A partir da próxima semana estaremos com os pés bem fincados no segundo semestre de 2019 e é hora de se fazer aquela pergunta: estamos em julho, e o que você fez? Esse período no meio do ano pode parecer sinônimo de baixa movimentação, mas não é bem assim – prova disso são os feriados em julho e outras datas importantes do mês.

 

Senso de oportunidade muitas vezes é o que separa o varejo de sucesso de um empreendimento mediano. As datas comemorativas de julho não são lá muito óbvias e nem contam como feriados oficiais, mas estamos aqui para te ajudar a encontrar boas oportunidades para aumentar as vendas antes mesmo da volta às aulas.

Pegue seu calendário, um bloco de notas e vem com a gente!

Folha de calendário com o dia 18 riscado em vermelho

Prepare-se para os feriados em julho

9 a 15 de julho: férias escolares

Para os estudantes e alguns trabalhadores sortudos, os feriados em julho vêm na forma das aguardadas férias escolares. O recesso costuma ter início entre os dias 9 e 15 de julho, mas você terá o mês inteiro para trabalhar em ritmo de alta temporada.

O setor hoteleiro é o mais visado. Sai na frente quem se prepara com antecedência para atender as demandas de famílias com crianças e também grupos de amigos. No primeiro caso, investir em monitores de recreação infantil e infraestrutura para os pequenos – como brinquedos, banheiros com trocador e copa para mamadeiras – é garantia de fidelização.

Criança de maiô rosa e óculos de natação na piscina

Para as viagens de turma, que tal montar pacotes que já venham com algum passeio turístico? Você pode fazer parceria com agências de turismo e restaurantes da região, proporcionando uma experiência mais completa para seus hóspedes. Invista na divulgação e aproveite os feriados em julho para oferecer preços especiais para quem optar por algum desses diferenciais.

Seu mercadinho também pode lucrar com as férias escolares, sabia? Aposte em kits “cinema em casa” ou “noite do pijama” para vender pipoca, refrigerante, doces e outras guloseimas!

13 de julho: Dia Mundial do Rock

O que vender no Dia do Rock? A data pode parecer pouco frutífera para o varejo, mas esse é um daqueles momentos em que a criatividade é tudo que você precisa. Para os bares, uma noite com trilha sonora especial ou até mesmo show ao vivo é um excelente ponto de partida, mas não pare por aí.

Balcão de um bar com bancos, bebidas e copos

Aproveite para alavancar as vendas com drinks temáticos, que podem ser inspirados em grandes nomes do rock’n’roll. No Martins.com.br você encontra um mix completo de bebidas para incrementar sua carta de drinks e fazer bonito entre os fãs de boa música. Elvis Presley duplo saindo!

Se o seu negócio é uma loja de departamentos, o Dia do Rock pede foco em áudio: fones de ouvido, caixas de som portáteis e até mesmo televisões e sistemas de home theater podem entrar na onda e ter as vendas impulsionadas pela data.

15 de julho: Dia da Pizza

O Dia da Pizza não é exatamente um dos feriados em julho – ninguém deixa de trabalhar para celebrá-lo -, mas a data merece comemoração de toda forma, já que é o programa perfeito para curtir com amigos, com a família, em casal e até sozinho em casa. Fazendo o quê? Comendo uma pizza, claro!

Se você tem uma pizzaria a dica já é óbvia, mas para se destacar da concorrência é preciso fazer mais do que uma decoração especial e divulgação. Quer sair da zona de conforto? Aproveite o timing para lançar um novo sabor de pizza no cardápio! Faça um marketing caprichado e atraia aqueles clientes que adoram novidades.

Pizza sobre mesa de madeira decorada com toalha xadrez, tomates, alecrim e alho

O sabor especial pode começar como oferta por tempo limitado, já que escassez é uma excelente estratégia de vendas, e virar prato da casa se for bem aceito pelo público. Crie uma hashtag bacana, estimule o público a compartilhar a experiência nas redes sociais e garanta movimento para os feriados em julho e além!

Descontos para quem pede uma segunda pizza ou pizza doce de sobremesa também são um sucesso, além de incluir na comemoração quem prefere ficar em casa e pedir delivery. Mas para aproveitar o movimento dos feriados em julho na fidelização, abasteça seu estoque com vinhos variados e treine sua equipe para dar dicas de harmonização durante todo o mês.

Esse diferencial no mês da pizza vai conquistar muita gente que talvez nem te conhecia! O caminho é simples: a data pede promoção, promoção atrai cliente e serviço diferenciado fideliza.

19 de julho: Dia Nacional do Futebol

O esporte que é paixão nacional merece um dia só dele e é talvez o mais importante entre os feriados em julho. Em 2019 alguns grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a Copa América, aumentam ainda mais o buzz em torno da data. Ou seja: muito movimento e chances de lucrar o mês inteiro!

Fala, Mart!

“Buzz” é o termo dado para o burburinho das pessoas ao redor de algum assunto interessante do momento!

Cerveja gelada e petiscos fazem parte da cultura nacional, assim como o futebol, e devem ser o carro-chefe dos bares que desejam aproveitar a data e os outros feriados em julho. Invista na divulgação e convoque seu público para assistir aos jogos com a turma no seu estabelecimento.

Pense também em ações para engajar a torcida. Por exemplo: quem for de camisa de time ganha uma cerveja na entrada.

Bar com pessoas sentadas no balcão assistindo um jogo de futebol

Mercearias e mercadinhos também ganham espaço no Dia do Futebol. Cerveja, refrigerante e salgadinhos são indispensáveis, mas não se esqueça de estar com o estoque preparado para outras necessidades, como gelo e acessórios para churrasco.

Se empolgou com esse exercício? Confira algumas estratégias para tirar o melhor proveito das datas comemorativas!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.