Além dos tradicionais medicamentos, os varejistas do segmento Farma possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuarem como lojas de conveniência e comercializar diferentes produtos, incrementando ainda mais os negócios. Cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal e até plantas medicinais são boas pedidas para acrescentar às opções.
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia liberado, em 2010, a comercialização de alguns produtos alimentícios no canal Farma. Nas regiões Norte e no Nordeste, antes mesmo da decisão do STJ, as farmácias já ofereciam uma ampla cesta de produtos ao consumidor, inclusive bolachas, salgadinhos e cereais. Apenas em 2013 a autorização oficial foi feita pela Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 17, no Diário Oficial.
Desde então, de acordo com o órgão, as farmácias também podem realizar seis outras atividades, além da venda de produtos de conveniência. São elas: a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial e também daqueles não são sujeitos a controle; manipulação de produtos magistrais (aqueles que se preparam na farmácia) e oficinais (que já são vendidos prontos). As drogarias também poderão prestar serviços farmacêuticos e manipular medicamentos estéreis.
Com a decisão, as farmácias deixaram de ser obrigadas a seguir um mix que pretendia restringir as atividades dos estabelecimentos, com a proibição da venda de produtos como barra de cereais, refrigerantes, matinais, serviços de pagamento de contas ou recarga de telefones celulares. O comerciante interessado em vender mais pode, então, agregar conveniência ao serviço farmacêutico. Oferecer aos clientes um bom atendimento e variedade é a chave para cativá-los, uma vez que eles podem encontrar em um único local vários produtos de sua necessidade, com comodidade.
Outro aspecto que comprova a necessidade de oferecer produtos variados no segmento é devido à concorrência. Em um mesmo bairro pode haver diversas farmácias, todas com os mesmos medicamentos e faixas de preços parecidas, porém, quanto mais produtos houver no ponto de venda, maior será a chance de o consumidor deixar o concorrente de lado e escolher a sua loja.
Para assegurar boas vendas busque se manter atualizado sobre as tendências de vendas no canal Farma, o que o segmento mais está comprando e as novidades. Uma dica essencial é investir em alimentos especiais, como aqueles voltados para dietas com restrição, suplementos ou específicos para idosos, lactantes, entre outros.
Faça do seu negócio um local de diversas possibilidades para o consumidor, oferecendo opções diferenciadas de produtos, desde que sejam liberados pela Anvisa, e aumente as suas vendas com uma farmácia completa, aliada às melhores marcas e às melhores práticas! O Martins oferece o mix mais rentável e desejável do segmento no site Martins.com.br e também pelo Link Eletrônico, com diversos benefícios exclusivos.