não. 

Por outro lado, porém, é que o EBITDA não é muito bem quisto na área contábil pela possibilidade de ajustar os números favoravelmente à empresa, podendo dar uma impressão irreal do desempenho da loja. 

Por isso é tão importante ser coerente com as informações e os cálculos. O indicador também pode não ser tão eficiente para grandes empresas, que têm gastos com depreciação e amortização altíssimos.

Desconsiderar esses débitos, nesse caso, poderia dificultar a ter uma visão realista da situação financeira da empresa.

A nossa dica é: se o seu pequeno ou médio negócio ainda não tem o EBITDA calculado, vale fazer uma simulação agora mesmo. Qualquer indicador financeiro já é de grande ajuda para monitorar a saúde financeira da loja. 

Bons cálculos e até a próxima!

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