Marcar presença nas redes sociais significa estar mais perto do cliente, mostrar que sua loja está acessível. E se você já está navegando neste universo online, como estão os resultados com as páginas ativas? Hoje vamos te ajudar a impulsionar publicações nas redes sociais para dar um up no seu negócio e alcançar mais pessoas e, consequentemente, gerar mais vendas e captar mais seguidores.
Impulsionar publicações no Facebook ou no Instagram, que hoje são as principais redes sociais para vendas, é o mesmo que contar com links patrocinados ou os chamados anúncios. No passo a passo que elaboramos você vai aprender a destacar a sua marca e os seus produtos na internet impulsionando da forma certa.
Os posts impulsionados diretamente pela página da sua loja vão te ajudar a ter um melhor engajamento. Isso quer dizer que suas publicações terão um alcance maior, logo, elas vão reagir mais curtindo e comentando, e podem até compartilhá-las. Em contrapartida, você também pode ganhar mais seguidores e, lógico, mais cliente$.
Instagram e Facebook: onde você deve estar
O Facebook e o Instagram somam bilhões de usuários pelo mundo todo e voltaram os olhos para além dos relacionamentos interpessoais. Nas versões business, o varejo e o consumidor passaram a ser o centro das atenções e diversos recursos foram criados pensando nas páginas comerciais.
Quando falamos em rede social para conectar com o cliente, não dá para não considerar as duas principais plataformas da atualidade. Os indicadores dessas redes sociais provam isso. Vamos a algumas estatísticas:
2, 74 bilhões de usuários | 1,15 bilhão de usuários |
130 milhões só no brasil | 95 milhões no Brasil |
Utilização aumenta para 97% no marketing B2C | 90% das contas ativas seguem ao menos uma conta comercial |
Organicamente, alcance de uma postagem é de 5,2% do total de curtidas | 83% dos usuários descobrem novos produtos na rede social |
Imagens do Facebook são as mais compartilhadas (55,6%) em relação a outras postagens | 70% dos entusiastas de compras recorrem à rede para descobrir novos produtos |
Passo a passo para impulsionar publicações no Facebook
Agora que você tem uma noção do alcance dessas duas plataformas, vamos trabalhar o que mais importa neste momento: impulsionar publicações.
A publicidade no Facebook, onde o Brasil configura o terceiro no mundo em maior número de usuários, pode ser feita tanto com a criação de anúncios quanto na própria publicação, que é o que chamamos de turbinar/impulsionar.
Você aproveita um conteúdo já postado na página da sua loja e turbina com o valor que você pretende impulsionar. São permitidos fotos, vídeos, textos sem limite de contagem de palavras. Algo que não é possível para os anúncios feitos no Gerenciador do Facebook.
Então atenção para aprender a criar uma publicação impulsionada:
1. Encontre a publicação que você quer impulsionar e vá em “turbinar publicação”, que fica no canto inferior direito do post.
2. Logo depois, insira os detalhes da publicação impulsionada: público, orçamento total, duração e forma de pagamento:
- No público você vai escolher qual o recomendado para você, que a plataforma aponta entre as opções, ou ainda pode criar outro público-alvo.
- No orçamento total você vai selecionar o orçamento recomendado para impulsionar a publicação ou inserir um personalizado, que atenda às suas necessidades. Vale ressaltar que não é necessário investir muito dinheiro, pode ser uma quantia baixa para que você alcance um número maior de pessoas.
- Na duração você seleciona por qual período você quer manter a publicação impulsionada. Você pode escolher entre os intervalos de tempo sugeridos ou indicar uma nova data específica para o término da ação.
- Na forma de pagamento você vai preencher como pretende pagar o impulsionamento. Se depois quiser atualizar o valor, é permitido.
3. Agora que terminou todo o processo, basta selecionar a opção “turbinar” e aguardar os resultados.
Mais sobre impulsionar no Facebook
Publicações impulsionadas nas redes sociais costumam demorar alguns dias para dar resultado. Então não se assuste se nos primeiros dias seu anúncio ainda não tiver performado bem.
Mesmo depois de postado e turbinado o seu post, você consegue atualizá-lo para alterar o orçamento. Além disso, pode mudar a duração para aumentar o alcance do anúncio.
Agora, atenção! Depois de turbinada, você não vai conseguir alterar a publicação original. Do jeito que texto, imagens e vídeo foram inseridos, uma vez publicado, o post turbinado não poderá ser alterado. Por isso fique muito atento à escrita e imagens escolhidas para serem usadas.
Outro ponto de atenção é na hora de criar a imagem no post. O Facebook costuma ter algumas regras em relação a impulsionamento: sua imagem só poderá ser impulsionada se tiver apenas 20% de texto. Portanto, não abuse nas informações da peça, deixe-a o mais “clean” possível.
Passo a passo para impulsionar no Instagram
Metade dos usuários do Instagram têm mais interesse em uma marca quando vê publicidade delas no Instagram. Além disso, o Brasil é a terceira das nações que têm o maior potencial de alcance com publicidades na plataforma.
Fazer impulsionamentos no Instagram também é uma boa ideia para você ampliar seu nicho consumidor. O primeiro ponto que precisa saber é que para impulsionar você deve ter um perfil profissional na rede social.
Assim como no Facebook, o impulsionamento vai transformar um conteúdo postado por você em anúncio pago. Aí ele vai aparecer nos stories das pessoas, no feed, assim também na função “explorar” do Instagram. Veja como fazer:
- Acesse as configurações do seu aplicativo e em seguida procure pela aba “promoções”. Você será direcionado para onde ficam os anúncios ativos e inativos.
- Em seguida, selecione a opção “criar promoção” e escolha qual publicação você pretende impulsionar, seja uma já publicada no perfil ou uma nova que você pode criar.
- Assim como fizemos no Facebook, agora você vai inserir as informações essenciais para o impulsionamento: alcance estimado, destino, público-alvo, orçamento, duração e forma de pagamento:
- No destino você vai definir para onde o seu consumidor vai interagir com o post. Para o perfil da sua marca? Pro site? Para o direct? A escolha fica por sua conta.
- No público-alvo você tem a opção de escolher o público por localização, por interesses, pela idade e por gênero. Assim você consegue filtrar os potenciais seguidores que mais têm relação com o seu negócio. Em seguida você vai poder selecionar “público automático” ou “público personalizado”.
- Alcance, orçamento e duração demandam praticamente o mesmo processo do passo a passo no Facebook. Basta inserir as informações solicitadas. Depois é só clicar em “criar promoção” e anúncio feito!
Mais sobre impulsionar no Instagram
Agora, atenção! Algumas funcionalidades desse processo podem ficar indisponíveis porque alguns recursos dependem do login no gerenciador do Facebook.
O Instagram e o Facebook pertencem ao mesmo grupo financeiro e por isso, para as versões comerciais, têm o funcionamento integrado.
Tanto é que, no caso da publicação paga (criação de anúncio), em qualquer uma das duas redes você vai conseguir fazer tudo pelo gerenciador do Facebook, sem necessariamente ter que logar nos dois aplicativos. Inclusive criar uma loja virtual compartilhada para as duas páginas. Nós já conversamos sobre isso aqui também.
Aposte nas melhores estratégias
Não basta apenas criar e impulsionar. Você precisa acertar na escolha da publicação antes de turbiná-la no Facebook ou promovê-la no Instagram. Então anote aí!
A publicação impulsionada não pode ser alterada, falamos sobre isso acima. Então muito cuidado com a escrita e as imagens. Sempre visualize as prévias antes de publicar e aposte em imagens com boa qualidade e uma legenda ou texto chamativos para atrair o usuário e fazê-lo clicar no seu conteúdo.
Pense como se fosse o seu consumidor e o que gostaria de ver no feed. O post é visual? Relevante? Tem uma proposta atraente? Faça esses questionamentos antes das ações para obter os melhores resultados.
Defina as metas
Pense no objetivo que você quer alcançar com o impulsionamento. É ter mais seguidores? Mais mensagens? Mais direcionamentos para o site da loja? Tendo esse foco, por exemplo, você será mais assertivo na hora de definir o alcance e o público.
Use e abuse das #hashtags, desde que estejam relacionadas à loja e com o conteúdo. Elas vão ajudar a aumentar o alcance de pessoas.
Você também pode pensar em criar algumas #hashtags próprias da sua loja. Assim as pessoas vão conseguir encontrar você e suas publicações pelas buscas nas redes sociais.
Seja presente para o seu público
A tendência é que, à medida que suas publicações sejam impulsionadas, a página da loja ganhe maior visibilidade e, em consequência, mais interação. Esteja preparado para atender todos os contatos e interagir com esse público.
Responda o quanto antes as mensagens e informações solicitadas sobre os produtos ou formas de entrega e pagamento, por exemplo. O fato de você estar no ambiente virtual também requer um bom atendimento, assim como na loja física.
Não exagere na quantidade
Um erro cometido por muitos varejistas é publicar e impulsionar desenfreadamente os produtos. Assim, com aquela enxurrada de anúncios e post de produtos, alguns usuários acabam se incomodando e deixam de seguir o perfil. Em outras vezes, até param de comprar com a loja devido a imagem que ela passou.
Seja sutil em suas publicações e não perca vendas e a fidelidade do cliente pela oportunidade de evitar os anúncios forçados, ok?!
Ah! Já que você aprendeu a impulsionar um post, vai gostar de dar uma conferida nas nossas dicas sobre como vender no Facebook. Criamos um tutorial muito didático para abrir uma loja virtual por lá e explorar todos os recursos disponíveis, e gratuitos, para você conquistar novos consumidores.
E tem mais: o Martins colocou no canal do YouTube alguns vídeos que também falam sobre Facebook e Instagram. Dá uma passadinha por lá e até a próxima!