Muito provavelmente você está sabendo dos casos de coronavírus (COVID-19) no mundo. Se ainda não, eu te conto: recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o mundo enfrenta uma pandemia. De forma prática, todos os continentes estão lutando para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
O mais importante para um momento como esse é garantir a saúde das pessoas e evitar o contágio. O tempo decorrido entre a exposição ao vírus e o aparecimento de sintomas é, atualmente, considerado de 14 dias e, por isso, a importância do isolamento e o motivo para várias empresas estarem fechando – temporariamente – as portas.
E aí surge um desafio para muitos: é hora de repensar os modelos de trabalho. E sabe o lado bom disso tudo? Já existem maneiras de garantir que o trabalho em casa aconteça de forma organizada e produtiva e é isso que eu vou te contar nesse texto. Vamos comigo?
O que é Home Office?
A expressão em inglês que apareceu muito nos últimos dias faz referência ao fato de trabalhar fora do escritório. Apesar de algumas empresas funcionarem nesse modelo antes mesmo da crise, a prática ainda causa receio em muitas pessoas.
É mais comum vermos profissionais de áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalharem dessa maneira. Justamente pelo fato de possuírem funções que podem ser feitas remotamente sem prejuízos aos objetivos do negócio.
Apesar da necessidade ter surgido de forma muito rápida, o fato é que estamos vivendo um experimento de trabalho remoto forçado pela pandemia e precisamos estar preparados! Por isso, separei dicas fundamentais para quem vai direcionar os colaboradores para o trabalho em casa ou dar continuidade aos projetos no modelo home office.
Trabalhar em casa: comunicação é tudo!
Essa é uma dica fundamental para ter sucesso nessa empreitada. Distante da comunicação presencial, é preciso ser objetivo e ter processos de diálogo muito bem definidos. Converse com sua equipe ou seu superior para definir uma estratégia que funcione para todos.
Alguns aplicativos para celular e computador facilitam bastante e vou recomendar as opções gratuitas que mais gosto:
- WhatsApp: nem só de grupos de conhecidos a ferramenta vive! No aplicativo para celular com opção para acesso via computador, é possível se comunicar com a equipe e tirar dúvidas imediatas. Apesar de ser super prático, é bom ficar atento para manter a postura profissional e se expressar de maneira clara com os envolvidos. Se achar que por meio de textos está difícil, pergunte se pode enviar um áudio e explique melhor sua necessidade. Evite correntes, fotos pessoais e assuntos polêmicos.
- Zoom Meetings: a ferramenta permite que você faça chamadas de vídeo com pessoas de qualquer lugar do mundo e também permite o compartilhamento de arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. Sabe aquela reunião que você precisa fazer? Um bate-papo com um colaborador para alinhar novas estratégias? Videoconferências são a melhor opção!
- Google Drive: crie, edite e compartilhe! Arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com colaboradores, parceiros e fornecedores através da conta do Google. Além disso, ele oferece planilhas, apresentações e arquivos de texto que podem ser acompanhados pelos participantes em tempo real. Com certeza é uma mão na roda que você vai adorar ter nos períodos em que não está fisicamente na empresa, mas precisa fazer a roda girar.
Alinhamento com reuniões no começo e fim do dia
A novidade de trabalhar em casa não é apenas para quem está coordenando a equipe, a prática pode assustar inclusive os funcionários que não sabem muito bem como lidar com os compromissos fora do escritório. Para garantir que tudo dê certo, comece o dia com uma reunião de pauta, organize os objetivos e as tarefas de cada um e apoie quem precisa de mais atenção nesse momento.
Assim que o dia passar, faça outra reunião para perceber o que deu certo e o que precisa melhorar. Dessa forma, em alguns dias os ajustes necessários conseguem ser feitos e vocês terão uma experiência ainda mais produtiva trabalhando em casa.
Se você é um colaborador que foi pego de surpresa com essa história, mostre sua vontade de fazer dar certo e ajude o gestor a construir formas de alinhar os processos de acordo com a sua experiência. Descobrir novas formas de empreender meio a situações adversas são uma boa maneira de se desafiar, né?
Trabalhar em casa não é impossível!
Em um momento desses, é bom pensar na saúde do mundo, mas também, no quanto os modelos de trabalho mudaram e nas infinitas possibilidades de nos mantermos conectados uns aos outros. É preciso paciência em um processo de mudança, mas também é preciso de dedicação e clareza. E como eu sei que você deve estar se perguntando: “tudo bem, mas como fazer isso na prática?” já vou citar duas situações a seguir.
Precisou enviar os vendedores para casa e não sabe como manter a loja? Organize maneiras deles entrarem em contato com os clientes pelo telefone, e-mail, dedicarem um tempo pesquisando sobre o comportamento de compra dos consumidores e tenha uma equipe ainda mais preparada em algumas semanas.
Tem produtos parados e precisa girar o estoque? Entregas via delivery cresceram e as pessoas estão ficando mais na internet. Comunique isso nas mídias sociais e inclua o serviço na rotina do seu negócio.
Quem sabe daqui algum tempo você não percebe que esse é um tipo de trabalho totalmente viável para seu negócio? Ou simplesmente ajustar alguns processos que podem ser bem melhores do que os oferecidos pela sua empresa hoje?
Para ir mais além no assunto, leia o meu próximo texto sobre como a política de Home Office é vantajosa para a empresa.