Como tudo no varejo, o SAC também evoluiu com a tecnologia. De um atendimento via ligação para solucionar problemas e responder as dúvidas, o serviço se tornou digital e passou a ser mais uma boa maneira de manter e monitorar o relacionamento com o consumidor. Os varejistas que querem começar a trabalhar com o SAC 2.0 devem seguir algumas indicações e tomar alguns cuidados para garantir o sucesso do serviço.

 

          Quando falamos em SAC 2.0, falamos diretamente das mídias sociais, pois ele nada mais é que a criação de canais digitais para atender os clientes. As diferenças em relação ao antigo SAC é que não há mais necessidade de aguardar na linha para falar com a empresa, ou mesmo enfrentar processos longos e burocráticos. Assim, tanto o cliente como a empresa ganham tempo e conquistam soluções rápidas e precisas. Basta um chat em uma mídia social ou até mesmo um comentário nas postagens para que o consumidor possa dar uma opinião ou fazer uma pergunta. Viu como é simples?

 

          O cliente passa a ser um porta-voz dos seus resultados. Isso é, ao mesmo tempo, positivo e preocupante, por isso deve ser encarado com muita seriedade. Comentários no Facebook, por exemplo, podem ser lidos por milhões de pessoas e geram debates intensos, então, tanto elogios como reclamações ganham a mesma proporção, é preciso garantir que haja mais boas reações do que negativas! Em ambos os casos, é indispensável se mostrar presente e responder todas as considerações, demonstrando interesse na satisfação do público.

 

          Esses feedbacks (tanto os positivos como os problemas solucionados) são uma porta de entrada para novos consumidores, então não tenha medo das críticas e esteja preparado para resolvê-las da melhor forma possível!  Não se esqueça que cada consumidor é único e merece uma atenção específica, por isso evite mensagens iguais, isso é mal visto pelo público. Por falar em resposta, é bom enfatizar que as mídias sociais são sinônimo de rapidez, nada de demorar! Foco na praticidade!

 

          Interaja com seu público, cuide dos seus serviços para não precisar se preocupar com os comentários e aproveite o SAC como um monitoramento da sua empresa, afinal, lá estão as opiniões e sugestões que devem ser aproveitadas como material de análise. Você pode até selecionar uma equipe para cuidar disso, mas se não for possível, um único funcionário com boas habilidades online e domínio da gramática já será suficiente. Modernize o seu atendimento com o SAC 2.0 e as suas vendas com o www.martins.com.br.