Home Destaque Qual é o futuro do atacado online? A lógica por trás dos...

Qual é o futuro do atacado online? A lógica por trás dos marketplaces

0
272

Sempre falamos por aqui das vantagens de comprar no atacado online e quem já comprou no Martins.com.br pode conferir de perto o que esse tipo de negócio pode oferecer – como a praticidade e a segurança características do formato. Mas os avanços não param aí!

 

Em essência, o atacado online nada mais é do que uma versão digital do clássico modelo de negócio que vende produtos em grandes quantidades para empresas ou outros revendedores. Por negociar diretamente com as marcas e pelo grande volume de vendas, o atacadista é capaz de oferecer preços bem mais baixos que o varejo tradicional ou o atacarejo.

No atacado online as vendas são feitas via internet, com muito mais praticidade para os clientes. Qualquer lojista pode abastecer o estoque direto de casa ou da loja, e alguns atacadistas – como o Martins! – oferecem ainda o atendimento pelo televendas ou com representantes comerciais para quem precisar de uma assistência extra.

Em tempos de pandemia, poder comprar à distância se tornou diferencial determinante na escolha dos fornecedores e a demanda pelo atacado online cresceu junto com o e-commerce de modo geral: só no primeiro semestre, o mercado registrou um crescimento de 47%, a maior alta em 20 anos!

Essa transformação digital abre portas para novos jeitos de comprar, inclusive no atacado online, e esse é o tema do texto de hoje. Quer saber o que o futuro reserva? Então continue a leitura!

 ilustração de braços saindo da tela do computador

Marketplace: o futuro do atacado online

Em sua configuração tradicional, o atacado online atua como uma empresa que negocia com outros fornecedores e disponibiliza os produtos para venda na internet. Desde a escolha da plataforma, passando pela precificação até a logística de entrega, tudo é responsabilidade do atacadista.

Essa era a definição básica do atacado online, até a chegada dos marketplaces. Gigantes do mercado como Amazon, Mercado Livre e Magalu já adotaram o modelo de vendas e, segundo um levantamento da PwC feito em 2019, 95% dos brasileiros já fez compras nesse formato.

É por isso que hoje estou aqui para desvendar junto com você a lógica por trás do funcionamento do marketplace e o que podemos esperar dele em 2020 e além. Mas se você chegou aqui esperando grandes novidades tecnológicas para o atacado online, não precisa se decepcionar!

Toda a praticidade, variedade e a série de vantagens que a tecnologia pode trazer são possíveis com essa transformação. Nos próximos tópicos, você vai ver que o marketplace tem tudo a ver com esse futuro que esperamos. Vamos lá?

Como os marketplaces funcionam?

ilustração que mostra loja ligada a notebook ligada a carrinho de compras

Do ponto de vista do cliente, a experiência de compra no marketplace é tão parecida com o atacado online tradicional que muitos nem percebem a diferença durante o processo. Mas para quem é lojista existem algumas diferenças entre ter um e-commerce próprio e vender no marketplace.

O marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne em uma plataforma de atacado online lojas próprias de fornecedores diferentes. O atacadista oferece apenas o site e a credibilidade da marca, e cabe a cada comerciante a responsabilidade pela qualidade dos produtos, a logística e tudo que envolve o trâmite das vendas.

Quem disponibiliza os produtos no marketplace conta com a vantagem da infraestrutura do e-commerce, além de maior visibilidade e alcance que uma empresa que é referência em atacado online pode oferecer. Essa alternativa é a ideal principalmente para quem está entrando no mercado, já que o fluxo de clientes está garantido.

Prova disso está na mais recente pesquisa WebShoppers, que mostra que o marketplace hoje é responsável por 78% do faturamento total dos e-commerces. Um consumidor pode até não conhecer os serviços da sua empresa, mas ele conhece e confia naquele atacado online, credibilidade que é estendida à sua loja, assim como as vendas.

Como escolher o marketplace ideal para vender?

Para fazer parte do futuro do atacado online, é preciso saber escolher o marketplace ideal para sua loja. Nesse ponto não existe uma única resposta certa, e nem um único critério para priorizar, mas sim aqueles fatores que fazem a diferença especificamente para sua empresa.

Para te ajudar, vou colocar aqui alguns pontos determinantes para essa decisão:

  • Valor das taxas: assim como os shoppings tradicionais cobram aluguel dos lojistas, o marketplace cobra comissões pelas vendas e, muitas vezes, uma taxa mensal de uso. Esses valores podem variar de acordo com os serviços utilizados e/ou com o segmento de vendas;
  • Número de visitantes: quem busca maior alcance, deve ficar de olho no tráfego do marketplace escolhido – quanto mais visitas, mais oportunidades de venda. Vale também observar a evolução das visitas, ou seja, o potencial de crescimento que o atacado online oferece, para que seja possível projetar seu próprio crescimento nos próximos meses;
  • Documentação exigida: Quem está chegando agora no e-commerce deve ficar de olho na lista de documentos necessários para o cadastro no marketplace – para esses perfis, quanto menos desburocratizado, melhor. No Martins, por exemplo, você só precisa de um CNPJ válido para iniciar seu cadastro, fácil demais!

Que tal vender no marketplace do Martins?

homem sentado digitando no teclado de notebook com interface do Martins na tela

Já que entramos nesse assunto, é hora de falarmos um pouco mais sobre as vantagens que o marketplace do Martins oferece para quem quer colocar a loja no universo do atacado online. Apesar dessa ser uma operação relativamente nova, o Martins é o maior atacadista da América Latina, com mais de 60 anos de tradição no mercado.

Quem pensa em atacado online, pensa no Martins – e esse público pode começar a pensar na sua loja também! Se uma das grandes vantagens do marketplace é poder contar com a credibilidade, a infraestrutura e a expertise de gigantes do setor, o caminho mais lógico é trabalhar com uma empresa consolidada e reconhecida em sua área.

Bastam poucos passos para que você possa hospedar sua loja em um atacado online de ponta, com todas as vantagens estratégicas e tecnológicas para colocar seu negócio no radar dos consumidores que não abrem mão da praticidade que o e-commerce oferece. Nossa plataforma ainda tem painel de gestão exclusivo para você acompanhar todas as tramitações!

Para saber mais, confira os detalhes de como vender no marketplace do Martins e prepare-se para fechar negócio!