Gestão de compras no varejo: o que comprar e quando?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Pessoa segurando caneta sobre folha com gráficos de gestão de compras.

Sumário

Como anda a gestão de compras da sua empresa?

Na correria do cotidiano, muitos comerciantes deixam de lado o planejamento na hora de abastecer o estoque, se limitando simplesmente a comprar de acordo com as demandas, sem muito critério.

Em vez de estar sempre correndo atrás dos caminhões de entrega enquanto suas prateleiras esvaziam, que tal otimizar esses processos? A gestão de compras é o melhor meio para tomar as rédeas do seu estoque e até economizar algum dinheiro nos abastecimentos.

Longe de ser um luxo de grandes empresas, a gestão de compras no varejo é uma ferramenta que veio para facilitar sua vida e alavancar o crescimento da sua loja – e a melhor hora de começar é agora!

Para saber mais, continue a leitura.

Pessoa em frente a notebook e segurando um cartão de crédito.

Como fazer a gestão de compras no varejo?

Muitos comerciantes acreditam que fazer uma gestão de compras no varejo significa simplesmente abastecer o estoque à medida que os produtos vão sendo vendidos. No entanto, dentro da palavra “gestão” estão embutidas uma série de tarefas que tem por objetivo organizar as compras da empresa visando as melhores oportunidades.

Não é só o negócio que ganha com uma boa gestão de compras no varejo. Um manejo eficiente das mercadorias é peça essencial na construção de uma experiência favorável para seus clientes também, já que garante justamente que quem entrar na loja vai encontrar aquilo que busca num preço justo e atrativo.

A gestão de compras te mostra como, onde, quando e o que comprar para otimizar o uso dos seus recursos e aumentar a lucratividade. Portanto, chega de perder tempo e dinheiro! Confira as dicas do Mart para uma gestão de compras no varejo simples e eficiente.

O que comprar: ouça os clientes

A primeira etapa de qualquer estratégia é o planejamento e não seria diferente com a gestão de compras no varejo. Para comprar bem é preciso, antes de tudo, saber o que comprar, ou seja, conhecer a demanda e o comportamento do consumidor.

Tendências do mercado, sazonalidade e datas comemorativas influenciam essa decisão, mas nenhum fator é tão certeiro quanto os dados que sua clientela oferece. Uma nova marca de arroz especial para risoto pode fazer sucesso em determinada região, mas nem por isso você deve investir em 15 caixas logo de cara, principalmente se o seu mercadinho só costuma vender itens de cesta básica.

Para identificar as preferências da clientela, observe dados de períodos anteriores e faça suas projeções a partir daí. Na hora de abastecer o estoque para o Natal, por exemplo, veja como foram as vendas do Natal de 2019 e faça sua lista, considerando também as tendências do período, como, por exemplo, ceias mais minimalistas por conta da pandemia.

Pessoa segurando caneta sobre folha com gráficos de gestão de compras

Quando comprar: de olho no estoque

O momento ideal de fazer as compras não é quando um produto acaba, mas sim a data que leva em conta o prazo de entrega do fornecedor e o tempo de cadastrá-lo no estoque e levá-lo para a prateleira.

Você já deve ter percebido que, dependendo do tamanho da sua loja ou da quantidade de mercadorias do seu mix, fica praticamente impossível fazer esse controle manualmente. Na verdade, independente do tamanho da empresa, o grande aliado da gestão de compras no varejo são os sistemas que automatizam também o controle de estoque.

Estou falando aqui daqueles softwares que realizam uma série de processos internos de forma integrada e automática, possibilitando uma operação bem mais rápida e à prova de erros. Com os dados da preferência da clientela, é possível projetar o que vai ter mais saída e, portanto, precisa de reposição rápida e também o que está sobrando e pode ficar para a próxima.

Alguns fornecedores já oferecem a possibilidade de reposição programada para aqueles produtos de fluxo recorrente, principalmente os perecíveis. Mas mesmo sem essa opção, um bom relacionamento com o atacadista pode otimizar esse processo, te ajudando até a identificar o momento certo para comprar mais barato.

Onde comprar: aposte em parcerias

Para aproveitar ao máximo os benefícios que uma boa gestão de compras no varejo pode trazer, a parceria com os fornecedores é essencial. Não estamos falando aqui de uma simples dinâmica de compra e venda, mas da construção de um relacionamento baseado em confiança e transparência, onde há liberdade para negociar de acordo com suas necessidades.

Um fornecedor parceiro é aquele que te ajuda a crescer e está disposto a oferecer um atendimento personalizado, com soluções que vão muito além da oferta de produtos. É isso que você encontra no Martins, por exemplo, que vai além ao trazer para seus clientes aqueles benefícios que só quem entende de varejo sabe que faz toda a diferença.

Não é preciso ser especialista em gestão de compras para entender a diferença que o frete grátis faz na hora de calcular os custos de uma mercadoria, assim como a praticidade trazida pelo atacado online. Em 2020 lançamos o BEM, programa de relacionamento que devolve parte do dinheiro investido em todas as compras e ainda troca pontos por uma série de outros benefícios.

Banner divulgação BEM do Martins. Imagem de mulher segurando cartão e ao lado o texto: Compre e receba cashback pelo BEM.

Gestão de compras no varejo: comece agora mesmo!

Agora que você já conhece o bê-a-bá da gestão de compras no varejo, que tal colocar esse conhecimento em prática? Fiz uma seleção de produtos direto do catálogo do Martins para te ajudar a abastecer o estoque para essa temporada de festas.

Uma parte do trabalho já está feita: temos uma meta (festas de fim de ano!), uma lista de itens e o melhor fornecedor do mercado, agora é com você. Veja quais produtos abaixo mais combinam com sua loja e mãos à obra!

Gostou da experiência? Depois de fazer seu cadastro no Martins, conheça mais sobre o funcionamento do atacado online!

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