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Refletidos em vitrine de loja, mulher e homem se beijam. A mulher segura balões em formato de coração.

Feriados em junho e datas que o varejista precisa acompanhar

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O ano passa voando! Já estamos na reta final de maio e a pergunta que fica é: e você, varejista, está se preparando para os feriados em junho?

 

Como a gente sempre fala por aqui, se você trabalha no comércio varejista, seja em lojas físicas ou online, precisa ficar atento a todas as datas comemorativas e feriados. Acompanhar o calendário é importante para se planejar e preparar o seu estoque para as grandes promoções. No varejo, as estratégias de vendas precisam ser planejadas mês a mês, sendo os valores do ano somente uma somatória de todas as suas ações.

Nessa missão, ser específico é o caminho: cada mês possui características diferentes e representa novas oportunidades para que o seu negócio cresça cada vez mais.

Para ajudar você nessa tarefa, listamos aqui os feriados em junho e algumas datas importantes que podem significar lucros para o seu negócio. Se programe e tenha muito sucesso nas vendas!

Feriados em junho: com quais datas você deve se preocupar?

A boa notícia para o comércio é que o mês de junho é repleto de datas especiais e festas tradicionais. Entre as datas importantes e feriados em junho, podemos citar:

  • 12/06 – Dia dos Namorados;
  • 13/06 – Dia do Turista;
  • 14/06 – Dia Mundial dos Doadores de Sangue;
  • 20/06 – Corpus Christi; 21/06 – Início do Inverno;
  • 24/06 – Dia de São João.

Enfim, são mais datas que semanas! Siga para aprender como aproveitar cada uma delas!

Como aproveitar as datas especiais?

Existem diversas formas inovadoras de atrair e fidelizar os seus clientes em datas comemorativas. Além disso, ir pelo tradicional é sempre uma alternativa: reduzir os preços para atrair o público.

Claro, alguns comerciantes têm medo de abrir mão do lucro do mês e hesitam em fazer promoções, mas já é hora de quebrar esse tabu. As ações em datas especiais são feitas justamente para aumentar o número de vendas, aumentando, o faturamento ao vender em grandes quantidades.

No tradicional ou inovando na ação, reunimos algumas ideias para cada uma dessas datas comemorativas. Tudo simples e que possa se encaixar de forma prática no seu planejamento. Afinal, junho já está chegando. Vamos juntos?

12/06 – Dia dos Namorados

Refletidos em vitrine de loja, mulher e homem se beijam. A mulher segura balões em formato de coração.

Esta é a data mais apaixonada dos feriados em junho e, nela, os casais não economizam dinheiro. Segundo pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), durante o Dia dos Namorados, cada consumidor gasta, em média, R$ 165 – o que representa uma alta de até 5% nas vendas.

Em lucros, o Dia dos Namorados só perde para o Dia das Mães: é a segunda data do ano em que o comércio mais vende. Por isso, não perca a oportunidade – seja qual for seu segmento.

Pensando em atrair os clientes apaixonados, prepare a sua vitrine principal com itens de sugestão para o Dia dos Namorados e faça kits promocionais. Para bombar as vendas, organize seu estoque para não faltar mercadoria e faça um planejamento de preços. Assim, sua promoção vai ser um verdadeiro sucesso.

Além disso, você pode decorar a sua loja com temas românticos ou oferecer algo diferente para os seus clientes, como entrega grátis ou uma rosa junto com o presente.

13/06 – Dia do Turista

Mulher sorrindo e tirando foto com câmera digital em uma sacada. Ao fundo, vê-se os prédios da cidade.

Esta é uma data de muitas oportunidades para agências de viagens, hotéis, pousadas e resorts. Afinal, o turista é quem movimenta os setores de serviços turísticos.

Negócios desses segmentos podem investir nos pacotes promocionais ou em descontos nas diárias dos hóspedes. Fazendo isso, muitos turistas serão atraídos pelos bons preços, que podem ser combinados para também movimentar o próximo feriado de junho, o Corpus Christi – comemorado em 20 de junho.

Outra excelente alternativa para o Dia do Turista é criar promoções de produtos relacionados a viagem, como malas, guias, câmeras, casacos, botas, entre outros.

14/06 – Dia Mundial dos Doadores de Sangue

Duas pessoas formam um coração com as mãos contra o sol.

O Dia Mundial dos Doadores de Sangue é a data em que você pode mostrar que o seu negócio também tem uma participação social ativa. Nesse dia, vale a pena investir em um desconto especial para os clientes doadores de sangue ou de medula óssea. Organize o seu orçamento e dê 10%, 20% ou até 30% de desconto para clientes participantes da ação.

Não se esqueça de divulgar a promoção com antecedência e de todas as formas possíveis: TV, rádio, carro de som, redes sociais, etc. Dê tempo para que o consumidor consiga organizar os documentos de doador e aproveitar os descontos. É lucrativo e solidário!

20/06 – Corpus Christi

Foto em perspectiva de cima para baixo: acima, escada rolante; abaixo, loja de vinhos.

Entre as datas mais importantes de junho, o feriado de Corpus Christi é o segundo de maior destaque. Parece estranho? A gente explica: neste ano o dia de folga cai em uma quinta-feira e permite o descanso prolongado.

De olho nisso, quem trabalha com turismo pode aproveitar a oportunidade combinando as datas do Dia do Turista e de Corpus Christi. Se esse é seu caso, você pode lançar condições especiais de pagamento, pacotes de viagem com descontos maravilhosos ou novas opções de atividades variadas para os seus clientes.

Já no comércio, é bom aproveitar essa data para planejar ações especiais que atraiam os clientes que estão “de bobeira”. Que tal abrir fechar um pouco mais tarde ou abrir umas horinhas antes?

21/06 – Início do Inverno

Pessoa agasalhada debaixo de cobertas segurando caneca de chocolate quente.

Início do inverno é sinônimo de frio chegando. A mudança de clima cria as condições perfeitas para você fazer uma queima de estoque dos seus produtos de verão e ainda aproveitar para aquecer as vendas para a nova estação.

Crie promoções especiais de produtos ou serviços focados no inverno. Além disso, ofereça pacotes promocionais e descontos para os seus clientes aproveitarem ainda mais o frio.

Não se esqueça de preparar o seu estoque com novidades que tenham a ver com a estação ou diversificar os serviços oferecidos. O planejamento criará um diferencial no seu negócio.

24/06 – Dia de São João

O São João é a última data comemorativa de junho. A tradição é comemorar esse dia com uma festa caipira e por que não fazer um baile na roça – ou um baile de preços – no seu negócio?

Ofereça preços especiais, produtos temáticos ou diferencie seus serviços com atividades para a data. Nos restaurantes, por exemplo, é possível criar um prato especial com os ingredientes típicos da Festa Junina. No caso de hotéis e resorts, você pode planejar um baile temático para os seus hóspedes.

Viu só como ainda dá tempo de se preparar para os feriados em junho? Algumas ações simples e práticas podem fixar a sua empresa na cabeça dos clientes e transformar o seu faturamento do mês.

Quer ficar por dentro dos feriados em junho e do resto do ano? Baixe o nosso calendário especial para o varejo e não perca datas importantes!

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