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Como vender mais com a influência do BBB21

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O Big Brother Brasil, um dos maiores reality shows do país, conquista multidões de telespectadores que acompanham a rotina diária da casa mais vigiada do Brasil. Ainda que muitas pessoas façam críticas ao programa, a influência que ele tem sobre o consumidor é inquestionável.

São grandes marcas e inúmeros produtos sendo expostos e usados o tempo todo pelos participantes. O resultado não poderia ser outro. As marcas em evidência ganham engajamento e os produtos atraem maior atenção do consumidor nas gôndolas.

O BBB21 começou no dia 25 de janeiro com mais de R$ 530 milhões em cotas publicitárias. Esse é o maior recorde de anunciantes desde a primeira edição do programa. Entre os principais estão Amstel, P&G e Seara, grupos empresariais que abastecem toda uma cadeia varejista.

Em dezembro, antes mesmo de iniciar a 21ª edição, a Rede Globo já havia apresentado o plano comercial do programa, com as cotas de patrocínio. Além disso, também tinha concluído as negociações com os 10 principais anunciantes.

Diante da força do programa, no post de hoje vamos dar dicas de como vender mais com a influência do BBB21, que segue até maio.

BBB21 é recorde

O programa está no ar há quase 20 anos e o BBB21 será a edição mais longa de todas. Serão ao todo 100 dias de duração. Depois do sucesso que foi a última edição, a produção de Boninho manteve o mesmo esquema neste ano. Os participantes foram divididos em dois grupos: “camarote” e “pipoca”.

Enquanto no Camarote está o grupo de participantes celebridades e influencers digitais, no outro estão pessoas comuns, como eu e você. Mais uma oportunidade ímpar para influenciar a venda de produtos e serviços que são mostrados diariamente na TV ou nos canais digitais.

São milhões de pessoas assistindo ao BBB21. Na estreia foram 43,7 milhões lares brasileiros sintonizados na TV Globo, um crescimento de 4,1 milhões de pessoas em relação à estreia de 2020.

O canal Multishow, que transmite o programa, também obteve uma média histórica de audiência. Foi a melhor estreia do BBB dos últimos 8 anos, tanto em audiência quanto em share, com alcance de 1,1 milhão de pessoas.

Mas o quê isso tem a ver com a sua loja? Tudo!

família no sofá assistindo televisão

Cada ação de merchandising é uma oportunidade para vender mais na sua loja. É por isso que vamos dar algumas dicas de como impulsionar as vendas com a influência do BBB21.

A maioria das ações de merchan está nas provas que são realizadas ao longo do programa com os participantes. Prova do líder, prova do anjo ou provas que garantem prêmios em produtos e dinheiro aos “brothers and sisters”.

Mas há ainda aquelas atividades pontuais, com as festas, almoço do anjo ou cinema do líder, que colocam em evidência os patrocinadores.

Sempre vai ter um participante elogiando o produto, fazendo uma demonstração ou divulgando abertamente a marca. São nesses vários momentos que o consumidor é fisgado.

Dicas de como vender mais com a influência do BBB21

Depois que você passou a observar os itens divulgados no BBB21, é hora de olhar para o seu negócio. Você tem os produtos anunciados na loja? Como estão os estoques? Eles estão no campo de visão dos seus clientes?

Faça essas perguntas mentalmente e comece a respondê-las na prática. Os itens de higiene, cuidados pessoais e alimentação em geral devem ser os principais da lista de compras.

Organize a sua loja com os produtos e tente colocá-los em evidência. Por que não montar um cantinho especial do BBB21? Monte e sinalize isso para o consumidor. Se ele for fã do programa, vai dar de cara com as gôndolas e identificar com os produtos que o participante favorito dele está usando.

Uma decoração e uma comunicação visual diferenciadas, que remetem ao BBB21, também ajudam a estimular as vendas.

Os memes que viralizam na internet, inspirados no programa, também podem ser interessantes para a sua divulgação nas redes sociais. Adapte ofertas ou algum comunicado para que ele vá até sua loja utilizando os memes. Mas claro, isso nas suas redes sociais e se for do perfil do seu público.

O que devo comprar?

Com base nos principais patrocinadores do BBB 21, já podemos destacar algumas categorias importantes para fomentar seu mix:

  • Cuidados pessoais: sabonetes, shampoo, condicionador, protetor solar etc;
  • Higiene e Beleza: loções hidratantes, demaquilantes, loções micelares etc;
  • Limpeza: papel higiênico, detergente, sabão em pó etc;
  • Alimentos: congelados, leite condensado, creme de leite etc;
  • Bebidas: cervejas, refrigerantes, água e sucos etc.

A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo e parceira do Martins, está patrocinando a 21ª edição do Big Brother Brasil com as marcas Pantene, Oral-B e Gillette.

A tendência é que o consumo de produtos dessas marcas e de todas as que são expostas durante o programa cresça. Isso porque o consumidor acaba se identificando com o participante, com o que está vendo e também com os elogios e efeitos dos produtos usados.

Lembre-se que tem gente que paga para assistir ao BBB21 o tempo todo, em tempo real, 24 horas por dia. Ou seja, esse público tem ainda mais chances de comprar os itens em exibição.

Você pode até não gostar ou não ter tempo de ver o Big Brother Brasil. O que precisa ser levado em consideração neste momento é justamente essa influência do BBB21 nas vendas.

Então é isso! Tenha criatividade e bora vender! Abasteça sua loja e precisando, conte com o seu parceiro de sempre, o Martins.com.br.