Você já pensou em ter um sistema de gestão para o varejo cobrindo todas as suas necessidades de organização, execução e planejamento? Se a ideia ainda não passou pela sua cabeça, neste artigo você vai ver por que é uma ótima ideia investir em um.
Assimilando todas as informações do varejo em apenas uma única plataforma, trabalhar fica muito mais fácil. O controle fica nas suas mãos, a dinâmica dos processos melhora muito e as operações ficam mais ágeis, sejam elas quais forem.
Logística, conferência, controle de estoque, caixas, gestão de presenteísmo e muito mais. É isso que um sistema de gestão para o varejo pode te oferecer. Como exatamente ele age você descobre neste artigo. Vamos começar?
A integração é o ponto forte
O que o sistema de gestão para o varejo está interessado em oferecer é, principalmente, a integração dos processos operacionais da sua loja.
Isso quer dizer que você não vai mais precisar usar uma interface para cada processo operacional. Um sistema de gestão para o varejo realmente eficiente é aquele que consegue englobar diferentes áreas do negócio.
Ao mesmo tempo que você oferece condições para o funcionamento dos caixas, o mesmo sistema realiza a gestão de estoque, agenda recebimentos, faz a organização das finanças do PDV e o que mais for possível integrar.
Chega de vários sistemas operando separadamente!
Comunicação e automação
O sistema de gestão para o varejo está interessado principalmente na automação comercial.
Pense por um momento: o seu negócio está crescendo cada vez mais, e vem se torna cada vez mais difícil dar baixa no estoque dos produtos que vão para as gôndolas, especialmente em dias mais corridos. Controlar esse processo e ainda cuidar para evitar a ruptura da gôndola é ainda mais complicado.
O bom sistema de gestão para o varejo faz essa comunicação automaticamente. Alertas para o rompimento de gôndola são feitos automaticamente, assim como o controle do que está exposto e do que ainda está constando no estoque. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar tudo em qualquer lugar.
Sistema de gestão para o varejo criam indicadores precisos
Acompanhar seu desenvolvimento não precisa ser complicado. Como o sistema de gestão para o varejo trabalha buscando a centralização de informações, cálculos de rendimento, lucro, faturamento médio por período e outros KPIs são de fácil elaboração.
Assim, se você quiser saber como anda a sua loja, é só olhar no sistema, em uma área restrita exclusiva para relatórios. É possível gerar gráficos e ter reports situacionais completos, como também configurar o sistema para um envio coletivo às partes interessadas.
Com essa facilidade na elaboração dos KPIs, fica muito mais fácil elaborar estratégias mais contundentes de trade marketing, o que te leva para um patamar superior de controle e desenvolvimento.
Legislação fiscal
A legislação fiscal está sempre em atualização, principalmente no momento em que vivemos, onde a transição para o digital nunca foi tão acelerada.
A migração digital já está acontecendo em São Paulo, por exemplo, onde há a necessidade inclusive da instalação de SATs Fiscais para a comunicação constante com o fisco. Um bom sistema de gestão para o varejo facilita esse processo, e permite um acompanhamento mais abrangente e seguro.
Com isso, a possibilidade de multas e o impedimento de vendas se torna remota. O resultado é uma operação rodando com muito mais tranquilidade.
Planejamentos sazonais
Como nós já destacamos em outros artigos – como esse relacionado às festas juninas ou esse outro, sobre o dia dos namorados – para aproveitar épocas do ano propícias para o varejo é necessário se adiantar no planejamento.
Esse planejamento inclui as compras, que não podem ser de menos ou demais. Exemplos:
- Se você compra pouco, não vende o máximo possível;
- Se compra em excesso, pode ter prejuízos com produtos parados no estoque.
Com um sistema de gestão para o varejo, esse problema é resolvido. Você consegue traçar estimativas com base nas suas vendas em períodos anteriores, e se planejar a partir daí. Com esse estudo, você compra exatamente o que precisa comprar, nem mais, nem menos.
Um sistema de gestão para o varejo é absolutamente importante nas suas operações no dia a dia e em planejamentos de longa data. Com o seu apoio, é possível entender os aspectos mais importantes do seu PDV e traçar grandes estratégias.
Vale a pena ressaltar que ter um fornecedor de confiança em conjunto vai fazer uma grande diferença nas suas estratégias de suprimentos. Que tal conhecer as ofertas que o Martins.com.br tem pra você?