Quando falamos em feriados em agosto, toda a atenção deve ser dedicada ao Dia dos Pais, que inaugura as datas de consumo da segunda metade do ano e pode alavancar seu faturamento até o Natal. 

O desempenho nas vendas nesse momento pode determinar sua performance nos feriados em agosto e além. Quer chegar com tudo na Black Friday e no Natal? Então é hora de arregaçar as mangas para vender muito no Dia dos Pais!

Pai e filho abraçados no banco da praça em jardim no outono.

 

 

Feriados em agosto impulsionam o segundo semestre

Os números não mentem: nos últimos dois anos, o comércio tem visto um aumento expressivo nas vendas por conta do Dia dos Pais e 2018 teve o melhor desempenho na data dos últimos seis anos! Com o crescimento de 3,9% do comércio, o bom ritmo deve ser mantido em 2019. 

Quem tem um negócio sabe que as datas comemorativas são excelentes motores de venda, e o Dia dos Pais tem um peso especial em tudo isso. Um bom faturamento nos feriados em agosto te dá meios para investir pesado em inovações e produtos para os grandes eventos que se aproximam, como o Dia das Crianças, a Black Friday e, claro, o Natal. 

Já ouviu aquele ditado: “quem planta, colhe”? É o Dia dos Pais que vai te dar a oportunidade de entrar na segunda metade do ano com vendas acima da média e muitos lucros para colher ao longo do segundo semestre inteiro. 

Mas antes é preciso plantar, ou melhor, investir nos preparativos e estar pronto para atender as demandas dos clientes oferecendo sempre o melhor.

Vamos lá?

Como se preparar para o Dia dos Pais?

Silhueta de homem na praia segurando duas crianças na beira da praia no por do sol

Para aproveitar todo o potencial dos feriados em agosto, é preciso se organizar com antecedência e adequar as estratégias para o perfil do seu negócio. Se for bem-sucedido, o Dia dos Pais pode não só aumentar seu faturamento, como também te fazer ganhar novos clientes, fidelizar quem já conhece a empresa e melhorar seu posicionamento no mercado.

Confira nossas dicas e comece a se preparar agora mesmo:

Aposte no marketing

Em 2019 o Dia dos Pais acontece no dia 11 de agosto, mas o trabalho do marketing começa bem antes, ou melhor, agora! Para impulsionar as vendas no feriados em agosto, é preciso estimular o cliente desde já, aumentando seu engajamento com o público para criar um clima propício para vendas.

Uma estratégia de ouro que pode ser usada em vários segmentos é a promoção que antecipa o Dia dos Pais. Para alavancar as vendas antes mesmo da data, escolha um prêmio para sortear entre os clientes e estabeleça um valor mínimo de compras que sirva como critério de participação. O mesmo pode valer para brindes especiais, num esquema de “comprou, ganhou!”. 

Outra ação interessante é ajudar os filhos indecisos na hora de presentear o papai e aproveitar para divulgar seus produtos. Distribua flyers com sugestões de presente em diferentes faixas de preço e aproveite as redes sociais para todo dia apresentar um produto novo, como uma espécie de contagem regressiva! 

E já que estamos falando em redes sociais, divulgar um cupom de desconto no seu perfil é uma boa maneira de chamar mais pessoas para a loja e ainda aumentar o engajamento nas páginas. Um concurso cultural com fotos ou memórias de Dia dos Pais também é um jeito criativo de se conectar com o público.

Não se esqueça de pensar em campanhas que sejam inclusivas, contemplando diferentes modelos de família e expandindo o conceito do que é ser pai. É nessa hora que seu negócio pode sair na frente se mostrando aberto a diferentes perfis, buscando a fidelização através de valores. 

Crie estratégias de acordo com seu segmento

Não é difícil enxergar como uma loja de eletrônicos pode aproveitar o Dia dos Pais. Produtos como celulares, notebooks e televisões estão entre os campeões de venda para a data, o mesmo vale para roupas e acessórios. Mas com um pouco de criatividade, todo segmento pode vender mais na data se souber se adaptar. 

A ausência de feriados em agosto faz com que o período seja considerado ruim na hotelaria, que vive a ressaca das férias de julho. Mas que pai que não gostaria de um fim de semana de descanso com toda a família? É assim que um hotel pode aproveitar o Dia dos Pais para fechar pacotes especiais durante todo o mês para sair da rotina.

Homem na piscina segurando duas meninas nos ombros

Da mesma forma, uma mercearia pode não parecer o lugar ideal para se comprar um presente se a gente olha para os produtos isoladamente, mas é possível montar excelentes kits com itens que você já oferece no dia a dia. Cestas de café da manhã, kit churrasco e cervejas artesanais podem salvar a vida de quem deixou para comprar o presente de última hora.

Farmácias podem apostar em kits de cuidados especiais, como perfume, shampoo e loção pós-barba e até lojas de material de construção podem aproveitar o Dia dos Pais para vender caixas de ferramentas, produtos de jardinagem e material de artesanato. 

Além de vender mais, os feriados em agosto te ajudam a aumentar o ticket de médio com novos nichos de mercado!

Não esqueça de se organizar!

Outro trabalho que deve começar antes dos feriados em agosto é o da logística interna do negócio, que deve estar preparado para atender uma demanda maior que o normal. 

Nem precisamos falar da importância de ter o estoque abastecido, né? Não dá para investir pesado na divulgação, chamar as pessoas para sua loja e decepcionar todo mundo com produtos em falta.

É nessas horas que ter um fornecedor de confiança faz toda a diferença e o Martins.com.br é o parceiro que você precisa para faturar muito nesse Dia dos Pais! 

Além de oferecer benefícios como frete grátis e cashback, que te ajudam a reduzir os preços e criar promoções irresistíveis, a agilidade na entrega e a oportunidade de comprar online – 24 horas por dia, 7 dias na semana – são garantia de abastecimento rápido para não deixar ninguém na mão.

Agora que você já sabe como se preparar para o Dia dos Pais, que tal começar a pensar nas outras datas comemorativas do ano? Confira nosso post e feche o planejamento do ano inteiro!

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