O ano iniciou trazendo muitas expectativas, especialmente para o setor hoteleiro. Com a retomada da economia, ainda em 2021, o interesse por hospedagens voltou à rotina das pessoas. Portanto, hoje vamos falar sobre as tendências que estão em alta para você, que atua nesse segmento.
Realmente, os últimos dois anos foram desafiadores para o setor hoteleiro. Somente no primeiro ano da pandemia da Covid-19, em 2020, o faturamento do segmento caiu R$ 46,7 bilhões. Isso considerando apenas o Brasil.
Contudo, com o avanço da vacinação e declínio da mortalidade, o setor hoteleiro começou a reagir no final de 2021. Já no réveillon, a taxa de ocupação de hotéis ficou entre 80% e 100% em muitos destinos turísticos do país.
Mesmo com o cancelamento das festas de rua em muitos endereços tradicionais do carnaval, a situação se manteve otimista. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), a ocupação chegou a 80% em Alagoas e Sergipe, por exemplo.
De acordo com estudo da empresa de monitoramento e consumo Hibou, 43% dos brasileiros têm planos de viagem para 2022. Entre os três principais destinos estão praia deserta (51%), sítio ou chácara (32%) e hotéis fazendas (31%).
O resultado desse estudo nos dá um indicativo das tendências deste ano para o setor hoteleiro, e é sobre elas que vamos falar a seguir.
9 tendências no setor hoteleiro
Antes de apresentarmos as tendências para este ano, vamos a uma reflexão?!
Considere as experiências que teve, como pessoa física, entre 2020 e 2021. Acrescente também à lista as adaptações necessárias ao seu espaço nesse mesmo período. Se puder, coloque no papel ou escreva no bloco de notas do seu smartphone.
Agora, olhe atentamente para suas anotações. Consegue perceber semelhanças entre a experiência pessoal e da empresa?
Arrisco que a palavra tecnologia ou digitalização resume boa parte dos acontecimentos. Talvez você tenha passado a se comunicar mais (ou ainda mais) por meio de recursos virtuais. Mesmo com a retomada da economia, esse formato de consumo não diminuiu.
Você também passou a se informar sobre imunização e medidas de biossegurança. Inclusive, suspeito que conheça algumas pessoas que começaram a trabalhar em regime híbrido.
Além disso, embora não seja um consenso, o passaporte da vacina já é realidade em algumas partes do país. Dessa forma, é um documento que pode ser necessário ao setor hoteleiro.
Por enquanto, há cidades que proibiram a exigência. Porém, segundo nos mostra a pesquisa do Instituto Ipsos, é importante estar atento às atualizações das medidas, já que oito em cada dez brasileiros veem a vacina como uma obrigação.
Outra questão a se levar em conta está na digitalização dos serviços e presença em canais virtuais. Para muitos clientes, são mais cômodas as reservas mobile e a disponibilidade de internet no local de estadia.
Por outro lado, o setor hoteleiro deve se atualizar em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor. Se você lida com os dados dos clientes, é urgente que adote ferramentas de segurança. E quando essa situação acontece? Ao fazer reservas, no check-in e check-out, ao receber pagamentos, entre outros.
Dito isso, vamos às tendências do setor hoteleiro.
1. Estadias mais longas
Com a pandemia, muitas empresas e profissionais mudaram a forma como enxergam o expediente de trabalho. Logo, o sistema híbrido e o trabalho remoto se tornaram uma realidade.
Mas como essa decisão impacta o setor hoteleiro? Bom, acredita-se que, com mais liberdade de organizar a rotina, as pessoas comecem a optar por estadias mais longas. Afinal, elas podem trabalhar de onde quiserem.
Em 2020, por exemplo, o número de reservas de longo prazo pelo Airbnb aumentou 24%. Esse avanço se deu enquanto as novas reservas no país em modelos tradicionais caíam 74%. O sucesso foi tanto que a empresa seguiu investindo nesse perfil de público.
Portanto, está aí uma ótima oportunidade de negócios, pela qual pode-se criar pacotes específicos para quem busca uma nova experiência.
2. Flexibilidade na reserva
Outro fator que deve influenciar fortemente no perfil dos usuários do setor hoteleiro é a economia. Quem está acostumado a receber reservas corporativas terá que lidar com mudanças nas políticas das empresas.
Com menos dinheiro em caixa, é provável que as empresas passem a ser mais flexíveis com as reservas. Logo, vão considerar tarifas melhores em compra direta, segurança sanitária, pacote de benefícios, entre outros.
3. Lazer com espaço para o trabalho
Lembra-se de que falamos acima sobre a flexibilização do modelo de trabalho? Então, que tal pensar em adaptações em seu estabelecimento para aqueles que precisam resolver questões profissionais no meio do passeio?
Reforço na qualidade da internet, adoção do 5G e pequenas estações para trabalhar integradas ao meio ambiente são boas pedidas.
4. Novos meios de pagamento
Com sinceridade, hoteleiro, me conta: você tem um canal de recebimento diversificado? Pois saiba que a variedade nas opções de pagamento pode ser decisiva na realização de uma reserva.
Portanto, atenção com a chegada de novas modalidades. Hoje, já contamos com o Pix e até criptomoedas. Para ajudá-lo a se atualizar sobre essas tendências, leia nosso texto sobre as atuais formas de pagamento, incluindo o Pix.
5. Viagem solo
De acordo com pesquisa da Booking, o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de preferência por viagens solo. Em 2019, 25% dos brasileiros queriam viajar sozinhos. Em 2020, 39% dos entrevistados compartilhavam esse desejo.
Mais recentemente, a própria Booking e a plataforma Travelzoo informaram que viajantes solo correspondem a 11% do mercado de viagem. Inclusive, a busca pela expressão “solo travel” no Google cresceu 131%.
Interessante, não é mesmo? Hora então de avaliar o quanto você, hoteleiro, está preparado para receber esse público. Será que vale deixá-lo apenas em mesas pequenas do refeitório para o café da manhã?
6. Serviço sem contato
Aqui trazemos mais uma tendência que se fortaleceu como medida de segurança, mas que se mostrou um ganho em eficiência. Aqui estamos falando da utilização da tecnologia contactless ou NFC, popularizada pelos cartões com pagamento por aproximação.
No setor hoteleiro, é visto como um recurso que facilita o check-in, a reserva e mesmo a entrada nos quartos. Além disso, possibilita maior interação com o hóspede, simplificando a coleta de informações para otimização do atendimento.
7. Sustentabilidade
Entre 2019 e 2021, aumentou em 22% a preocupação dos consumidores com sustentabilidade. Conforme pesquisa do Institute for Business Value (IBV), essa questão é importante para 84% dos brasileiros.
Entre as ações de sustentabilidade viáveis para o setor hoteleiro está a reciclagem. Há ainda aproveitamento da água da chuva e uso de fontes alternativas de energia (como a solar). São apenas exemplos que, além do mais, podem colaborar com a economia do seu empreendimento hoteleiro.
8. Hiper personalização
Quando se fala em hiper personalização no ramo hoteleiro, não se trata somente de personificar o atendimento. Uma forte tendência dos últimos anos tem sido a reserva de espaços exclusivos para clientes.
Em alguns setores da hotelaria, há casos de aluguel de ilhas e uma vila inteira para empresas. Logo, o maior atrativo da modalidade é proporcionar ambientes que mantenham esse tipo de público isolada dos demais clientes.
9. Bem-estar e saúde
Após a pandemia, muitas pessoas pretendem manter cuidados de higiene adquiridos durante este período crítico. Dessa forma, essa preocupação também deve se estender ao setor hoteleiro.
Essa atenção não se restringe a medidas sanitárias, mas também a ações de controle do estresse e relaxamento. Além de investir na otimização da sua estrutura, pode ser o momento de se fazer parcerias.
Por exemplo, você pode ofertar dia de spa, aulas de yoga e dança, meditação ou atividades esportivas. São benefícios que tornam o espaço mais atrativo e aumentam o valor do ticket médio.
Setor hoteleiro e seu novo normal
Encare as tendências mostradas até aqui como uma grande ajuda para o seu empreendimento. Procuramos reunir informações que, inclusive, podem melhor prepará-lo para qualquer circunstância. Afinal, ainda vivenciamos a pandemia e a instabilidade econômica.
Precisamos ressaltar também que retornamos à legislação válida para o setor hoteleiro antes das regras emergenciais decorrentes da pandemia. Portanto, desde 1º de janeiro, o Código de Defesa do Consumidor voltou a ser aplicado na íntegra.
Assim, o consumidor voltou a ter direito de arrependimento (art. 49). Além disso, hotéis podem cobrar por cancelamento de reserva, de acordo com o contrato firmado junto ao cliente. Até 31 de dezembro de 2021, o setor hoteleiro era obrigado a oferecer remarcação ou reembolso.
É isso. Ficamos por aqui, mas toda semana tem conteúdos novos no blog que fazem diferença no seu empreendimento. Inclusive, você sabe o que é room office? Aproveita para ler sobre o tema, que também é tendência no setor hoteleiro.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.