Com os inúmeros avanços tecnológicos que se apresentam todos os dias, surgem novos desafios para os e-commerces de farmácia e cosméticos. Confira dicas para atender da melhor forma o consumidor:

Características da compra e venda: esse setor possui algumas peculiaridades que influenciam as decisões do mercado. Os medicamentos e cosméticos são produtos geralmente pequenos, leves e, na grande parte das vezes, têm alto retorno financeiro. Além disso, costumam apresentar um baixo custo de frete e demandam reposição constante. É necessário estudar a fundo o perfil do consumidor desse segmento – em sua maioria ainda composto por idosos e mulheres.

Regulamentação do e-commerce no setor farmacêutico: estamos falando de vendas de cosméticos e medicamentos, ou seja, produtos diferentes que precisam de cuidados diferentes na venda. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma série de leis e regulamentações para comercialização de medicamentos por e-commerce. Foi regulamentada a venda de forma remota (internet, telefone e fax), porém é preciso ficar atento, pois somente as lojas que também possuem uma unidade física podem comercializar produtos relacionados à saúde na internet.

Tecnologias para aprimorar as operações de entrega: destaco aqui que a responsabilidade da entrega dos produtos é da farmácia e não da transportadora, portanto uma seleção criteriosa é importante. O cálculo de frete é um dos fatores mais importantes e determinantes para os e-commerces.

Existem grandes oportunidades nesse setor, porém ainda é preciso ampliar o acesso a algumas informações fundamentais sobre as especificidades logísticas, mercadológicas e legislativas do segmento. Seus cuidados são determinantes para expandir os negócios, aumentar investimentos e ampliar a rentabilidade da rede. Se bem feito e estudado, grandes resultados virão.

Fonte: Ecommerce Brasil

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