Gestão de estoque é um dos pilares de sucesso nos negócios

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Você vem somando gastos além do esperado? Passou a ter prejuízos com a ruptura de produtos na sua loja? Andou perdendo vendas pela falta de mix? Se para alguma das perguntas a resposta é sim, provavelmente você está pecando pela falta de uma boa gestão de estoque.

O cliente que chega na sua loja e sai dela sem levar o produto que procurava, leva consigo uma grande frustração. E o que isso pode acarretar? Perda do interesse pela sua loja, falta de credibilidade na marca, insatisfação do consumidor, entre outros pontos.

A gestão de estoque é a alma do negócio! Quando bem feita, ela traz maior lucratividade e minimiza prejuízos básicos como produtos que expiraram validade ou a falta deles no estoque.

Por que fazer gestão de estoque?

A gestão de estoque precisa estar entre as prioridades na execução do seu plano de negócios. Ela precisa ser rotineira e eficiente para reduzir suas perdas e, consequentemente, trazer mais lucros para a loja.

Mas sabemos que nem sempre a tarefa é fácil, né meu amigo lojista? Haja tempo e disponibilidade para se dedicar ao controle de estoque da loja. Contratar uma equipe ou um colaborador para fazer o trabalho com exclusividade está fora de cogitação neste momento de crise, certo?

Não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar na tarefa de forma leve e prática. Trouxemos algumas dicas para você implementar na sua loja aos poucos. Antes, vamos reforçar os principais benefícios da gestão de estoque.

1. Prevenção de perdas

O primeiro e um dos mais importantes benefícios da gestão de estoque é a prevenção de perdas. A última pesquisa anual da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) revelou que o varejo brasileiro somou um prejuízo de R$ 23,26 bilhões em 2020.

Os canais que mais registraram prejuízos com produtos furtados, vencidos ou danificados foram: hipermercados (2,52%), perfumaria (2,04%), drogarias (1,08%) e material de construção (1,04%). 

Quando a loja tem uma eficiente gestão de estoque, esses índices podem ser reduzidos drasticamente. Isso porque a gestão de estoque atua de forma direta na prevenção de perdas, minimizando os prejuízos do lojista.

2. Compras mais planejadas

A gestão de estoque permite que você tenha um planejamento de compras mensal ou quinzenal ainda mais preciso. Como você monitora melhor o que está entrando e saindo na loja, sabe o que de fato tem que comprar e quando comprar. 

Ao comprar o necessário, você evita fazer gastos desnecessários de produtos que ficariam encalhados por meses nas gôndolas e nos estoques. Fora o descarte de produtos perecíveis em razão do prazo de validade.

Isso tudo quer dizer economia para o seu bolso! A compra só será feita no exato momento da reposição para que você também não corra o risco de ficar sem o produto e perder a venda.

3. Relacionamento com o cliente

A gestão de estoque é garantia de melhor relacionamento com o cliente. Quando ela é bem executada, o cliente sai satisfeito da loja com uma boa experiência de compra. Até porque ele achou o produto que queria e comprou com qualidade.

Ainda que ele compre online da sua loja, a gestão de estoque vai favorecer que ele receba o item dentro do prazo e em ótimo estado. Se o varejista falhar na tarefa, o consumidor vai entender como um mau atendimento.

Entendeu os impactos diretos e indiretos da gestão de estoque?

Gestão de estoque eficiente e de baixo custo

Se a grana está curta e não dá para aumentar o quadro de funcionários ou contratar um bom software em gestão de estoque, não se desespere! É possível ter o controle do estoque da loja com algumas práticas de rotina. 

Com tempo, dedicação e conhecimento você vai organizar o seu estoque e ver a diferença dos custos da loja ao final do mês. Veja só essas dicas:

1. Acompanhamento de rotina

Inclua na rotina da loja uma espécie de “rondas” frequentes pelo estoque e pelos corredores da loja. Os colaboradores precisam ser treinados para fazer a devida reposição de produtos sempre que possível. 

Esse acompanhamento vai ser bastante eficaz para minimizar as indesejadas rupturas. Além disso, afasta uma venda irregular de itens vencidos que passaram batido pelo repositor.

2. Retirada de produtos

Deparou com uma embalagem danificada ou um produto vencido, retire das gôndolas imediatamente. Você não pode correr o risco de prejudicar um consumidor seu e ser pego em alguma fiscalização desavisada.

Depois de retirados, os produtos devem ser descartados de forma adequada conforme orientado pelos fabricantes ou fornecedores. Já aqueles que a embalagem danificada não compromete o conteúdo, dá para fazer boas ofertas ao cliente.

Os produtos perecíveis carecem de uma gestão de estoque ainda mais minuciosa. Assim que receber o mix, confira o prazo de validade para evitar contratempos depois.

3. Armazenagem e exposição corretas

Por falar em perecíveis, muita atenção quanto à armazenagem desses produtos porque dependendo das condições de conservação, é perda na certa. 

O item talvez esteja longe da data de validade, mas está visivelmente estragado e impróprio para consumo. Você deve ficar atento a todas as informações do fabricante no rótulo.

Mantenha as prateleiras e gôndolas sempre muito limpas e organizadas. A limpeza vai inibir a eventual proliferação de insetos e a organização vai deixar o seu mix mais atrativo para o cliente.

4. Recorra à técnica FIFO

Mulher loira de camisa e calça jeans segurando tablet parada em meio a várias caixas de papelão.

Já ouviu falar em técnica FIFO, certo?! Ela pode ser uma ótima aliada para a sua gestão de estoque. O nome é a sigla para “first in first out” e é de grande ajuda para os perecíveis.

Nas gôndolas e prateleiras, o varejista deve deixar à frente os produtos que têm o prazo mais próximo da validade. Dessa forma, o cliente visualiza estes itens primeiro e efetua a compra.

Os produtos que entram primeiro no armazém precisam ser expostos primeiro. Por isso é importante que o repositor atente-se às datas e à organização do mix na hora de remanejar a exposição dos itens.

5. Faça inventário

O inventário é uma das ferramentas mais eficientes para fazer a gestão de estoque. Ele pode ser feito manualmente ou por um programa de planilhas no computador, destes mais simples mesmo como no Excel.                               

Tudo o que estiver armazenado no estoque você lista. É o melhor caminho para identificar, classificar e até fazer a precificação de cada item estocado. Essa ferramenta vai servir para você ter certeza de que a gestão de estoque está correta. 

Além do controle de estoque, organização, redução de perdas, de desperdícios e de custos estarão garantidos com o inventário.

6. Adote a curva ABC

A classificação de produtos usando a chamada “curva ABC” também é uma alternativa para facilitar a gestão de estoque na sua loja. Com ela você calcula o giro de mercadorias e consegue melhorar todo o processo de compras.

O método de classificação identifica os produtos que têm maior impacto nas vendas da loja a partir do giro de estoque, da lucratividade que ele traz e do que ele representa para o faturamento da loja.

7. Contribua com a performance da venda

Também faz parte da gestão de estoque a adequação de valores dos seus produtos. É isso mesmo! Melhorar a performance da venda gera um grande impacto no gerenciamento do seu estoque.

Quando você tem muitas unidades de um mesmo produto para vender e a saída dele no mês foi muito pequena, talvez seja preciso organizar uma promoção para impulsionar a venda da categoria.

Por outro lado, se você tem uma grande rotatividade de venda em uma determinada categoria, só que o item está difícil de encontrar no mercado ou a logística não facilita, você pode agregar um pouco mais de valor ou produto e reajustá-lo.

A gestão tem que ser eficiente!

Administrar bem o seu estoque também esbarra na parceria com fornecedores e distribuidores, sabia?

Você só conseguirá ter uma gestão eficiente se a reposição for rápida e segura, dentro dos prazos que você precisa para atender o cliente com uma margem de segurança. 

Aqui no Martins você conta com essa parceria, já que oferecemos um mix amplo, segurança na hora das compras, preços competitivos, entrega rápida, entre outras vantagens!

Arranque do seu vocabulário expressões como “hoje vou ficar devendo” ou “o produto está em falta”. Com uma boa gestão de estoque, vendas você não vai perder mais

Bom, meu amigo lojista, por hoje é isso. Esperamos que essas dicas te ajudem a colocar em prática hoje mesmo a gestão de estoque na sua loja. Sem desculpas, hein!

Aproveite para ler o texto que fizemos sobre precificação de produtos. Nele, falamos sobre as principais estratégias do mercado.

Até a próxima!

Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
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