sopa-de-abobora

Com 77% de penetração, o segmento de caldos acena como uma categoria sólida no mercado. Para se ter uma ideia, cerca de 60% do seu volume é consumido pelos denominados heavy users (usuários de grande consumo), ou seja, clientes que compram o item pelo menos 15 vezes durante o ano.

Destinado à consumidora que tem participação efetiva na produção dos pratos, o produto é adquirido especialmente pelas classes C, D, e E. Trata-se de uma categoria popular, sendo que cerca de 41% dela está concentrada no auto-serviço de até quatro check-outs. Exatamente por isso, os fornecedores investem esforços na distribuição, um fator preponderante para manter um volume e margens saudáveis para o lojista.

Os caldos têm de estar presentes em todo e qualquer ponto-de-venda. Com a entrada de um grande número de marcas com preços mais acessíveis, que tem como principal atributo o preço, especialmente no pequeno varejo, Caldo em poexiste o risco do consumidor optar por levar esse produto de baixo valor agregado, fato esse que reflete diretamente na lucratividade do auto-serviço.

Além das marcas líderes de mercado, aqui no Martins.com.br você encontra as marcas próprias Martins Maitá e Smart. Com qualidade similar aos players que lideram o segmento, ambas oferecem preços mais competitivos, proporcionando margens muito mais interessantes.

As maiores regiões de consumo da categoria, segundo a Nielsen, são o Rio de Janeiro, Estado de São Paulo, cidade de São Paulo e Minas Gerais, região Sul e Nordeste, empatadas com o menor índice de vendas.

Exposição

É outro aspecto que merece uma atenção especial do auto-serviço.Observa-se no mercado um segmento crescente nessa categoria. Trata-se dos caldos em pó. Apesar de apresentar um grande crescimento em volume, os caldos em pó ainda têm tímida representação, em torno de 6%.

Sortimento

Além de não deixar faltar na gôndola os caldos campeões em consumo – galinha (63%) e carne (25%) – é interessante criar novos usos para a categoria. Marcas líderes estão diversificando seus sabores em caldo de costela, caldo em tomate, caldo com legumes, com bacon e camarão. Itens ideais para serem trabalhados em seções de hortifruti, peixes, carnes e avícolas.

DICAS PARA VENDER MAIS

  • Os caldos em pó proporcionam conveniência e formam  uma categoria que gera uma grande rentabilidade, cerca de 40%, em média.
  • Por ser um produto consumidor por todas as classes sociais, justifica trabalhar com packs.
  • Novidades na categoria devem estar em evidencia para incentivar a migração
  • Sempre que possível expor os produtos nos chek-outs e em outros pontos

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