Home Destaque 5 erros de marketing que podem te fazer ganhar menos e gastar...

5 erros de marketing que podem te fazer ganhar menos e gastar mais

0
802

Erros de marketing simplesmente acontecem, não dá pra negar. Uma definição errada na estratégia e pronto: sua campanha vai ter menos resultados do que você esperava. Tudo bem, isso é comum no marketing, que depende de apostas e previsões que nem sempre dão certo, mas erro atrás de erro não dá, não é?

 

Evitar erros de marketing é fundamental se você quer aumentar suas vendas e fazer o seu investimento ter um bom retorno. E para combater os equívocos que podem surgir, a solução é só uma: aprender cada vez mais!

Neste artigo citamos os 5 erros de marketing mais comuns e damos dicas sobre como evitá-los. Será que você está cometendo algum deles? Só tem um jeito de descobrir. Vamos lá?

1 – Não definir um público alvo

Esse é um dos erros de marketing mais comuns no mercado. Muita gente anuncia meio que “ao léu”, sabe? Um outdoor em um local movimentado, um carro de som na semana inteira e pronto, agora é só esperar e recolher os louros da vitória, certo? Errado!

Você sabe se o seu público se engaja com carros de som? A estratégia está ficando cada vez mais ultrapassada, e o seu perfil de clientes pode já não suportar o barulho. O outdoor é a mesma coisa: tudo bem colocá-lo em uma posição privilegiada, mas será que o seu público vai parar pra ler?

Esse tipo de questionamento é importante de se fazer sempre. Nunca se sabe como o seu público vai reagir a qualquer ação de marketing que você elaborar, então defina bem qual é o seu público alvo, conheça seus hábitos, e comece a trabalhar pensando neles!

Para mais informações, consulte nosso artigo sobre o tema!

2 – Gastar e não medir resultados

Existem várias maneiras de fazer uma ação de marketing. A gente citou duas ali em cima, mas existe uma infinidade de maneiras de engajar seu público, oferecer seus serviços e mostrar as vantagens de comprar com você.

Pra todas elas deve haver uma métrica de comparação. Muita gente atribui erros de marketing a possíveis falhas no planejamento, mas se esquece que o próprio planejamento também é dinâmico. No papel tudo parece ótimo, mas o tira-teima mesmo só aparece quando você coloca a ação pra rodar e avalia o que deu certo ou não antes de seguir em frente.

Meça seus resultados. No marketing digital é muito mais fácil, pois você trabalha com números exatos e precisos de visualização e engajamento. Quando você posta uma promoção no Facebook, por exemplo, é preciso observar alguns dados: Quantas pessoas curtiram? Quantas compartilharam? Quantas foram na sua loja por causa dela?

Meça seus resultados e veja aonde o dinheiro está indo!

3 – Não ter um cronograma definido

Dentre os erros de marketing, um dos mais comuns é não definir um cronograma para ações. Isso é arriscado porque você pode encontrar problemas em dois extremos: se você faz muitas ações, pode saturar seu público; se faz poucas, pode ser que ele se esqueça de você.

Complicado, né? A única saída pra não cair nesse erro de marketing é encontrar um meio termo. Comece devagar, com ações pontuais que não vão muito longe, e aí vá expandindo aos poucos, e não se esqueça de medir os resultados no caminho para se guiar pelo que comprovadamente funciona!

4 – Não padronizar sua forma de conversar

Já vimos que definir um perfil de público e conhecê-lo bem são passos importantes quando precisa se comunicar com ele, não é? Até aí tudo bem, mas e quando você descobre que você não possui só um, mas vários perfis diferentes de clientes?

Esse público muitas vezes pode ser bem dissonante em maneiras de se expressar e com o que gosta de ver na internet ou em propagandas, o que complica mais ainda a situação. Por isso é importante definir um tom de voz e se ater a ele em todos os seus esforços de publicação, que podem incluir comerciais de TV, spots de rádio, flyers, outdoors, publicações do Facebook, etc.

Nós não estamos dizendo que você precisa falar a mesma coisa em todos esses canais, só que uma boa padronização fala alto na integração dos seus esforços de marketing, e isso é importante para criar uma identidade de marca. Com ela, seu negócio é sempre lembrado.

O que faz as pessoas pensarem nele é a linguagem que você usa, que não vai necessariamente falar do mesmo jeito que todos os seus clientes, sem tirar nem por, mas pelo menos vai se aproximar. O ideal aqui é transmitir uma ideia de credibilidade, falar não exatamente igual o seu cliente, mas sim do jeito que ele espera que você fale.

5 – O pior dos erros de marketing é não tentar inovar

O marketing vive de inovações. Veja um exemplo: o merchandising é um conjunto de técnicas para alavancar a visibilidade dos seus produtos dentro do PDV, só que todo mundo faz esse trabalho, desde as grandes cadeias de supermercados até o mercadinho de bairro, e aí ninguém se destaca fazendo o básico.

O mesmo vale para o trabalho de visual merchandising, que é a criação de vitrines. Se ninguém inovar, o cliente sempre vai ver a mesma coisa e sua atenção é um bem valioso. A partir do momento que algo novo surge, ele imediatamente para e olha para os seus produtos, mas para isso é preciso estar sempre se renovando.

O grande mantra do marketing é “faça diferente de todos”. Todo mundo que trabalha na área está sempre buscando novas formas de mudar, mesmo que no processo alguns erros de marketing acabem acontecendo. Algo saiu errado? Não tem problema! Aprenda com os erros, recrie a estratégia e faça tudo de novo.

Erros de marketing podem ser fáceis de evitar, mas eles vão acontecer. Não adianta dizer que não, ninguém nasce sendo um gênio da propaganda: você só fica bom a medida que tenta, erra e acerta!

E falando em marketing e merchandising, sabe o que você já precisa ir fazendo com urgência? Preparar suas ações para a Black Friday! Vamos ver como no próximo artigo?


Deixe um Comentário!