Home Segmento Bar Experiência do cliente no varejo ficou fácil!
Mulher tomando café e utilizando o celular

Experiência do cliente no varejo ficou fácil!

0
406

A experiência do cliente no varejo é muito importante mesmo em lojas pequenas e locais. Não é apenas exclusividade do e-commerce e de canais digitais. Pelo contrário, aderir a técnicas que melhorem a satisfação por completo de seu público ajuda todo o tipo de varejista.

 

Todo cliente que entra em sua loja tem alguma forma de experiência. Seja ela positiva ou negativa, é impossível de controlar completamente, mas saber lidar com as ferramentas que a tornam positiva é compreender a experiência do cliente no varejo. Tendo em mãos algumas dicas, você ajuda seu negócio a prosperar.

Existe uma gama de vantagens em garantir que essa interação seja positiva do começo ao fim. A primeira, claro, é que ela favorece sua taxa de conversão. Isso significa que o cliente não desiste da compra no meio do processo, não retira itens do carrinho e efetua a compra.

Mulher tomando café e utilizando o celular

Um cliente pode até ter terminado a compra naquele momento porque ele precisava dos itens ou porque foi um preço convidativo ou sua loja estava em seu caminho. Mas como garantir que ele volte e escolha você em comprar futuras? A fidelização é essencial para o varejista.

E, claro: o marketing boca a boca. A ferramenta de marketing número um do pequeno varejista local, ainda a mais efetiva. Mas como fazer alguém lembrar de você na hora de recomendar para outras pessoas? Garantindo uma boa experiência do cliente no varejo. Veja nosso passo-a-passo para te ajudar nessa empreitada:

Antes do cliente chegar em sua loja

Perfis em redes sociais, sites com informações de endereço e horários de funcionamento claros, informações de contato e outros podem ser muito úteis. Você pode enviar ofertas por esses canais, por exemplo. Alertar o público das ofertas do dia nas redes sociais é uma boa forma, só garanta que elas estejam visíveis quando o cliente chegar à loja.

Família na seção de laticínios no supermercado

Quando o cliente chega

A experiência deve continuar quando o cliente chega na loja e ser convidativa para os clientes que chegam por acaso. Existem alguns critérios que você deve aderir para melhorar a experiência do cliente no varejo.

Atendimento eficiente

O primeiro passo é ter uma equipe solícita e qualificada, com gestores atentos e prestativos. Ou seja, os colaboradores devem oferecer boas opções de produtos, compatíveis com os clientes, a faixa de preços da loja e saber responder dúvidas caso ele precise.

Gentileza é fundamental para estabelecer boas relações com clientes e eles vão se lembrar de como foram tratados na hora de recomendar para seus amigos. Facilidade de pagamento com diferentes opções e atendimento expresso, sem muitas filas, também são diferenciais em pequenos negócios e destacam você da concorrência.

Ambiente receptivo

Imagine que uma pessoa está passando por sua fachada e pensa em entrar, mas acaba desistindo porque a loja parece antiquada? Essa é uma experiência do cliente no varejo negativa e é isso que estamos tentando evitar.

Mesmo as pequenas lojas de bairro devem investir nas aparências. Um projeto de arquitetura com layout interessante, bem decorado e bem iluminado, uma vitrine convidativa: tudo isso chama e mantém clientes. Outros fatores de conforto como facilidade de estacionamento e filas bem dispostas também são parte de uma visita mais positiva para grande parte dos clientes.

Vitrine de pães variados com etiquetas de preço

Preços

É inegável que o preço ainda é extremamente importante para a experiência do cliente no varejo. O público sempre acaba optando por uma loja onde os produtos sejam de qualidade e os preços justos. Então, é importante saber como adequar os seus.

Deve envolver o custo da mercadoria, os gastos de manutenção e reinvestimento em sua loja e o que você oferece ao cliente. Cobrar mais caro e não ter um ambiente limpo e organizado afasta as pessoas, mas, por outro lado, os clientes aceitam pagar um pouco a mais se você tem mercadorias exclusivas.

O conjunto importa mais

O principal é que todos esses mecanismo estejam funcionando corretamente e em sincronia. Os preços, o atendimento, o espaço, é tudo isso trabalhando em conjunto que torna a experiência do cliente no varejo positiva.

Atender às expectativas e ter um serviço de qualidade e eficiente para seus clientes conquistar novas pessoas, faz mais vendas e gera mais prosperidade para seu negócio.

Quer saber mais sobre como inovar sua loja? Conheça o Linkedin do Martins.com.br!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome