Home Dicas Colaboradores Quando você vai precisar de um gestor de recursos humanos?
Grupo de homens conversando sentados em círculo

Quando você vai precisar de um gestor de recursos humanos?

0
886

O gestor de recursos humanos é quem se dedica a cuidar do relacionamento entre a empresa e os seus colaboradores. Esse cuidado vai desde a burocracia para a contratação à demissão de pessoal, até a construção de um ambiente corporativo mais produtivo, que valoriza seus talentos e ajuda no seu desenvolvimento.

 

Muitos gestores de antigamente achavam que o setor de RH era oneroso e totalmente dispensável, mas hoje em dia a conversa já é outra. Já está claro pra muita gente que um bom gestor de recursos humanos é uma força poderosa para alavancar uma empresa.

Caso sua empresa ainda não conte com um profissional nesse setor, o Fala Mart preparou uma lista com algumas situações em que o trabalho do gestor de recursos humanos é indispensável. Confira!

Reunião com gestor de recursos humanos em sala com monitor e post-its na parede

1) O gestor de recursos humanos te ajuda na hora de contratar

Lidar com contratações é a principal função atribuída a um gestor de recursos humanos. Além dos trâmites burocráticos, esse trabalho abrange também o processo seletivo que irá escolher os candidatos mais aptos a se tornarem novos colaboradores da empresa.

Um gestor de recursos humanos possui formação na área da psicologia organizacional, por isso pode fazer o recrutamento, traçar o perfil dos candidatos e também participar das entrevistas, oferecendo uma perspectiva que diz respeito às habilidades de relacionamento, convivência e inteligência emocional.

E é nesse ponto que entra sua importância na contratação. Essas características são tão importantes quanto as aptidões técnicas ao escolher um novo colaborador.

Na hora de assinar a carteira de trabalho, o gestor de recursos humanos fica responsável pelo contato com os sindicatos, e é ele que conhece a fundo as especificações que precisam constar no documento para que não haja futuros problemas jurídicos, como desvio de função. Além disso, é o RH que administra as questões de contabilidade, cuida de toda a papelada, e fica responsável por marcar o exame admissional.

2) Quando for demitir alguém

Homem de terno azul andando e segurando uma pasta marrom

O gestor de recursos humanos é especialista em lidar com pessoas, principalmente em momentos delicados como um desligamento.

Como seu papel é servir de intermediário no relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, no momento da demissão é o RH que garante que tudo aconteça da maneira mais tranquila possível, evitando afetos pessoais que possam gerar processos trabalhistas.

Assim como ocorre com as contratações, um processo de demissão envolve uma série de ações burocráticas que precisam ser supervisionadas de maneira adequada para resguardar tanto a empresa como o colaborador. O gestor de recursos humanos deve trabalhar junto com a equipe de contabilidade para fazer os cálculos de rescisão de maneira correta e monitorar o acerto de cada funcionário, assim como o exame demissional e tudo que envolve a dispensa.

Erros nessa etapa causam um grande prejuízo para a empresa em caso de ação trabalhista, por isso um gestor de recursos humanos é fundamental para administrar a documentação e todas as transações monetárias.

3) Na hora de lidar com a folha de pagamento

Lidar com a folha de pagamento é um dos processos mais desgastantes na rotina de qualquer empresa, e o Brasil é conhecido por ter um dos sistemas mais complexos e burocráticos do mundo!

Quanto mais o negócio cresce, mais trabalhoso se torna esse procedimento, que pode tomar dias de um gerente que já possui uma série de outras atribuições e não pode parar uma semana por mês só pra trabalhar com folha.

O gestor de recursos humanos é o profissional ideal para quem deseja terceirizar a administração da folha de pagamento. Seu trabalho é garantir que o salário de cada colaborador esteja adequado à sua função, incluindo os benefícios e outras variáveis que fazem parte da remuneração. Esses valores variáveis incluem comissões, horas extras, vale-transporte e vale-refeição.

Quem lida com a folha de pagamentos também deve estar atento aos benefícios obrigatórios como FGTS, INSS e férias, e o gestor de recursos humanos também fica responsável por articular valores adicionais, como plano de saúde e outros serviços descontados em folha. O controle de folgas, banco de horas, frequência e agendamento de férias também fica a cargo do setor de RH.

4) Quando você precisar fazer endomarketing

Grupo de homens conversando sentados em círculo

O trabalho do gestor de recursos humanos tem sido cada vez mais valorizado por quem busca construir estratégias de endomarketing dentro das empresas. Essas ações de marketing voltadas para a equipe melhoram o clima organizacional aumentam a produtividade por meio da valorização e do desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

Ter uma pessoa dedicada a desenvolver esse tipo de ação traz o endomarketing direto para a cultura da empresa, indo além de ações isoladas em datas especiais, já que exige pesquisa, trabalho constante e objetivos de longo prazo.

O profissional desse setor pode:

  • Mediar conflitos;
  • Melhorar condições de trabalho relativas a segurança, ergonomia e conforto dos colaboradores;
  • Promover dinâmicas como ginástica laboral, festa para os aniversariantes do mês, etc;
  • Estipular bônus de produtividade na forma de home-office semanal ou trabalho em meio período às sextas-feiras.

Dentre outras atividades interessantes.

Dependendo do tamanho da empresa, o líder pode não conseguir acompanhar os funcionários diretamente todos os dias. Por isso, o gestor de recursos humanos também pode ficar responsável por reconhecer talentos em destaque, resolver questões como remanejamento de função e garantir um ambiente em que as características individuais sejam respeitadas e bem aproveitadas.

Quer conhecer mais ações de endomarketing e como implementá-las na sua empresa? Então continue a leitura no próximo post!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.