Farmácias – Aumente suas vendas com produtos de varejo

Tempo de Leitura: 2 minutos

Sumário

Produtos de Varejo no segmento Farma

Além dos tradicionais medicamentos, os varejistas do segmento Farma possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuarem como lojas de conveniência e comercializar diferentes produtos, incrementando ainda mais os negócios. Cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal e até plantas medicinais são boas pedidas para acrescentar às opções.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia liberado, em 2010, a comercialização de alguns produtos alimentícios no canal Farma. Nas regiões Norte e no Nordeste, antes mesmo da decisão do STJ, as farmácias já ofereciam uma ampla cesta de produtos ao consumidor, inclusive bolachas, salgadinhos e cereais. Apenas em 2013 a autorização oficial foi feita pela Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada n° 17, no Diário Oficial.

Desde então, de acordo com o órgão, as farmácias também podem realizar seis outras atividades, além da venda de produtos de conveniência. São elas: a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial e também daqueles não são sujeitos a controle; manipulação de produtos magistrais (aqueles que se preparam na farmácia) e oficinais (que já são vendidos prontos). As drogarias também poderão prestar serviços farmacêuticos e manipular medicamentos estéreis.

Com a decisão, as farmácias deixaram de ser obrigadas a seguir um mix que pretendia restringir as atividades dos estabelecimentos, com a proibição da venda de produtos como barra de cereais, refrigerantes, matinais, serviços de pagamento de contas ou recarga de telefones celulares. O comerciante interessado em vender mais pode, então, agregar conveniência ao serviço farmacêutico. Oferecer aos clientes um bom atendimento e variedade é a chave para cativá-los, uma vez que eles podem encontrar em um único local vários produtos de sua necessidade, com comodidade.

Outro aspecto que comprova a necessidade de oferecer produtos variados no segmento é devido à concorrência. Em um mesmo bairro pode haver diversas farmácias, todas com os mesmos medicamentos e faixas de preços parecidas, porém, quanto mais produtos houver no ponto de venda, maior será a chance de o consumidor deixar o concorrente de lado e escolher a sua loja.

Para assegurar boas vendas busque se manter atualizado sobre as tendências de vendas no canal Farma, o que o segmento mais está comprando e as novidades. Uma dica essencial é investir em alimentos especiais, como aqueles voltados para dietas com restrição, suplementos ou específicos para idosos, lactantes, entre outros.

Faça do seu negócio um local de diversas possibilidades para o consumidor, oferecendo opções diferenciadas de produtos, desde que sejam liberados pela Anvisa, e aumente as suas vendas com uma farmácia completa, aliada às melhores marcas e às melhores práticas! O Martins oferece o mix mais rentável e desejável do segmento no site Martins.com.br e também pelo Link Eletrônico, com diversos benefícios exclusivos.

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima