15 ideias criativas para hortifruti: aumente suas vendas

Tempo de Leitura: 10 minutos
ideias criativas para hortifruti

Sumário

Trabalhar com hortifruti tem seus desafios, mas estamos aqui para ajudar sua loja a superar qualquer obstáculo. Afinal, o combo frutas, legumes, verduras (FLV) também deve ser fonte de saúde para os negócios. Quer ver como? Então fique com a gente no papo de hoje sobre ideias criativas para hortifruti.

Sabemos que muitas dúvidas surgem quando temos que lidar com produtos tão delicados quanto os de FLV. Se nem com hortaliças dá para generalizar nos cuidados, imagina lidar com todo o resto.

Da compra até a venda, inúmeras situações precisam ser equilibradas para garantir a qualidade e sobrevivência dos hortifrutis. Temperatura, umidade e forma de guardar e dispor na gôndola são algumas das preocupações que afligem esse setor.

Isso sem falar na necessidade que os clientes têm de tocar nos produtos. É inevitável, e, em alguns casos, uma ação bem danosa para a durabilidade. Isso também acontece no seu ponto de venda, amigo lojista?

Mas saiba que você não está sozinho. Às vezes, por mais cuidadosos que sejamos, parece impossível minimizar perdas. Ou, quando surge uma orientação prometendo o fim do desperdício, o método de execução é caro demais para ser aplicado.

Sabendo disso, fomos em busca de ideias criativas para hortifruti. A meta era encontrar formas de otimizar as vendas com sugestões efetivas e que, claro, caibam no bolso. Então, vem conferir o resultado.

Ao todo, são 15 ideias criativas para hortifruti. Elas contemplam todas as áreas do PDV. Portanto, tem orientação para compra, armazenagem, atendimento, comercialização, entre outros. Temos certeza de que você encontrará os insights que serão perfeitos para o seu estabelecimento.

Cuidando da estrutura para o hortifruti

Como você já sabe, tudo conta na hora de promover a experiência do cliente. O consumidor precisa chegar ao espaço com facilidade, circular sem obstáculos, tirar dúvidas de maneira simples. Além disso, ele deve se sentir à vontade, convidado a estar ali e, lógico, querer voltar.

Porém como conseguir atender essas exigências no hortifruti sem negligenciar a manutenção dos produtos? O que a experiência nos mostra é que uma casa bem arrumada resolve metade de qualquer problema.

Isso mesmo. Alguns cuidados básicos com a estruturação do PDV já são um grande aliado das vendas. Portanto, vamos começar a lista de 15 ideias criativas para hortifruti dando atenção aos aspectos estruturais.

Layout da loja: não seja casca de jaca!

A casca de jaca é dura e áspera, embora guarde um fruto saboroso e coringa para muitos pratos. Acontece que nem todo mundo quer enfrentar a casca para descobrir o quão bom pode ser comer uma jaca. 

Mas o que queremos dizer com essa história? Que o setor de hortifruti não pode ser de difícil acesso.

O consumidor que encontra muitos obstáculos para uma compra vai embora. Por isso é tão importante pensar o layout desse setor. E nem tudo se resume a ter uma bancada enorme para deixar os produtos à mostra.

Acredite, ela não funciona em todo lugar, mesmo que você tenha muito espaço para isso.

Como já nos ensinou o experiente projetista da UMV, Pedro Neto, o mobiliário serve às vendas e não o contrário. Para definir a apresentação dos produtos, analise sua localização e o público-alvo.

Você pode ter um hipermercado, mas, se a saída de hortifruti for fraca, uma bancada grande só aumentará o desperdício. Agora, se seu espaço é pequeno, mas com grande demanda por FLV, expositores menores podem não ser a melhor solução.

E não é só a demanda ou o tamanho da loja que conta. O layout ainda precisa ser funcional para a manutenção dos alimentos e chamativo para os clientes.

Pensando nisso, confira algumas ideias criativas para hortifruti no layout do setor:

1. Climatize o ambiente a baixo custo

Use geladeiras, freezers e ventiladores de outros segmentos como aliados! Você bem sabe que a resistência ao calor ou baixa ventilação não é igual entre frutas, legumes e verduras.

E também sabemos que os custos de manutenção de um refrigerador apenas para isso nem sempre são viáveis. Entretanto, dá para montar o layout de hortifruti aproveitando o que você já possui na loja.

Primeiro, divide o setor de FLV em duas categorias: os climatéricos e não-climatéricos. Depois, considere a temperatura de conservação ideal para cada tipo.

Os hortifrutis climatéricos são aqueles que começam a amadurecer logo que colhidos, pois liberam muito etileno. É o caso da banana, maçã, mandioquinha, tomate e abacate. 

Entretanto, a temperatura ideal de conservação da banana (15ºC), por exemplo, é muito superior à da maçã (em torno de 0ºC). Além do mais, uma perto da outra gera tanto etileno que a perda rápida dos produtos é quase certa, o mesmo ocorrendo com as FLVs que ficam próximas dessas frutas.

Já os alimentos não-climatéricos liberam etileno de forma mais lenta. Portanto, só precisam de refrigeração. Temos nessa lista berinjela, milho, melancia, batata doce, limão, laranja, rabanete e goiaba. Obviamente, quanto à temperatura, cada uma tem seu ponto ideal, assim como ocorre entre os climatéricos.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil desenvolver o mapa para disposição do mobiliário de hortifruti. Coloque o setor de frios no entorno e deixe as bancas que precisam de maior refrigeração dispostas próximo a ele. 

Para bloquear o efeito do etileno liberado pelas FLVs climatéricas, use ventiladores, que devem ser instalados em cima dessas bancas. Assim, a própria ventilação vai retirar do ambiente o gás do amadurecimento.

Outra orientação é deixar em gôndolas mais isoladas das demais os itens que têm maior potencial de amadurecer os outros, como bananas e maçãs.

2. Explore diferentes tipos de expositores

Prateleiras, cestos e caixotes são boas opções para fugir do tradicional esquema de bancas e vascas hortifruti. Apenas evite o empilhamento dos produtos, pois, além de dificultar a visualização, pode comprometer a conservação.

3. Apresente novas formas de consumo dos hortifrutis

Alimentos picados ou em combos também devem ser contemplados no layout da loja. Está aqui uma maneira de expor hortifruti fora dos meios tradicionais. Afinal, nem sempre o cliente tem conhecimento, tempo ou condições de lidar com FLV sem nenhum tipo de manipulação.

Você vai alcançar aquele consumidor que só não come uma tangerina por preguiça de descascar? Sim. Mas também atenderá um cliente com alguma deficiência restritiva de movimentos. Ou mesmo quem precisa otimizar o tempo no preparo de refeições.

Aproveite também que não é mais necessário colocar validade na categoria de hortifruti embalado. A exigência de se estabelecer prazo de consumo para esses produtos terminou no final de julho, com a portaria 458/2022.

Pense fora da caixa e avalie qual tipo de embalagem pode ser usada. De repente, vale a pena investir em algo que possa ser reaproveitado pelo cliente e sirva de expositor da marca. 

Além disso, coloque esses produtos em local visível. Tenha sempre opções em espaço que possam ser acessados por clientes com baixa estatura ou mesmo cadeirantes.

4. Mantenha uma balança sempre por perto

Ainda que você não tenha um funcionário só para pesagem de hortifruti, disponha uma balança para o cliente.

Muitos consumidores preferem ter noção do volume que estão levando antes de passarem pelo caixa. Esse recurso reforça não apenas as boas práticas do estabelecimento, como evitar o abandono de produtos na boca do caixa

E treine a equipe de repositores para auxiliar o cliente nesse momento. Ou então coloque instruções por escrito próximo à balança. Essas instruções precisam ser curtas, simples e apresentadas de forma clara, visível e criativa. Ilustre e aproveite esse espaço para reforçar sua marca.

5. Divirta-se com as cores e outros atributos

O setor de hortifruti já vem com atrativos sensoriais embutidos. Logo, use esse presente da natureza a seu favor. Mescle as cores, explore os cheiros. Crie tábuas de degustação bem coloridas e atraentes para que o consumidor sinta cheiros, sabores e texturas.

É assim que se vende nas feiras ao ar livre há séculos. E nisso há outro truque: ao ter acesso à amostra, o consumidor tem menos necessidade de ficar apertando os alimentos.

6. Preço e informações de rastreabilidade à vista

Disponibilizar esses dados ao cliente é lei e reforça a relação de confiança do consumidor com o seu PDV.

Regulamentada em 2018 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Lei da Rastreabilidade de FLV está em vigor. Ela determina que os hortifrutis tenham informações de identificação, origem e movimentação na cadeia produtiva.

Em geral, FLV com origem certificada tem QR Code. Ao colocar plaquinhas com preço dos produtos, você pode disponibilizar esse código para o público. Quem se interessar, vai poder acessar por meio do próprio celular.

Caso não haja essa possibilidade, escreva, junto ao preço, as informações básicas que constam na nota fiscal.

Fazendo limonada com os desafios do PDV

Até agora, o assunto foi sobre a apresentação de frutas, legumes e verduras no PDV. Entretanto podemos até adivinhar a pergunta que não sai da sua cabeça: e a armazenagem, Fala Mart? O que eu faço para conservar melhor os hortifrutis antes e durante a exposição?

Claro que tem ideias criativas para hortifruti nessa etapa. Antes, uma recomendação: faça uma boa gestão de estoque. Esse é o primeiro passo para não ter desperdício em qualquer setor da sua empresa.

Realize pesquisas junto ao consumidor, acompanhe o fluxo de caixa com rigor. Só desse modo você evitará comprar mais ou menos do que realmente precisa. Vencida essa questão, vamos a mais ideias criativas para hortifruti.

1. Crie nichos com poucas unidades de cada item

Grandes volumes de cada tipo de FLV só compensam quando o fluxo do hortifruti é muito alto.

Sabe aquela promoção imperdível? Aquele momento em que você consegue baixar o preço do quilo do tomate de R$ 9 para R$ 2,99? É nessa hora que vai para exposição o alto estoque de FLV sem risco de encalhe. Ele, com certeza, será vendido em questão de horas e, portanto, não há muito tempo para reposição.

Se a sua situação não é essa, opte por apresentar os produtos em quantidades menores, conforme o perfil de saída. Isso facilita a limpeza, evita empilhamento de mercadoria e diminui as chances de perdas desnecessárias. Outra vantagem está no fato de aumentar a visibilidade dos hortifrutis.

2. Use borrifadores de água nas verduras

Não basta definir um bom local para expor as verduras, é preciso mantê-las hidratadas.

Alguns estabelecimentos costumam mantê-las em recipientes com água, mesmo quando não são hidropônicas. Entretanto, esse método nem sempre é o mais viável. 

Primeiro, porque é preciso manter alguns cuidados para que não virem criadouros de mosquitos, como o que transmite dengue. Depois, corre-se o risco de apodrecer as folhas por excesso de água. Terceiro, exige um uso muito grande de água.

Contudo, se você borrifar as folhas com água, as gotículas serão mais que suficientes para mantê-las viçosas. Só não pode esquecer de usar o recurso regularmente.

Outro cuidado importante é evitar o empilhamento de muitas verduras. Alguns tipos de folhas apodrecem quando ficam muito tempo em contato com água acumulada. A alface é uma delas.

Uma sugestão é manter esses produtos o mais próximo da vertical e até forrar os expositores com papel absorvente. Nesse segundo caso, o papel deve ser trocado periodicamente e as folhagens movimentadas.

3. Improvise uma câmara fria com ar-condicionado

Essa dica é para o armazenamento no estoque. A não ser que você consiga obter produtos frescos quase que diariamente, você vai precisar estocar. E, nesse caso, é melhor ter um espaço bem refrigerado. 

Em um cenário ideal, a loja necessita de uma câmara fria. No entanto, essa não é a realidade para todos os empreendimentos. Por isso, até que você consiga ter um local como esse, há a possibilidade de se improvisar.

A sugestão vem de um empreendedor do interior de São Paulo, Jonas Santos. Em seu canal no Youtube, ele ensina a fazer uma câmara fria com ar-condicionado. A temperatura ainda fica acima da ideal, mas já ajuda a preservar melhor os hortifrutis quando o calor se intensifica.

Conforme ele ensina, utilizam-se placas de PVC de 1,20 m por 2,10 m para montar o cômodo. Dentro, coloca-se um ar-condicionado split com potência recomendada 12.000 BTUs.

Jonas observa a importância de se colocar o aparelho do lado oposto ao da porta. Assim, há espaço suficiente nas laterais para acomodar as FLVs, que não podem receber diretamente a corrente de ar frio.

Reforça-se aqui que, para o sucesso do seu negócio, é importante colocar como meta a construção de uma câmara fria. A sugestão apresentada é apenas um paliativo para auxiliar nesse processo de transição.

Vendas tão fáceis quanto “mamão com açúcar”

Mas não tem nada que ajude mais na comercialização de frutas, legumes e verduras do que um bom atendimento. Confira na sequência ideias criativas para movimentar a equipe.

1. Equipe treinada e de luvas. Sempre é bom reforçar

Quem vende precisa conhecer o produto ofertado. Sendo assim, familiarize a equipe a respeito dos produtos oferecidos e torne acessíveis as informações sobre eles. 

Procure deixar um funcionário por turno para acompanhar o setor. Assim, ele pode ajudar na reposição e auxiliar os clientes quando necessário.

Caso possa ter um profissional exclusivo para o hortifruti, ele pode oferecer amostra de itens com alta procura. Assim, ele mesmo auxilia os clientes na escolha.

Além disso, quem mexe no hortifruti deve usar luvas, pois, assim, vai colaborar para a durabilidade do produto.

2. Ciclo de limpezas

Cuide sempre dos expositores, retirando FLV em mau estado de conservação ou envelhecido, casca e sujeiras em geral.Uma dica é estabelecer períodos para checagem. Caso o movimento seja muito grande, o acompanhamento precisa ocorrer mais de duas vezes ao dia.

3. Vá além das expectativas.

O mínimo que o consumidor espera é encontrar produtos de qualidade. Contudo, você pode fazer mais por ele.

Eleja alguns produtos para oferecer receitas. E então varie os itens contemplados de tempos em tempos. Disponibilize também itens acessórios, como higienizador de alimentos e sacolas retornáveis.

Você ainda pode sugerir potes de armazenamento, papel toalha e panos de prato, por exemplo. Todos esses itens ajudam na conservação das FLV em casa.

4. Implemente ações de cross selling

Em tradução literal, é a venda cruzada de produtos. Sabe quando você monta ilhas com garrafas de bebidas e itens que podem compor o ambiente de consumo? Como por exemplo, vinho combinando com macarrão, molho, queijo, prato, taça e talher. Isso é cross selling.

Entre as ideias criativas para hortifruti, promover a venda cruzada tem o potencial de ampliar o interesse da clientela. E ainda: chamar a atenção de quem nem estava pensando naqueles itens.Tem mamão? Disponha com vidros de mel, iogurtes e cereais. Acrescente kits de utensílios para sobremesas. O coco pode ter por perto opções de abridores. Abacaxi e hortelã combinam e podem estar próximos. A variedade de cenários possíveis é imensa.

5. Foco nas sazonalidades

Cada época do ano tem seus hortifrutis típicos. Não ignore. Converse sobre isso com seus fornecedores. Você pode conseguir preços e produtos em condições melhores. Consequentemente, conseguirá repassar valores mais atraentes ao consumidor final.

E lembre-se de que o Martins Atacado trabalha com os melhores fornecedores do varejo. Acesse o portal na internet ou o aplicativo para conferir o portfólio.

6. Promova o Dia de Feira

Essa estratégia é uma aliada para fortalecer o seu ponto de venda como referência de hortifruti.

Coloque-a em um dia da semana com movimento menor e ofereça boas ofertas com reforço no frescor dos itens. Também evite competir com feiras livres tradicionais da cidade. 

Escolha algumas FLVs que podem ser ofertadas a preços interessantes para os clientes. Aproveite para oferecer degustação, reforçar o marketing nas redes sociais e atrair a atenção para outros setores da loja.

Com essas 15 ideias criativas para o hortifruti, as boas vendas estão garantidas. Continue com a gente para acompanhar conteúdos de impacto como este. Aproveite para baixar, de graça, o guia de precificação de produtos. É só clicar no banner abaixo!

Até a próxima!

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