Estratégia financeira para garantir o equilíbrio das finanças da loja

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estratégia financeira para garantir o equilíbrio das finanças da loja

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As finanças de uma empresa são geralmente o ponto mais desafiador para gerir o negócio. Para isso, existe a estratégia financeira para acompanhamento dos gastos e equilíbrio nos valores destinados ao investimento

Te convidamos a refletir sobre as vezes que você teve medo de se aventurar em um novo investimento para a loja. Pense nos objetivos que você rascunhou no plano de negócio para ampliar seus serviços, mas nunca sobrava dinheiro para executá-los.

Sabe aquela compra emergencial que você precisou fazer, mas não tinha dinheiro em caixa e usou do seu orçamento pessoal para complementar o pagamento? 

Ou ainda aquele triste momento em que você quase fechou as portas durante a quarentena da pandemia porque não havia reserva guardada para honrar com os compromissos financeiros da loja? 

Pois bem. A estratégia financeira é a resposta para evitar essas situações. Então, vamos te explicar o porquê no artigo de hoje.

O que é uma estratégia financeira?

A estratégia financeira é basicamente a forma que você vai adotar para administrar o dinheiro da loja. Todas as entradas e saídas de valores, as despesas fixas e variáveis, o que restou de lucro e todas as demais transações.

Para ficar ainda mais claro, podemos dividir a estratégia financeira em duas situações:

  1. A estratégia financeira de curto prazo: focada em gerenciar as contas a pagar e receber, reposição de estoque, créditos, débitos e negociações financeiras da empresa. Também são conhecidas por decisões operacionais. 
  2. A estratégia financeira de longo prazo: focada nos investimentos da loja. Ou seja, no dinheiro que será necessário para ampliar o mix, expandir a loja e demais investimentos que demandam tempo e planejamento para execução. Podemos chamar de decisões estratégicas. 

A tomada de decisões para obter linhas de crédito para algum investimento na empresa também faz parte da estratégia financeira. Garantir a saúde financeira da loja em tempos de crise também só é possível quando se adotou uma estratégia financeira antecipadamente.

Ela é um dos elementos mais importantes na implantação de um plano de negócio. Quando o varejista falha na gestão financeira, não utilizando os mecanismos certos para gerenciar as contas, todo o negócio pode ser comprometido e ir até a falência.

Por que fazer uma estratégia financeira no seu negócio?

Reforçando: sem estratégia financeira o negócio não vinga. Ou vai estabilizar na mesma condição a vida toda, até se desgastar no mercado por falta de atualização. Ou vai acabar falido.

A estratégia financeira é a parte da gestão empresarial que vai ajudar você a tomar as decisões certas no que diz respeito às finanças da loja e os futuros investimentos para que a marca cresça e se destaque.

Uma estratégia financeira bem implementada pode trazer inúmeras vantagens ao negócio como:

  • investimentos de sucesso
  • maior lucratividade com as vendas e serviços prestados ao consumidor
  • redução de perdas
  • menor risco de quebra de caixa
  • previsão antecipada de eventuais prejuízos financeiros
  • agrega maior valor à marca
  • tranquilidade em tempos de crise
  • retorno mais rápido de investimentos

Quais os tipos de estratégias financeiras?

Hoje em dia há diversas estratégias financeiras que você pode adotar na rotina da sua loja, mas três delas são as mais usuais: planejamento financeiro, custeio e fluxo de caixa.

O que importa é você entender melhor cada uma delas, buscar orientações com especialistas em finanças empresarial e depois analisar qual a melhor gestão estratégica para o seu negócio.

1. Planejamento financeiro empresarial

Pessoa trabalhando em um painel de planejamento comercial

Recentemente nós conversamos sobre ele por aqui e apresentamos um guia completo de como fazer um bom planejamento financeiro. Ele é uma das estratégias mais usuais e mais simples de serem implementadas no pequeno e médio varejo.

O planejamento financeiro empresarial é um documento onde consta todas as movimentações financeiras da loja e também antecipada eventuais valores necessários para despesas e investimentos futuros

Esse “roteiro financeiro” responde basicamente a duas coisas: onde você está e onde quer chegar. 

O ideal é que o planejamento financeiro seja acompanhado por todos os setores da empresa, já que a movimentação financeira, seja para pagar contas ou investir em melhorias, envolve a todos. 

A elaboração desse documento demanda algumas etapas que vão desde a análise geral da situação atual da empresa até redução de gastos e o plano de ação.

2. Custeio

O custeio é utilizado para revisar todos os gastos e ajudar a precificar as mercadorias, para obter lucro sem sair da margem de preços que seja a realidade do mercado. No custeio o lojista precisa considerar quatro tipos de despesas:

  • Custos diretos: salários, mercadorias, embalagens 
  • Indiretos: insumos, aluguel da loja etc
  • Custos fixos: contas de água, energia etc
  • Custos variáveis: tributos, prestadores de serviço etc 

É fundamental planilhar todos os gastos que você teve até chegar à revenda da mercadoria, fazer os cálculos considerando a margem de contribuição, mas precificar de forma justa para o consumidor final. 

3. Fluxo de caixa

A terceira principal estratégia financeira é criar a sua rotina de fluxo de caixa. Com o fluxo de caixa, você vai conseguir chegar ao valor ideal que necessitará para fazer investimentos e para fazer as promoções da sua loja.

É um acompanhamento das transações financeiras diárias da loja e deve ser feito seguindo criteriosamente algumas etapas que são:

  • Verificar o saldo inicial da loja
  • Identificar todas as receitas e as despesas
  • Separá-las por categorias em seguida
  • Registrar todas as entradas de caixa por um determinado período
  • Dar baixa das saídas de caixa nesse mesmo período
  • Fazer a atualização dos lançamentos rotineiramente

Como montar estratégia financeira? 

Para garantir que o seu negócio seja financeiramente viável, a estratégia financeira precisa ser executada o quanto antes. E executada muito bem. Mas como fazer isso? É o que nós vamos aprender juntos agora.

A primeira coisa a se fazer é organizar muito bem as finanças. Em hipótese alguma misture o seu dinheiro pessoal com o dinheiro da loja. Mantenha os relatórios financeiros em dia e categorizados com as contas a pagar e contas a receber.

Depois você vai precisar definir qual o objetivo da loja e os investimentos que se almeja. A partir daí é importante delimitar qual verba será necessária para cada área. Por exemplo:

  • R$ 5 mil para investimentos em marketing digital por três meses
  • Valor de R$ 190 mil para a construção de um novo galpão
  • R$ 8 mil mensais para contratação de assessoria contábil

Uma dica que funciona bastante na hora de montar uma estratégia financeira é simular cenários. Imagine diversas variáveis nesses objetivos financeiros e pense na possibilidade de contar com uma reserva de emergência. 

Nunca sabemos o dia de amanhã e a economia oscila bastante, principalmente em tempos de crise. Planejar as estratégias financeiras também demanda muita cautela do empresário.

Precisamos pensar nos ganhos, considerando um cenário otimista. Mas mais ainda nas eventuais perdas e como minimizar os impactos delas em um cenário realista. O varejista precavido se prepara até para os cenários mais incertos. 

Um triste exemplo é a quantidade de lojas que foram fechadas na pandemia, pois não conseguiram se sustentar financeiramente no período mais crítico. Por isso, sempre cogite um cenário pessimista também.

Seja um lojista parceiro!

Impossível falar de estratégia financeira sem considerar o consumidor. O público-alvo é a base para qualquer planejamento financeiro. É nele que você foca quando quer fazer um investimento ou quer lucrar.

Por isso, conheça bem a fundo os seus clientes. Entenda o que eles consomem, se o que você pretende vender vai agradar e qual a experiência de consumo que eles esperam ter com a sua marca.

Com essas informações, os objetivos com as suas estratégias financeiras serão ainda mais fáceis de serem definidos e alcançados. Seja um lojista parceiro do seu cliente.

Boa estratégia financeira e até a próxima!

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