Fidelizar clientes no varejo é um trabalho muito gratificante, especialmente se você possui uma mercearia no bairro ou um pequeno comércio local. Além de fechar clientes fiéis, que estão do seu lado toda semana, você ainda faz bastante amigos e fica reconhecido na região.
E isso, por sua vez, traz ainda mais clientes, mais reconhecimento e muita história pra contar. Mas será que existe um jeito simples e sem gastar muito para fidelizar clientes no varejo? Essa é a pergunta de muita gente por aí, e o Fala Mart vem pra te provar que sim!
Neste artigo, vamos falar sobre algumas técnicas de atendimento, posicionamento como marca e dicas práticas que vão te ajudar a fidelizar clientes no varejo sem gastar nada. Preparado? Então vamos lá!
Fidelizar clientes no varejo com um bom atendimento
O bom atendimento é o primeiro passo que você deve dar para fidelizar clientes no varejo. E sabe o que é o melhor? Você não gasta nada fazendo esse trabalho.
É claro que existem algumas técnicas que são praticamente universais para o bom atendimento, como cortesia, ouvir o que o cliente está dizendo, entender o seu perfil, etc. Porém, o que realmente vai definir qual é a melhor forma de atender seus clientes é a sua própria realidade.
Veja como os clientes interagem com você normalmente e defina essa abordagem como a padrão. Se você tem um comércio pequeno, com 1 ou 2 funcionários, não vale a pena fazer um atendimento mais formal, chamando o cliente de senhor e tudo mais. Para começar, pergunte seu nome e tente oferecer um atendimento mais personalizado e próximo.
Algumas dicas:
- O cliente faz sempre pedidos parecidos? Lembre-se deles e ofereça “o de sempre”;
- Chame seu cliente pelo nome e converse com ele;
- Demonstre proximidade conversando amenidades durante o atendimento;
- Chegou alguma novidade que você sabe que o cliente pode gostar? Ofereça!
- Pergunte o que ele gostaria de encontrar no varejo e busque oferecer.
Fidelizar clientes no varejo dividindo a tradição
Um ponto muito positivo do seu varejo local é a sua história. Você representa o bairro: se for um comércio antigo, viu o bairro nascer, e se é novo, está procurando facilitar a vida das pessoas na sua região.
Transmitir essa história e essa sensação de localidade para o seu varejo é muito bom para trazer mais clientes e fidelizá-los. Eles vão preferir você por uma identificação com o que a sua loja representa, não necessariamente por algo palpável, como garantia de preço baixo ou seus diferenciais mais voltados para o mercado.
A ideia de apoiar os produtores e comerciantes locais é uma grande tendência hoje em dia, uma que vai te ajudar a fidelizar clientes no varejo com mais facilidade.
Formas de pagamento
Mas não adianta nada ter um bom atendimento e ter história se você não oferece formas de pagamento que incluem todos os clientes. Tudo bem que a experiência conta muito, mas você ainda opera um comércio, e precisa ficar à frente do que o seu cliente precisa.
E não precisa ser nada muito elaborado: aceitar dinheiro, cartão de crédito e de débito é o que todo mundo espera. Se você trabalha somente com dinheiro, vai perder uma grande parcela de clientes. E o pior é que, mesmo que você tenha alguns clientes que preferem você pela proximidade, eles ainda vão fazer compras mais frequentes e em maior volume em locais que aceitam cartões.
Para fidelizar clientes no varejo, ofereça todas as formas de pagamento possíveis. Nesse ponto você vai acabar gastando um pouco, mas o aumento nas vendas vão justificar esse investimento inicial.
Delivery
O delivery é um fator que conta muito para fidelizar clientes no varejo. Você faz um investimento inicial pequeno – ou inexistente, caso você já tenha um veículo com capacidade de carga – e consegue atender uma grande parcela de clientes que prefere fazer suas compras com você mas não consegue levar muitos itens de volta pra casa.
Ofereça entregas quando a compra ultrapassar uma certa quantidade! Com isso, seus clientes vão voltar por saber que eles não vão precisar carregar muito peso e se sentem mais seguros para comprar mais.
Variedade e preço
Como fidelizar clientes no varejo se você não possui uma grande quantidade de itens para vender? Fica difícil, não é? E fica ainda mais se os produtos que você tem são mais caros do que o cliente está acostumado a pagar.
Essas duas questões são muito fáceis de resolver. Você só precisa encontrar um atacado distribuidor que possui uma grande quantidade de produtos ao mesmo tempo em que oferece facilidade para comprar, ótimas condições de pagamento, bom preço e logística que não atrasa.
Oferecendo muitos produtos a um preço competitivo, fidelizar clientes no varejo é só uma questão de tempo. O cliente vai preferir comprar diretamente com você do que ir em um grande supermercado, algo cansativo e impessoal. Se você tem história, preço, atendimento e aceita qualquer forma de pagamento, pra que se estressar em grandes redes?
Programa de fidelidade
Você sabia que conquistar novos clientes é muito mais caro que manter os já compram na sua loja? Sendo assim, é essencial que você dê vários motivos para quem já é cliente se fidelizar ao seu negócio.
A melhor forma de fazer isso é através da criação de programas de fidelidade para o seu negócio, um dos métodos mais mais conhecidos e aplicados no mercado.
Através dele é possível se comunicar de forma mais direta com aquelas pessoas que fazem questão de sempre comprar de você. Veja como criar o seu:
Como criar um programa de fidelidade
Existem várias formas de fidelizar o seu cliente através de programas que tragam benefícios para ele se juntar ao seu negócio. Confira abaixo algumas das opções mais utilizadas no mercado atualmente:
Sistema de Cashback
Já pensou em comprar e receber parte do seu dinheiro de volta? O sistema de cashback funciona assim! Com ele você ganha nas vendas, pois garante a fidelização da clientela, e também na hora de abastecer seu estoque no fornecedor, o que possibilita uma margem de lucros maior sobre os seus produtos.
Além de ser um dos melhores modelos para incentivar os clientes e aumentar a frequência de compras, o Cashback é o programa de fidelidade adotado pelo Martins para oferecer vantagens exclusivas através do clube de benefícios do atacadista, o BEM.
Mas vamos por partes: o que é o BEM do Martins? O sistema, que é o primeiro programa de relacionamento do atacado brasileiro, oferece cashback em todas as suas compras automaticamente, e te permite acompanhar essa pontuação em momentos chave da sua experiência Martins: ao acompanhar preços, escolher os produtos e na hora de pagar.
“Mas o que eu faço com esse cashback?” – Ótima pergunta! Com o seu cashback BEM, você consegue:
- Fazer novas compras;
- Descontar o valor de boletos;
- Receber consultorias especializadas do time Martins;
- Receber treinamentos para a equipe;
Programa de pontuação de compras
Esse geralmente é o modelo mais comum de programa de fidelidade oferecido pelas empresas, pois é bem simples e não implica em um custo muito alto. Através do sistema de pontuação o cliente ganha pontos de acordo com a quantidade de produtos comprados na loja que podem ser trocados por recompensas quando atingirem um determinado valor.
Sabe aqueles cartões fidelidade oferecidos em restaurantes? Ele ilustra bem esse método de pontuação: cada refeição é contabilizada, e quem completa a cartela tem direito a um brinde, que pode ser até uma refeição grátis!
Descontos progressivos
Quem não gosta de ganhar desconto, não é mesmo? Esse programa funciona da seguinte forma: quanto mais o cliente comprar, maior o desconto que será aplicado no final, o que traz mais benefícios t para os clientes que comprarem de você, que acabam economizando ao comprar mais. Por exemplo:
- Na compra de 1 peça: não tem desconto;
- Na compra da 2ª peça: 10% de desconto;
- Na compra da 3ª peça: 15% de desconto;
- Acima da 4ª peça: 20% de desconto;
E assim irá aumentando o desconto progressivamente, até atingir um teto que deve ser delimitado antes, de modo que nem seu negócio, nem o cliente, saiam prejudicados.
Aumentando o valor agregado do produto
O valor agregado do produto vai muito além do preço pago pelo cliente. Ele envolve a experiência de compra, a qualidade do produto, entre vários outros fatores que o diferenciam da concorrência.
Por exemplo, se uma loja que vende materiais de limpeza tiver somente um detergente básico de sabor neutro, enquanto outra do mesmo segmento oferece mais de 3 aromas diferentes pelo mesmo preço e ainda uma promoção para quem compra acima de 4 produtos, nem é difícil escolher em qual delas comprar, não é?
Quando o cliente sabe que uma loja oferece variedade, bons preços e vantagens como promoções, ele sempre vai querer voltar. Portanto, não deixe de oferecer uma boa experiência de compra por meio de atrativos que mostrem que você se importa com o cliente e com a qualidade do que oferece para além dos produtos.
Investindo nos clientes certos
Saber investir em quem realmente tem interesse em comprar na sua loja faz parte do processo de fidelização dos clientes e pode ser mais fácil do que você imagina!
Como devo fazer isso?
A comunicação e os argumentos utilizados para a fidelização devem ser voltados para aqueles clientes que você sempre encontra com o carrinho cheio e que priorizam o seu estabelecimento na hora de fazer suas compras.
Como identificá-los? Procure sempre conversar e conhecer os seus clientes no ato da venda, na hora de passar no caixa, e faça pesquisas para saber o seu nível de satisfação com os produtos oferecidos na sua loja. Isso te ajudará a ter certeza de que está investindo no perfil de cliente certo para oferecer benefícios e fidelizá-lo!
Sabe quem pode te ajudar a ter preço competitivo e uma grande variedade? O Martins.com.br! Com um catálogo com milhares e milhares de produtos para atender o seu mix, preço justo e muitas condições de pagamento, a sua melhor escolha é vir comprar com a gente!
Quer saber como comprar no Martins.com.br? Então vem com a gente continuar a conversa no próximo artigo. Até logo!