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Perguntas frequentes sobre o dia da Black Friday

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O dia da Black Friday é 23 de novembro! Ou seja, você tem menos de um mês pra se preparar e ficar com tudo no jeito para vender muito e faturar alto!

Vão ser dias de muito trabalho pela frente: campanha pra organizar, e-mail pra mandar pra cliente, preço pra abaixar e mais um monte de coisa até o dia da Black Friday. Difícil, né? Que nada! Você só precisa de uma ajudinha dos seus amigos.

E nós aqui do Fala Mart estamos aqui pra isso! Respondemos as dúvidas mais frequentes que nós ouvimos dos nossos clientes para te ajudar no dia da Black Friday que está chegando aí. Vamo nessa?

Porta de loja com letreiro dizendo “Black Friday”. Uma mulher escolhe produtos.

Como abaixar seu preço na Black Friday?

Nós já abordamos os segredos da precificação no varejo no nosso e-book sobre o tema, com algumas fórmulas que vão te ajudar a entender qual deve ser o preço de venda dos produtos que você possui na loja.

No dia da Black Friday, porém, os preços caem muito. Tem gente oferecendo 50% de desconto, outros 60%, até 70% aparece de vez em quando, dependendo do produto. Qual é o segredo da precificação no dia da Black Friday?

Não tem muito mistério. Na verdade, tudo gira em torno do preço de custo, da sua margem de lucro e o que tal produto representa pra você em termos de estoque e saída.

Para abaixar seu preço, você vai ter que sacrificar um pouco sua margem. Nessa data, lucra-se por quantidade de vendas, não pela tradicional margem de lucro. Então, se você quiser reduzir o preço pela metade, precisa começar cortando seu lucro.

Mas isso não é tudo. Para conseguir oferecer um desconto ainda maior, o preço de custo também deve ser reduzido. É por isso que vale a pena comprar em atacadistas que oferecem preços mais baixos e Cashback alto, como o Martins.com.br.

O último passo é dar uma boa olhada no estoque e ver o que está parado. Será que não é melhor aproveitar o dia da Black Friday e fazer uma liquidação? Respondendo: sim, essa é a melhor saída!

Confira mais sobre a precificação na Black Friday no nosso artigo sobre o tema!

Quando preparar a campanha?

Agora! Você precisa começar a se preparar nesse exato momento, assim que você definir quais serão seus produtos com desconto e seus preços especiais.

Checklist sendo preenchida para a Black Friday.

Muita gente não sabe bem qual é o melhor momento para lançar a campanha. Isso depende da mídia que será utilizada, mas normalmente as campanhas são lançadas duas semanas antes do dia da Black Friday, talvez três.

Não perca mais tempo. Aliás, você já pode começar a preparar a campanha da Black Friday mesmo sem saber quais vão ser seus preços. Comece estipulando cronogramas, definindo onde e como você vai anunciar, criando públicos no Facebook, etc.

Tudo o que der pra fazer, faça! Não sabe como começar? Tem problema não: o próximo tópico foi feito pensando em você.

Confira nosso artigo mais completo sobre o tema no Fala Mart!

Quanto será que eu vou ganhar?

Aí já depende do cenário econômico brasileiro. Nós estamos vivendo momentos bem incertos, mas uma coisa que é certa apesar de tudo é que Black Friday vende muito.

Inclusive, a Black Friday 2018 é uma grande aposta dos economistas para uma recuperação brasileira nesse cenário de crise. Ano passado crescemos 4,9% em relação a 2016, mas isso não é exatamente uma vitória. Estamos crescendo, mas menos do que antes.

Mas não precisa desanimar! Vários setores da economia estão em recessão, em queda, mas mesmo com as incertezas e o cenário de retração o varejo segue crescendo, só a uma taxa menor.

A Black Friday é parte fundamental desse crescimento. É agora que o varejo reage, e você vai fazer parte disso!

Confira nosso artigo mais completo sobre economia e Black Friday!

Como planejar a campanha?

A campanha da Black Friday pode ser planejada de várias formas, , de acordo com a sua mídia de preferência e à forma como os seus clientes se comunicam.

Planejar não é necessariamente difícil, só dá um pouco de trabalho. Antes de tudo você vai precisar definir os seus produtos participantes e o preço, como a gente estava falando lá em cima. Isso deve ser feito o quanto antes, hein? Você também pode esperar nossa Black Week, que começa dia 5, para decidir quais produtos comprar de acordo com nossos descontos. Eu nem posso falar mais nada, só que eles estão incríveis!

Depois, você precisa definir sua mídia e o seu público alvo. Não adianta nada colocar um outdoor na rodovia mais movimentada da cidade se os seus clientes não dirigem ou olham mais para o celular do que para propagandas físicas.

Você também vai precisar contratar mão de obra temporária e definir o conteúdo das suas campanhas, de longe a parte mais importante. Você pode fazer tudo certo, programar postagens em redes sociais, estabelecer cronogramas, contratar carro de som e tudo mais, mas se o conteúdo não for satisfatório, as vendas não decolam.

Saiba mais sobre a preparação no nosso artigo sobre o tema!

O que fazer no dia da Black Friday?

Você é ansioso e já quer saber o que fazer no dia da Black Friday? A gente resolve pra você.

Basicamente, pra tudo dar certo no dia, você precisa pensar no seu layout e em chamar a atenção de quem passa na rua para a sua loja.

Letreiro de Black Friday em parede na rua

O layout diz respeito a fazer um bom uso do seu espaço físico, para que as pessoas e os seus colaboradores aproveitem a Black Friday sem problemas, sem empurra-empurra e com muita tranquilidade e conforto para escolher os produtos.

Já atratividade e chamar atenção é com a decoração mesmo. Portal de balões na frente da loja, algum locutor anunciando as ofertas em microfone, mascotes fantasiados – vale tudo pra vender muito na Black Friday. Espera aí, quase tudo: só não vale ter um salão inadequado para o grande volume de pessoas que você vai receber.

Saiba mais sobre como organizar seu layout para o dia da Black Friday!

Métricas de resultados para acompanhar a Black Friday

Já que você está ansioso para o dia da Black Friday, vamos ver o que fazer quando ela acabar? Esse passo é tão importante quanto os demais, já que você vai precisar se preparar para a próxima, no ano que vem. Portanto, é preciso avaliar seu desempenho.

As métricas mais importantes para isso com certeza são o ROI, seu Ticket Médio e a quantidade de produtos por cliente. Esses três indicadores se convergem e criam um panorama amplo das suas vendas. Só vai ser possível saber se você vendeu bem ou não se você tiver controle das suas informações para pesá-las.

Pessoa fazendo desenhos em frente à tela de computador.

Esse assunto é bem extenso, com algumas fórmulas e cálculos pra fazer. Dê uma olhada no nosso artigo sobre o tema para saber mais!

A Black Week do Martins.com.br é dia 5/11!

Você já fez isso tudo? Parabéns! Já estou conseguindo sentir no ar que a sua Black Friday vai ser um grande sucesso.

E como a gente estava dizendo, para isso você precisa comprar produtos com um preço mais baixo ou um reembolso mais alto do que o que você costuma receber, não é? Essa é a hora de aproveitar a Black Week do Martins.com.br!

Com produtos com descontos enormes e Cashback que ninguém nunca viu antes, 2018 promete ser o ano em que vamos liberar geral e dar desconto em tudo que você imaginar.

Smartphone tem desconto! Televisão também! Mas não para por aí: os mixes com preço especial Black Week vão atacar tudo quanto é tipo de produto, não só os eletrônicos. Vai ter produtos para casa, ferramentas, alimentação e tudo mais que você imaginar.

Eu quero te fazer um convite. Quero que você venha comigo numa jornada para vender muito na Black Friday, faturando altíssimo sem precisar trabalhar demais nem sacrificar os seus lucros. Quer vir comigo?

Leia nossos artigos que deixamos aí. Eles vão te ajudar a montar o esquema perfeito para sua Black Friday, e quando pensar em preço, pensa na gente. Nossa Black Week começa hoje, então aproveite pra comprar muito!