Energia solar para empresas: vantagens, como funciona e como contratar

Tempo de Leitura: 5 minutos

Sumário

De olho na economia, empresários de diferentes portes têm apostado na geração da própria energia. Além de ser uma solução para reduzir custos, a energia solar para empresas também traz benefícios sociais para os negócios, que passam a ser vistos com outros olhos pela sociedade.

Já pensou sobre isso? Já pensou que esse investimento pode reduzir sua conta de energia em até 95%? E que às vezes o financiamento para a energia solar pode ficar no mesmo valor ou até mais barato do que você já paga atualmente?

Se as perguntas te fizeram refletir, significa que consegui cumprir com o intuito desse post. Hoje vou trazer informações sobre a energia solar fotovoltaica, que está em alta não só nas residências, mas nos comércios também.

Independente do porte da sua empresa, vale muito a pena implantar esse recurso na sua loja e você vai entender os motivos agora. E já te adianto: encare a energia solar para empresas como um investimento que vai trazer benefícios para o seu negócio e para o seu bolso.

Vamos lá!

Tarifa alta e crise hídrica impulsionam a energia solar em empresas

Você sabe do sacrifício de todo mês conferir se os ganhos foram suficientes para cobrir as despesas. E tem ainda a busca incansável por tentar reduzir as despesas fixas, que são muitas.

Qualquer economia, por menor que seja, faz diferença, mas há fatores externos que fogem do nosso controle, como o recorrente aumento da conta de luz. Só em 2021 foram três alterações.

A última foi anunciada no fim de junho. O valor para a bandeira 2 passou de R$6,24 para R$9,49 a cada 100 kWh consumidos, uma alta de 52%. A justificativa para esse novo reajuste está relacionada à crise hídrica enfrentada pelo país e a queda do nível dos reservatórios de hidrelétricas.

De acordo com o Governo Federal, essa é a pior estiagem que o Brasil enfrenta nos últimos 91 anos e isso fez com que as termelétricas (que geram mais custos do que as hidrelétricas) fossem acionadas.

E por falar em crise hídrica, esse também está entre os fatores externos que impactam nos negócios. Conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), nove em cada dez empresários estão preocupados com essa temática.

Os dados mostram que a maior preocupação deles (83%) está no aumento do custo da energia. Outros 63% apontaram o risco de racionamento e 61% com a possibilidade de instabilidade ou de interrupções no fornecimento de energia – o infame apagão.

Estou citando esses problemas porque diante do atual cenário as empresas estão em busca de alternativas para não serem impactadas com a crise hídrica e com os reajustes das tarifas de energia.

É o que também aponta o levantamento da CNI. De acordo com a Confederação, uma das medidas que os empresários vão adotar é a geração distribuída de energia, como a energia solar fotovoltaica, nosso tema de hoje.

Energia solar fotovoltaica

Você possivelmente já ouviu falar sobre energia solar fotovoltaica, que é a energia produzida a partir da luz solar. Quanto maior for a radiação solar nas placas instaladas nos telhados, maior será a quantidade de eletricidade produzida. Inclusive, essa produção pode acontecer mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Basicamente funciona assim: as placas captam a luz do sol e produzem a energia, que é levada até o inversor solar que transforma a energia produzida no módulo fotovoltaico para as características da rede elétrica. Em seguida, essa energia vai para o seu padrão e é distribuída para o seu imóvel, no seu caso para a sua empresa.

Os créditos da energia gerada são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A energia é enviada para a distribuidora da sua cidade, que desconta o consumo da energia elétrica ativa, em Watts.

Esse é só um resumo de como funciona a energia solar para empresas, que é um mercado que tem crescido a cada ano, conforme a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Em janeiro, por exemplo, a geração de energia solar fotovoltaica foi 18,9% maior que o mesmo período de 2020.

Vantagens da energia solar para empresas

moedas árvores e placas de energia solar

Que a energia elétrica tem afetado o bolso do brasileiro você já sabe, inclusive as finanças das empresas. É diante desse cenário e da crise hídrica que citei que vale muito a pena investir em energia fotovoltaica.

Sim, é um investimento que faz todo sentido para os negócios e para o equilíbrio das contas. Não só pelos motivos que já citei, mas tenho outros pontos importantes para você buscar hoje mesmo esse recurso. Vamos lá:

Sustentabilidade

O primeiro que quero destacar é a questão sustentável. A geração da energia solar é natural, renovável, limpa e não agride o meio ambiente. Ao contrário da atual que afeta a natureza por utilizar o represamento de água para abastecer os consumidores.

E quando você adota esse sistema, sua loja passa a ser vista com bons olhos pelos consumidores que estão buscando produtos de empresas que têm impactos menores no meio ambiente.

Conta mais barata

Há casos em que os valores das contas de energia elétrica chegam à cobrança mínima exigida pela concessionária. A redução pode chegar a até 95% e o bom disso tudo é que pode ter reajuste da tarifa de luz na sua cidade que nada vai mudar.

Uma grande economia para o seu bolso, por mais que seja o investimento para implantar o sistema de energia solar para empresas.

Imóvel valorizado

Sim, o investimento feito em energia fotovoltaica é visto como melhorias no imóvel justamente por proporcionar economia na conta de luz. Claro que quando você faz esse investimento, as placas são suas e podem ser instaladas em outro imóvel, caso você mude a sede da empresa.

Mas se optar por vender o imóvel e deixar as placas instaladas com certeza o valor de venda será maior. Alguns estudos apontam que a valorização é entre 3% e 6%.

Além disso, que compradores têm interesse em pagar a mais pelo bem quando há um sistema fotovoltaico instalado.

Tribanco é seu parceiro

Há mais de 30 anos o Tribanco vem oferecendo soluções financeiras para desenvolver o pequeno e médio negócio brasileiro. O banco do Grupo Martins, desde então, busca alternativas para atender as necessidades dos varejistas e uma delas é a oferta de crédito para instalar a energia solar para empresas.

Esse serviço foi incluído no portfólio para ajudar na redução da conta de energia elétrica, que é um dos principais gastos fixos dos varejistas. O crédito para energia solar do Tribanco permite que você financie 100% das placas fotovoltaicas.

Basta você apresentar um orçamento com a empresa que faz a instalação do serviço na sua cidade e solicitar o crédito ao Tribanco. Após análise o valor é disponibilizado para que você dar andamento no processo de instalação.

É bem simples e sem burocracia. Se você já é cliente Tribanco, fale com o seu gerente. Se ainda não, basta inserir seus dados no site do banco do Grupo Martins e aguardar o contato.

E já que estou falando do Tribanco, aproveite para ler sobre Pix na maquininha Unica e sobre o Cartão Empresarial Tribanco, que tem as melhores condições para você comprar do Martins.

Até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima