Home Segmento Bar Entrega de produtos na pandemia precisa de cuidados!

Entrega de produtos na pandemia precisa de cuidados!

0
872

A entrega de produtos está mais forte do que nunca durante a pandemia da Covid-19. Nas últimas informações da EXAME, só o segmento de compras de supermercado aumentou 59%. E com esse crescimento, fica o questionamento: o delivery está ajudando a conter o vírus ou está fazendo o contágio ficar pior?

 

Esse questionamento é de todos nós que trabalhamos com delivery. Infelizmente, existe a possibilidade de espalhar ainda mais a doença durante a entrega. Cabe a nós a responsabilidade de ajudar ao invés de atrapalhar.

Mas como? Bom, é sobre isso que eu e você vamos conversar hoje nesse texto: a higienização correta na entrega de produtos. Tudo pronto pra começar?

Pessoa depositando sacola de papel nas mãos de outra pessoa.

Como fazer entrega de produtos em tempos de pandemia?

Recentemente, um estudo americano da New England School of Medicine mostrou que o novo coronavírus pode sobreviver por até 3 dias em uma superfície contaminada feita de plástico ou aço inoxidável.

E na sua loja você provavelmente têm esses dois materiais pra todo lado. Na cozinha do restaurante o que não é plástico, é inox. E no supermercado, o caixa é de inox e as sacolinhas são de plástico.

Você já começa a ver o problema logo aí. Se seu caixa estiver contaminado, o produto passa por ele e cai na mão do entregador – próprio ou de aplicativos – dentro de uma sacolinha. Essa sacolinha contaminou tudo o que está na mochila dele. E contamina outros clientes. Isso durante três dias.

Então a entrega de produtos precisa ser segura para evitar esse tipo de problema. Vou te mostrar aqui os cuidados com a higienização separados por tópicos: o que você precisa fazer na loja, no que o entregador precisa ficar de olho e como o cliente reduz o risco. Veja mais:

Cuidados na loja

O básico você já sabe: a limpeza da loja é fundamental para evitar a contaminação de superfícies.

Mas além das superfícies, a higienização dos funcionários é essencial. Pense no seu processo: o pedido chega, alguém separa, embala, confere e deixa pronto para o entregador, certo?

Então beleza. Antes da separação, o colaborador precisa higienizar as mãos com água e sabão. Depois que ele separou os produtos, antes de tocar nas sacolinhas ele precisa higienizar as mãos e os produtos com álcool 70. E aí quando o entregador for pegar os produtos, antes dele tocar em qualquer superfície da loja é necessário higienizar as mãos com água e sabão.

A rotina é basicamente essa: toda vez que você tocar em algo que não está higienizado, lave sua mão. Você só vai poder tocar em algo que já esterilizado depois que se higienizar.

Defina também um intervalo de higienização de superfícies. A cada meia hora, higienize tudo com álcool 70. Assim é garantido que vírus nenhum atrapalhe sua entrega de produtos.

Cuidados no restaurante

Segundo recomendações da ANVISA e da OMS, o certo é receber pedidos para retirada ou delivery apenas por telefone, Whatsapp ou aplicativos. Ah, e o pagamento deve ser feito por aplicativos ou no máximo por cartão.

Mas para o caso de pessoas que vão até sua loja, mesmo com as recomendações de isolamento, cardápios não estão liberados. Afinal, eles são grandes vilões na propagação do vírus.

Em um fundo amarelo, homem com caixa de pizza e copo térmico descartável na mão.

Outra coisa muito importante: portas e janelas abertas para arejar o ambiente. O vírus fica até 3 horas pairando no ar, então quanto mais saídas pra ele, melhor.

Na hora do preparo, jalecos, máscaras e higienização para os colaboradores. E lembra da limpeza de meia em meia hora que falei ali em cima? Aqui também se aplica, você vai precisar limpar todas as superfícies.

Cuidados no recebimento

Espera, mas você é responsável pela entrega de produtos, não é? O que a maneira como seus clientes recebem tem a ver com seu negócio?

Bom, teoricamente nada. Mas é interessante dar orientações do que você fez aí na sua loja e do que seu cliente precisa fazer pra se manter seguro. Quem sabe mostrar nas mídias sociais?

Fala, Mart!
Na hora da entrega de produtos, fale para o entregador dar instruções de segurança para o seu cliente e informar como os produtos são higienizados na loja. Se o delivery for por aplicativo, quem sabe não é uma boa mandar um folheto junto mostrando todos os cuidados da loja?

Esse é um ótimo momento para fidelizar clientes, algo de extrema importância durante a pandemia do Covid-19. Tão importante que escrevi até um texto sobre isso. Saiba mais.

Produtos para aumentar a segurança na loja na pandemia

A entrega de produtos é um dos serviços que você oferece dentre vários. Se a sua loja está segura, a entrega não propaga o vírus e seu espaço não fica contaminado nunca.

Por isso, veja alguns produtos que vão te ajudar a manter as determinações de segurança separados por segmento:

Produtos de limpeza em uma superfície azul

Supermercado

Nesse momento, muitos mercados nos EUA chegaram até a proibir sacolas reutilizáveis, aquelas Ecobags, porque são vetores de transmissão da doença. Eu te recomendo usar só as plásticas ou as de papel.

Restaurante

E todos os outros que mencionei ali em “supermercados”.

O mais importante dessa lista é a lixeira com pedal. Essa é a uma recomendação da ANVISA até para tempos sem o coronavírus, e não é só sobre a entrega de produtos, mas uma política de limpeza que ajuda a frear o avanço da doença.

Bom, por hoje é só. Você viu que a entrega de produtos está com tudo, mas é preciso tomar algumas precauções para não atrapalhar a luta contra o coronavírus, certo?

Se quer saber mais sobre o tema, vamos continuar essa conversa em outros textos sobre a Covid-19. Tenho uma série inteira falando só sobre isso. É só clicar aqui.

Até mais!