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Duas crianças com boias e óculos escuros nadando em piscina.

Prepare seu hotel para as férias escolares o quanto antes

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A preparação para a alta temporada é muito importante para o seu hotel. Não se esqueça: o aumento do movimento na rede hoteleira não acontece somente no fim de ano. Em julho as crianças saem em férias escolares e muitos pais conseguem um tempinho fora do trabalho para curtir a família. E que tal uma viagem para se desligar do estresse do dia a dia?

 

Seu negócio não pode perder a chance! Confira como preparar o hotel para receber essa demanda e encantar os clientes.

Duas crianças com boias e óculos escuros nadando em piscina.

Férias Escolares: como oferecer o melhor serviço no hotel

Se sofrer com a falta de clientes é algo ruim, ter um grande movimento e não conseguir dar conta do recado pode até ser pior. Os hóspedes podem se frustrar com a experiência, não retornar ao seu estabelecimento e – mais grave – reclamar do serviço aos seus familiares, amigos e até desconhecidos nas redes sociais e em sites especializados.

As férias escolares são um momento de descanso e descontração para pais e filhos e, se seu estabelecimento oferece essa experiência sem contratempos, é quase garantido que nas próximas visitas você será escolhido de novo. Com o tempo, os efeitos são evidentes na reputação do seu hotel, que só tende a melhorar!

Por isso o planejamento para a alta temporada é fundamental para garantir a melhor estadia. Mas você sabe o que é necessário fazer para se preparar?

Troca de objetos e materiais de expediente do quarto

É fundamental que os quartos dos hóspedes estejam nas melhores condições possíveis. Ninguém gosta de dormir em um colchão velho, tomar banho no inverno em um chuveiro que não esquenta, usar um frigobar que não gela, assistir a uma televisão que falha o sinal ou se apoiar em uma mesa danificada.

Por isso verifique quais itens no quarto deverão ser trocados, em especial os colchões, camas, jogos de cama, chuveiros, kits de banheiro, toalhas, frigobar, televisão, roteadores, mesa, cadeira, cortinas, tomadas, interruptores, entre outros.

Desta forma, você garante aos clientes do seu hotel um espaço confortável para descansar e recuperar energias para o retorno das férias escolares.

Camareira deposita toalhas brancas em cima de uma cama.

Compra de materiais de limpeza extra

Mais movimento significa mais bagunça – principalmente com crianças e jovens envolvidos na história.

Por isso é bom preparar o estoque com mais produtos de limpeza do que os usados normalmente: afinal, é melhor ter sobras desses itens essenciais, do que procurar e não encontrar.

Imagine deixar os espaços e materiais sujos para seus clientes enquanto corre para o mercadinho mais próximo para resolver esse problema? E se os hóspedes perceberem? Isso não vai ficar bonito para o seu hotel, e claro, também não vai ficar barato.

Para evitar essa dor de cabeça abasteça o seu estoque com todos os produtos essenciais, como:

  • Água sanitária

Ingredientes para café da manhã e jantar

Além da bagunça, outra coisa que vai aumentar com as férias escolares é o apetite dos seus hóspedes. O café da manhã é um dos itens mais valorizados pelos clientes de um hotel, por isso você deve caprichar nos quitutes e doces – ainda mais pensando nas crianças.

E, claro, o jantar também não pode dever nada em relação à primeira refeição do dia. Por isso, dê atenção especial à cozinha e às opções que serão servidas, pensando em modos de satisfazer seus clientes e encantá-los.

Ofereça pratos finos e criativos no jantar, além de delícias de dar água na boca no café da manhã. A meta é deixar os hóspedes sentindo falta da sua comida quando voltarem para casa!

Aumentou a demanda, aumente os colaboradores!

Todo esse movimento e crescimento das demandas vão pedir que você também aumente o quadro de funcionários. É preciso contratar mais pessoal para dar conta da cozinha e da limpeza dos espaços, além de atender atenciosamente seus hóspedes.

Escolha os profissionais mais capacitados para se juntar à equipe, organize as escalas de trabalho e cumpra todas as obrigações necessárias para seguir a lei e respeitar seus colaboradores.

Quantos temporários contratar?

Esse é um ponto que depende muito da sua equipe atual e dos seus espaços. Mas o melhor a fazer para entender quantas pessoas contratar é se basear no aumento de hóspedes dos últimos períodos.

Uma única pessoa responsável pela arrumação dos quartos demora quanto tempo em cada ambiente? Vamos supor que são em média 15 minutos por quarto. Se você tem 50 quartos, uma única pessoa demoraria 12 horas para limpar todos. Duas pessoas, 6 horas. Três pessoas, 3 horas. Quatro pessoas, uma hora e meia.

Agora pense assim: qual foi sua maior lotação na alta temporada do ano passado? Todos os quartos? Então pense que todos esses 50 vão precisar de duas ou três limpezas por dia, que precisam ser mais rápidas do que uma hora e meia. Nesse caso, seria uma boa ideia ter pelo menos oito pessoas em escala para que o trabalho funcione de forma rápida e esteja sempre disponível ao longo do dia.

Invista no atendimento padronizado

A padronização do atendimento é fundamental para a sua equipe – especialmente se esse atendimento for pensado buscando a personalização do serviço para cada hóspede.

A área de governança é a mais crítica, pois o pessoal da limpeza dos quartos é quem normalmente tem mais contato direto com os hóspedes. Padronize buscando um padrão de tratamento pautado na educação, objetividade e proatividade. E outra coisa: a qualidade da limpeza, claro.

Defina o que elas devem fazer para garantir a melhor experiência. Quais são os horários da faxina, o que dizer em caso de negativas, entre outras questões frequentes. Quanto melhor for seu atendimento, melhor será a experiência do hóspede.

Finalização de obras e reformas

Se existem alguns detalhes que precisam ser reparados ou até mesmo grandes obras e reformas no seu hotel, corra! Dedique-se a terminar esses trabalhos e a limpar tudinho para que o hóspede desfrute o melhor do seu hotel.

Nada mais desagradável do que estar no meio de uma obra inacabada nas suas férias escolares e não conseguir relaxar com todo barulho feito ou bagunça deixada para trás, correto?

Pessoa abrindo a porta de um quarto de hotel. Os detalhes do quarto estão desfocados.

Esse é o momento de buscar conhecer os prazos, traçar metas e acompanhar de perto qualquer obra. Lembre-se: durante as férias escolares, não pode haver sequer o resquício de alguma obra acontecendo. A regra é clara: reformas devem começar e terminar na baixa temporada.

Atraia mais clientes para o seu hotel!

O seu hotel está em ordem, o quadro de funcionários aumentou, tem produtos extras no estoque: tá tudo certo para a demanda da alta temporada.

Mas, como garantir que as pessoas conheçam e frequentem mais o seu estabelecimento, mesmo em períodos mais parados?

Hoje em dia tudo é marketing – principalmente um bom atendimento! Se um hóspede ficou no seu hotel durante a baixa temporada para uma reunião de negócios e teve uma boa experiência, por exemplo, ele vai se lembrar dos bons dias na próxima viagem, durante a alta temporada. As férias escolares chegaram e pronto: fica mais fácil decidir pra onde levar as crianças.

Como impactar positivamente os que já te conhecem e fazer com que novos visitantes conheçam sua hospedagem? Que tal continuar essa conversa? Aprenda a atrair hóspedes para o seu hotel agora!

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