O estoque sazonal é o conjunto de estratégias que permitem o varejista a enfrentar com sucesso os altos e baixos de cada época de vendas, seja ela no verão, nas festas de fim de ano ou numa liquidação de temporada.
Um estoque sazonal bem planejado não é apenas uma necessidade do varejo. É o mais saudável para equilibrar a oferta com a demanda, sem excessos que gerem perdas ou faltas que deixem o cliente insatisfeito.
Mas como se preparar para esses períodos sem afetar a operação ou elevar muito os custos do negócio?
No artigo de hoje vamos explorar as melhores práticas para a gestão de um bom estoque sazonal para deixar a sua loja ainda mais eficiente e lucrativa.
Boa leitura!
Gerenciamento de estoque sazonal
Como você já sabe, o estoque sazonal é aquele mix ajustado para atender demandas específicas de cada sazonalidade do varejo.
Cada um desses períodos gera picos de demanda que exigem um planejamento cuidadoso para que a loja não falhe em suprir o consumidor no momento certo.
Por isso, a boa gestão do estoque sazonal não só te ajuda a reduzir perdas. Ela garante que a loja tenha os produtos certos durante as melhores oportunidades, aumento nas vendas e na receita.
Além disso, ao comprar apenas o necessário e evitar excessos, você conseguirá reduzir custos de armazenamento, deterioração e liquidação de produtos.
Não por menos, um estoque bem gerido transmite maior confiança ao consumidor, que sabe que na sua loja tem o que ele precisa, quando ele precisa. Ou seja: a boa reputação da marca é garantida!
Como fazer estoque sazonal
A gestão de estoque sazonal é fundamental para que você saiba como ajustar o estoque de maneira eficiente para atender a uma determinada demanda. Veja a seguir 5 dicas de como fazer um bom gerenciamento do mix em sazonalidades.
1. Calendário sazonal
Nós já conversamos muito sobre ele aqui. A propósito, como está seu planejamento de vendas para o primeiro trimestre de 2025? E para o ano todo?
O calendário sazonal é uma ferramenta essencial para te ajudar quando e como planejar as vendas de temporada, além de escolher o mix ideal para o seu negócio.
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2. Análise de dados e previsão de Demanda
Com o calendário em mãos, a segunda etapa deste processo é entender as vendas anteriores e como se movimentou o estoque sazonal. Analisar o histórico de vendas de anos anteriores permite identificar padrões e prever a demanda com mais precisão.
Você pode fazer isso com algumas formas bem práticas:
- Histórico de vendas: identifique padrões de consumo nas últimas temporadas de vendas para prever o comportamento do consumidor.
- Tendências de mercado: busque se atualizar sobre o que está em alta no mercado porque isso também é um norte para entender a demanda pelo estoque sazonal.
- Fatores externos: fatores como clima, acontecimentos políticos e mudanças econômicas podem afetar a demanda e precisam ser considerados nas suas previsões.
3. Diversificação do mix
Além de mensurar a quantidade certa de produtos para o estoque sazonal, é importante planejar esse mix para atender aos diferentes perfis de consumidores.
No caso de um estoque sazonal de Dia das Mães, por exemplo, você pode ter mercadorias de diferentes faixas de preço, cores e tipos, para garantir que qualquer cliente que entre na sua loja encontre o que deseja.
A diversificação do mix e de preços também ajuda a suavizar os efeitos de mudanças inesperadas no comportamento do consumidor.
Ao oferecer uma gama variada de produtos, você minimiza os riscos de falta de itens mais populares, o que pode afetar negativamente as vendas durante o pico sazonal.
4. Controle de estoque inteligente
Uma gestão de estoque eficiente é essencial para garantir a saúde financeira e operacional de qualquer negócio, especialmente quando se trata de estoques sazonais.
Implementar práticas adequadas ajuda a evitar problemas como excesso de mercadorias encalhadas ou falta de produtos estratégicos.
Pontuamos algumas dicas importantes para serem executadas como boas práticas de gestão de estoque sazonal. Veja:
- Use tecnologia a seu favor: utilize sistemas de gestão de estoque em tempo real para monitorar os níveis de produtos e obter visibilidade sobre as vendas e reposições necessárias.
- Monitore o fluxo de vendas: acompanhe a velocidade de saída dos produtos para ajustar pedidos e reposições com precisão.
- Evite sobrecarga de estoque: planeje bem e de forma antecipada para evitar produtos acumulados, que podem levar à obsolescência, deterioração ou perda de atratividade comercial.
- Reduza custos com armazenagem: mantenha apenas o necessário para evitar gastos elevados e a necessidade de grandes descontos para desovar mercadorias.
- Priorize itens perecíveis: não se esqueça de dar atenção especial a produtos que têm prazo de validade curto, garantindo que sejam vendidos antes de se tornarem inviáveis.
5. Promoções e liquidações estratégicas
Por fim, reforçamos que você não pode simplesmente deixar os produtos parados por muito tempo no estoque ou no armazém da loja.
Para evitar esse problemão, crie promoções e liquidações estratégicas para escoar o estoque sazonal que restou na temporada.
Descontos bem planejados podem atrair os clientes, ajudar a evitar perdas e liberar espaço para novos produtos. Mas olhe só: é muito importante que as liquidações não afetem negativamente a percepção da sua marca ou afetem em quebras de preços, ok? Planeje-se.
Fornecedores também importam!
Quando o assunto é estoque sazonal, manter um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para garantir que as compras sejam entregues dentro do prazo e sem intercorrências.
É por isso que gostamos sempre de dizer: a escolha de bons fornecedores influencia diretamente no processo de venda.
Se essa relação funciona bem, durante o período sazonal, você vai garantir que a sua loja tenha reposições rápidas de produtos que estão saindo rapidamente, evitando rupturas de estoque.
Agora, é hora de aplicar as estratégias certas e preparar os seus estoques para 2025. Boas vendas!
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.