Já conhece as melhores formas de pagamento para o varejo?!

Tempo de Leitura: 6 minutos
Saiba quais são as melhores formas de pagamento no varejo

Sumário

O varejo mudou muito nos últimos anos e com ele mudaram as formas de pagamento. Pagar com o celular em mãos, por exemplo, já se tornou tão popular que muita gente nem quer andar com carteira mais. Tem tudo no celular!

Pagamento com Pix, por Transferência Eletrônica de Fundos e com as maquininhas de cartão, todas essas formas de pagamento estão no dia a dia do mercado. Tem opção para todos os gostos e da maneira que ficar mais prática para o consumidor.

O varejista que facilita essa escolha também sai em vantagem. Quanto mais você explora formas de pagamento inovadoras, mas seu negócio se torna promissor.

Vamos aprender um pouco mais sobre as formas de pagamentos? Hoje, vamos trazer alguns exemplos e te apresentar novas tecnologias do mercado que estão inovando nesse segmento. Boa leitura!

Formas de pagamento e as novas tecnologias

No mês passado, a Opinion Box trouxe um novo estudo sobre as formas de pagamento no Brasil. De imediato, começamos citando uma estatística importante: 79% dos entrevistados disseram que o celular se tornou uma carteira digital. 

A mesma parcela de consumidores concordou que tem usado cada vez menos dinheiro. Além disso, 65% deles acreditam que os meios de pagamento digitais vão acabar com o dinheiro de papel no futuro.

A pesquisa considera as vendas pagas no varejo online. Os consumidores responderam também que o cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento mais utilizado. Em seguida, o favorito é o Pix; em terceiro lugar vem o cartão de débito.

Também se destacaram na sondagem as carteiras digitais e os QR Codes que já são usados por 41% dos pesquisados para fazer uma transação pelo Pix.

1. Faz um Pix! 

Quem diria que chegaria o dia que a gente viraria a câmera do celular para um código e com poucos cliques enviaríamos dinheiro para alguém ou uma empresa, né?

Ou quem diria que bastaria copiar e colar alguns caracteres no aplicativo no banco para poder transferir valores para outras pessoas em questão de segundos e sem custo ou um custo irrisório.

Isso é o Pix e ele veio para ficar. A ferramenta de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central é a segunda forma de pagamento nessa modalidade mais utilizada no mundo. Só perde posição para a plataforma da China.

O pagamento pelo Pix pode ocorrer a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. As transações são feitas em poucos segundos e caem na conta do recebedor na mesma hora.

Pagamentos que antes eram feitos via boletos, dinheiro, cartão de débito ou TED e DOC agora podem ser feitos pelo Pix usando o celular. Inclusive, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já anunciou que os bancos deixarão de operar por TED ou DOC até o ano que vem

A justificativa é o desinteresse dos consumidores que, nos últimos anos, reduziram as transações pela modalidade e passaram a optar por formas de pagamento mais rápidas e baratas como o Pix.

Para se ter uma ideia, olha os números de 2022 divulgados pelo Bacen sobre as transações bancárias:

  • 24 bilhões por Pix;
  • 18,2 bilhões pelo cartão de crédito;
  • 15,6 bilhões em cartão de débito;
  • 4 bilhões por boletos;
  • 1,01 bilhão via TED;
  • 202,8 milhões em cheques;
  • 59 milhões por DOC (3,7% do total apenas)

2. TEF como meio de pagamento

TEF, sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, outra possibilidade de transações para compras por cartão. Também é um procedimento rápido e seguro!

Para fazer uma TEF, o lojista precisa contar com um programa de computador do sistema e conectá-lo a uma maquinha de cartão chamada PinPad. Dessa forma, sempre que uma compra for feita na loja, as informações vão automaticamente para esse software.

Ou seja, a TEF é uma forma de pagamento integrada que dispensa você utilizar várias maquininhas de cartão, já que neste caso, todas as bandeiras são aceitas. Além disso, a TEF permite você fazer um melhor controle de vendas com a automatização dos dados.

Por falar em soluções tecnológicas que auxiliam na gestão dos negócios, você conhece a solução TEF Martins?

O TEF Martins está disponível para quem já conta com automação comercial. As informações coletadas são hospedadas dentro do Data Center Martins, garantindo maior segurança e diminuindo riscos e custos para o lojista. Olha só outras vantagens de ter o TEF Martins:

  • Através de um PinPad você transaciona com as principais adquirentes do mercado, economizando com aluguel ou compra de vários equipamentos;
  • Assim que uma venda é realizada, uma ordem é enviada para a automação comercial realizar a baixa de estoque do produto e emitir o cupom fiscal;
  • A integração entre seu caixa e o PinPad através do TEF Martins, dispensa a inclusão de informações de forma manual, eliminando possíveis erros de digitação;
  • O TEF Martins aceita 99% das adquirentes homologadas do mercado. E claro, as modalidades crédito, débito e voucher das principais bandeiras;
  • Índice de aprovação em transações 1,9% maior que o restante do mercado;
  • Seu TEF via satélite possui ainda mais estabilidade, garantindo sua tranquilidade e melhor experiência do cliente.

3. Cartões de crédito e débito

pagamento por aproximação

Os pagamentos com cartões seguem entre as modalidades mais populares. Muito disso se deve ao fato de as operadoras estarem acompanhando as mudanças de consumo e inovando os serviços.

Hoje, por exemplo, não é preciso estar com o cartão físico em mãos para pagar uma conta. Ele pode estar em uma carteira digital, dentro dos aplicativos de forma virtual e no próprio celular.

Com a tecnologia contactless – pagamento por aproximação -, o cliente consegue apenas aproximar o celular onde está o cartão virtual e pronto! A conta está paga.

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 30% dos consumidores alegaram que já fazem pagamento por aproximação com o uso de smartphones. Para isso, o lojista também precisa contar com um bom aparato e maquininhas que atendam às necessidades.

Muitos acabam perdendo vendas porque não contavam com uma maquininha compatível com a tecnologia. O cliente queria pagar as compras parceladas no cartão, mas só estava com o dispositivo virtual. A máquina, no entanto, não fazia a leitura por aproximação.

Muito chato ter que passar por isso, não é mesmo? Por isso, escolha bem seus parceiros.

4. Maquinha UNICA

A UNICA é uma ótima opção para quem busca praticidade e quer otimizar o atendimento ao cliente na hora do checkout

Na primeira versão, além de pagamento por aproximação, a maquininha UNICA vem com chip, é compatível com conexões 2G, 3G e Wifi e conta com longa duração de bateria.

Já a Maquininha UNICAMAX tem um plus de funcionalidades indo muito além que apenas uma maquininha de cartão.

Lembra do TEF que falamos acima? Pois é. A maquininha Única conta com solução TEF Martins com mobilidade do POS e mobilidade total. Ela também facilita a gestão de controle das vendas e tem compatibilidade com as principais bandeiras de cartões.

Outra vantagem é a opção de escolher o extrato impresso ou digital. Para controlar melhor seu fluxo de caixa, ela faz o controle das vendas online com emissão de relatórios, acompanhamento das vendas que estão pendentes e o fechamento diário de caixa.

Ah! E você ainda pode cadastrar o Pix da loja para gerar QR Code e o cliente pagar em seguida. Muita facilidade, né?

5. Pagamento por WhatsApp

Embora pouco utilizado como forma de pagamento, o WhatsApp também conta com ferramenta exclusiva para transações dentro da própria plataforma.

A ferramenta chamada WhatsApp Pay foi lançada em 2021. Ao Opinion Box, 85% dos entrevistados disseram que não utilizam a ferramenta. O principal motivo é o medo de cair em golpes. 

As transferências de dinheiro são feitas dentro da própria janela de conversas. Para isso, o usuário tem que adicionar o cartão para ser verificado. Em seguida, é só enviar o dinheiro.

Tudo é gratuito e isento de taxas, sendo possível acompanhar o status das transações pelo aplicativo. 

6. QR Code

A tecnologia de QR Code – Quick Response Code – permite usar um código para direcionar pagamentos. Uma pesquisa da consultoria Juniper Research estimou que os pagamentos por QR Code devem ser usados por mais de 2 bilhões de pessoas até 2025. 

Funciona basicamente assim: o cliente aponta a câmera do celular para o código, é direcionado ao pagamento e, com poucos cliques, finaliza as compras. 

Esses pagamentos com o uso de QR Code podem ser realizados com uma conta digital no aplicativo do celular ou pelo próprio Pix.

7. Carteiras digitais

As carteiras digitais funcionam dentro dos aplicativos de smartphone e permitem transações, em alguns casos, até mesmo sem conexão de internet. As mais conhecidas atualmente são o GooglePay, PicPay, Mercado Pago e PayPal. 

Ainda chamadas de e-wallet ou digital wallet, elas reúnem os dados de cartões do cliente para facilitar os pagamentos e converter benefícios como cashback

A partir de uma carteira digital, também é possível pagar e receber por criptomoedas. Para isso, o varejista precisa criar uma fatura digital com o QR Code, endereço da carteira e o valor.

Atenda todos os seus públicos!

Diversificar as formas de pagamento deixa a sua loja amplamente amparada para atender a todos os seus públicos. Desde o consumidor mais tradicional que prioriza as compras em dinheiro vivo, quanto os mais digitalizados.

Além da satisfação garantida, dar ao cliente opções para que ele possa escolher a melhor forma de pagar é ainda um grande passo para a fidelização dele com a sua loja.

Boas vendas e até a próxima!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima