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Mulher de jaleco segurando caixa branca e mostrando para outra mulher que sorri e encosta o dedo na caixa.

Como aumentar o ticket médio de produtos de higiene e farma?

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Você sabe o que é ticket médio? Trata-se de um indicador de performance que informa o valor médio das compras feitas em um estabelecimento. Aumentar o ticket médio da loja nada mais é do que vender mais e hoje estou aqui para te ajudar a melhorar o desempenho nos itens de higiene e farma.

 

A pandemia da Covid-19 trouxe um aumento da demanda por produtos de higiene e farma, abrindo novas oportunidades para o segmento. É hora de usar esse interesse de maneira inteligente, com ofertas e mercadorias que fazem a diferença na vida dos clientes.

Estratégias voltadas para o ticket médio não beneficiam apenas as empresas, viu? O lucro é só uma consequência da otimização da experiência do cliente, que recebe um atendimento direcionado e tem mais chances de encontrar o que precisa com menos esforço e mais opções. Quer um exemplo?

Luciana vai até a farmácia comprar seus remédios de uso contínuo, mas na fila do caixa encontra alguns produtos em promoção e decide testar um novo hidratante e renovar seu estoque de filtro solar. Se não fosse pelo preço atrativo e a localização estratégica a compra não seria efetuada, e o resultado é uma venda de valor maior, impactando o ticket médio.

Já pensou na quantidade de clientes como a Luciana só esperando um empurrãozinho para comprar mais? Então não perca mais tempo, continue a leitura para saber como usar os itens de higiene e farma para aumentar o ticket médio da sua loja.

Homem de camisa social sorrindo e entregando cartão de crédito para mulher de jaleco no balcão da farmácia.

Higiene e farma: como aumentar o ticket médio?

Antes de pensar em aumentar o ticket médio, é importante saber como calculá-lo. Esse valor pode ser obtido em relação ao número de clientes ou ao número de vendas, e já expliquei essas fórmulas detalhadamente em outro post, mas de maneira simplificada funciona assim:

  • Ticket médio por cliente: TMc (ticket médio de clientes) = VT (volume total de vendas em dinheiro) dividido por C (número de clientes no período);
  • Ticket médio por vendas: TMv (ticket médio de vendas) = VT (vendas totais no período) dividido por V (número de vendas);

A escolha da fórmula vai depender do seu objetivo no momento e da realidade do seu negócio. Mas se você fez as contas e viu que esse número precisa melhorar, é hora de partir para o ataque. Veja algumas dicas:

Descontos progressivos

Desconto progressivo é aquele que aumenta de acordo com a quantidade de itens comprados, como naquelas promoções de “compre 2 e pague 1”. Os itens de higiene e farma são ideais para o formato, já que muitos são de uso cotidiano e não são perecíveis – o que faz o consumidor estocar sem problemas.

Você pode sinalizar a oferta com cartazes, nas mídias sociais ou fazer uma ilha promocional permanente na loja, alternando as mercadorias periodicamente. Para não levar prejuízo, aposte em um fornecedor parceiro com preços atrativos e benefícios como o cashback do Martins, assim o desconto não pesa no seu bolso.

Mix completo e variado

Mulher olhando prateleira com produtos de higiene e farma.

A matemática é bem simples: quanto maior a variedade de produtos de higiene e farma você oferecer, maiores são as chances de vender. Invista em um mix diverso, e fique de olho nas tendências do mercado para que seu estoque consiga atender aos mais diferentes perfis e necessidades do seu público.

O mix de higiene e farma está cada vez mais amplo e inclui, não só os produtos básicos de cuidados pessoais que você já conhece, mas também suplementos alimentares, alimentos dietéticos e uma variedade cada vez maior de cosméticos.

Produtos complementares

Lembra do exemplo da Luciana? Além do posicionamento e do preço, o que motivou sua compra foi a proximidade dos hidratantes e filtros solares, itens complementares que atraem principalmente clientes ligados nas tendências de skincare.

Conhecer o mercado, os produtos e o comportamento do consumidor é a chave para aumentar o ticket médio. Muitos estabelecimentos apostam também nos kits de higiene e farma para impulsionar alguns itens: dá para agrupar shampoo, condicionador e máscara de tratamento; produtos de limpeza de pele; kit para pintar o cabelo em casa e muito mais.

Atendimento eficiente

Mulher de jaleco segurando caixa branca e mostrando para outra mulher que sorri e encosta o dedo na caixa.

No exemplo acima, o que fez a ponte entre a consumidora e os produtos de higiene e farma foi o merchandising estratégico, mas o atendimento também é o diferencial que seu cliente espera – principalmente em tempos de pandemia.

É importante engajar os colaboradores na missão de aumentar o ticket médio, e estratégias como metas e bônus podem ser usadas para estimular todo mundo a querer vender mais. Só cuidado na hora de equilibrar o estímulo com a qualidade do atendimento: o consumidor sabe a diferença entre um produto empurrado goela abaixo e uma sugestão cuidadosa e personalizada.

Brindes e vale-presente

Outro formato clássico do varejo, e que funciona muito bem no segmento de higiene e farma, são os brindes e amostras grátis. Várias marcas trabalham com versões de teste dos produtos, e isso ajuda o cliente a conhecer melhor a mercadoria, estimula a compra e ajuda na fidelização.

Quem não gostaria de voltar em uma loja que dá brindes para compras a partir de um determinado valor? Muita gente coloca mais itens no carrinho só pelo presente, e enquanto isso seu ticket médio só cresce.
Já os vales e cupons podem beneficiar clientes em datas especiais e ainda funcionam como incentivo para que as pessoas se cadastrem na loja. A vantagem é dupla: o ticket médio cresce e os dados te ajudam a entender melhor o público, fazer compras mais inteligentes e, consequentemente, vender mais.

Para deixar seu mix higiene e farma ainda mais atrativo, conheça os produtos de beleza e skincare da L’Oreal. Fiz uma curadoria de itens que você encontra no Martins Atacado com os melhores preços e condições especiais, dá uma olhadinha!

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