Home Dicas Datas Especiais Feriados e pontos facultativos: confira o calendário do varejo 2021
página de calendário com data
Closeup of calendar page

Feriados e pontos facultativos: confira o calendário do varejo 2021

0
1472

Preparado para os feriados e pontos facultativos de 2021? Tenho certeza que sim. Animado também, imagino, já que alguns serão prolongados e, com isso, você vai ter ótimas oportunidades para atrair mais consumidores para dentro da sua loja.

Ao todo, serão 14 feriados neste ano. Desses, nove são nacionais, além dos feriados estaduais e municipais, incluindo o Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades, por exemplo. E cinco são considerados pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi.

De acordo com o calendário de feriados nacionais, dois serão prolongados. O primeiro é Paixão de Cristo, 2 de abril, que cai em uma sexta-feira, emendando com o fim de semana. Assim acontece com a Proclamação da República, dia 15 de novembro. Todos os demais feriados nacionais caem durante a semana. Somente o Dia Mundial do Trabalho, 1º de maio, será sábado.

Bom, agora falando em feriados facultativos, dois, dos cinco, também têm chances de ser prolongados, já que as empresas do setor privado podem optar por liberar ou não os funcionários. Mas vamos pensar que sim e o primeiro deles é o Carnaval.

Tudo bem que a pandemia acabou adiando os principais eventos carnavalescos deste ano, mas a data foi mantida no calendário, mesmo sendo ponto facultativo. Isso quer dizer que muitos podem ganhar aquela folguinha de 13 a 17 de fevereiro, ou seja, de sábado a quarta, devido à Quarta-Feira de Cinzas. O segundo ponto facultativo com possibilidades de emendar alguns dias é Paixão de Cristo, 2 de abril, sexta-feira.

Conhecer esse calendário anual ajuda a planejar melhor as estratégias de vendas que podem ser trabalhadas pontualmente em cada dos momentos.

Veja então como ficou o calendário de feriados e pontos facultativos de 2021:

DataFeriadoModalidade
1º de janeiro
sexta
Confraternização UniversalNacional
13 a 17 de fevereiro
sábado a quarta
Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça e até 14h na Quarta-Feira de CinzasFacultativo
2, 3 e 4 de abril
sexta a domingo
Paixão de Cristo é dia 2Nacional
21 de abril
quarta-feira
TiradentesNacional
1º de maiosábadoDia Mundial do TrabalhoNacional
3 junho
quinta-feira
Corpus ChristiFacultativo
7 de setembro
terça-feira
Independência do BrasilNacional
12 de outubro
terça-feira
Nossa Senhora AparecidaNacional
28 de outubroquintaDia do Servidor PúblicoFacultativo
2 de novembro
terça-feira
FinadosNacional
13, 14 e 15 de novembro
sábado, domingo e segunda
Proclamação da República é dia 15Nacional
24 de dezembro
sexta-feira
Véspera de Natal – ponto facultativo após as 14hFacultativo
25 e 26 de dezembro
sábado e domingo
Natal é dia 25Nacional
31 de dezembro
sexta-feira
Véspera de Ano Novo – ponto facultativo após as 14hFacultativo

Diferença entre feriado e ponto facultativo

Aqui mesmo no Blog do FalaMart temos um post que mostra a diferença entre feriado e ponto facultativo. Você, que é dono de empresa, também tem seus funcionários, mas a grande sacada é pensar nos seus clientes, que estarão de folga e vão às compras.

Então, serviços como restaurantes, bares, etc., normalmente lucram mais graças a esse movimento. Supermercados, mercadinhos de bairro e mercearias também costumam lucrar bastante, já que tudo está fechado, mas as pessoas continuam precisando dos serviços.

Se vale ou não abrir em feriados e pontos facultativos, vai depender do seu segmento. Por exemplo, você consegue prever o movimento da sua loja? Se você imaginar que ele vai ser bom, aí abrir é o melhor caminho. Mas se não, é melhor deixar fechado e não gastar mais do que você precisa.

Vem ler mais sobre isso, vem!

Calendário promocional

mulher digitando no notebook

Agora que já está ciente sobre os feriados que teremos em 2021, vamos falar mais sobre calendário, mas com foco no varejo. Você sabe o quanto as datas comemorativas são importantes para as vendas ao longo do ano, bem como as datas responsáveis por alavancar as vendas, além de atrair novos consumidores e manter os fiéis por perto.

Mas para que tudo isso funcione, é preciso planejar as ações, mês a mês, de janeiro a janeiro. Por isso, o calendário promocional é tão importante. É por meio dessa ferramenta que você vai organizar seu negócio de acordo com cada sazão, com antecedência, sem atropelos.

Quando você se organiza, é possível negociar melhor com os fornecedores, promover ofertas mais certeiras e campanhas segmentadas e estoques sem rupturas. Além disso, consegue melhorar a estratégia de precificação.

Por fim, para ajudar você nesse processo, criamos o Calendário do Varejo 2021 para ser seu braço direito no planejamento das ações deste ano. Super didático e com informações pontuais sobre as principais sazonalidades que precisam ser trabalhadas na loja. Baixe agora mesmo, é gratuito!

Falando nisso, em gratuito, também temos um Guia Completo da Precificação no Varejo para mais informações e métodos para calcular a margem de contribuição!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.