Inovação é uma necessidade em qualquer mercado. Tradição é importante na busca de uma identidade do negócio. Será que é necessário abrir mão de um para ficar com o outro? É possível ter ambos?
Mais do que possível, é essencial entender a importância de ambos e buscar ativamente encontrar o equilíbrio entre tradição e inovação no seu negócio. A partir dessa harmonia entre o novo e o clássico podemos encontrar um caminho para o sucesso.
Vamos nos aprofundar nisso?
A importância da tradição
Existe uma confiança que só aquilo que conhecemos bem é capaz de inspirar. Essa segurança em tudo aquilo que é tradicional acontece porque as coisas já foram testadas e aprovadas; é aquilo que se passa de pai para filho.
Isso tudo deve ser levado em conta quando você toma a decisão de orientar o seu negócio a partir da tradição. Tudo que é tradicional permite que o cliente tenha uma relação de familiaridade com sua empresa. Isso pode se manifestar nos produtos, no método de trabalho e até mesmo na estrutura da empresa.
Um restaurante, por exemplo, pode adotar pratos típicos de sua região ou seguir conceitos específicos da culinária local, como o fogão de lenha, que faz parte da cozinha tradicional de Minas Gerais. Já numa mercearia, o aspecto que passa tradição poderá ser o fato do negócio ser de família e isso fazer parte da identidade do estabelecimento.
A relevância da inovação
Se a tradição é importante, a inovação também é. O ato de inovar é sinônimo de usar conhecimentos novos, conceitos recém adquiridos, para resolver problemas. Se comprometer a buscar visões inovadoras é o mesmo que estar sempre em busca de melhorias.
Muitas empresas que são comprometidas com a inovação estão sempre buscando novas alternativas para aquilo que elas já fazem. Elas trocam de métodos e de direção sem se preocupar. Com o tempo, entretanto, algumas coisas podem se fixar, principalmente o que funcionar. É natural que se formem tradições a partir de empreitadas bem sucedidas.
Então fica a pergunta: vale a pena se livrar de coisas antigas que dão certo apenas em nome da inovação? Não, não vale. A não ser que o que está funcionando bem há muito tempo seja um obstáculo para uma inovação necessária, não tem por que acabar com elas.
Se é assim, como encontrar o equilíbrio?
Como juntar inovação e tradição?
Dá pra fazer a inovação e a tradição conviverem harmonicamente no seu negócio. Para começar, entenda uma coisa: elas não são conceitos opostos.
A tradição é aquilo você realiza com a confiança de que vai dar certo e ainda inspira conforto e segurança nos clientes pela familiaridade. A inovação é a solução de um problema que a tradição não consegue dar conta.
Por exemplo: o Burguer King tinha um problema com a própria maionese, rejeitada pelos consumidores por não ser de boa qualidade. Foi então que eles decidiram mudar o modelo de negócio e oferecer uma maionese muito melhor, mas cobrando R$1 pelo sachê. Isso quebrou o padrão de oferecer o molho de graça, mas a inovação não mexeu com os lanches e nem com outras tradições da rede de fast food.
Em um restaurante familiar tradicional, você provavelmente não vai alterar as receitas que tradicionais que são queridas pelo público. Entretanto, dispensar uma inovação como o pagamento por cartão de crédito pode ser um caminho sem volta para a falência.
É preciso entender que tradição não é qualquer coisa que é feita há muito tempo. Não é porque algo está há muito tempo relacionado ao seu negócio que ele automaticamente pode ser considerado uma tradição.
Para entender melhor como isso funciona para inovar e manter as tradições, vamos explorar alguns casos.
A receita da família
Já falamos isso algumas vezes, mas vamos dizer novamente: se o seu negócio tem tradição familiar de cozinhar um ou mais pratos de uma determinada forma e os clientes respondem bem a ela, você só ganha em manter a fórmula.
Mas isso não impede de levar inovação para a cozinha de outras formas. Dá pra adotar balanças, timers e outros instrumentos mais modernos que são mais precisos e melhoram a qualidade do prato oferecido. Também dá pra adotar uma nova forma de expedir os pedidos para a cozinha, ganhando tempo e tornando o processo mais eficiente.
Tradição no bairro
Se o seu negócio está há muito tempo no mesmo lugar, o que você ganha ao mudar a localização? Afinal, seu negócio pode ser uma tradição do bairro e fazer sucesso justamente por estar ali há muito tempo. Os clientes estão todos ao redor e você já conhece muito sobre eles.
Para ganhar com isso, esse aspecto pode ser reforçado no marketing, explorando a conexão entre a empresa e a região onde ela fica. Crie uma narrativa de que sua empresa faz parte da vida dessas famílias – afinal de contas, ela faz mesmo!
Mas como encontrar inovação nesse caso? Simples: ofereça a seus clientes novos benefícios. Faça programas de fidelidade ou disponibilize facilidades como o pagamento por aplicativos de celular. Você já oferece comodidade por ser a melhor opção da vizinhança, mas não se limite a isso e ofereça também outras vantagens.
Produtos tradicionais
Alguns produtos são tradições por fazerem parte da nossa cultura. Pode ser um pão na chapa com um pingado na padaria até um cimento que é o favorito do mercado. Se você tem a tradição de oferecer um produto, reforce isso.
Sempre se conecte com esse produto que traz o elemento de tradição e tente inovar na forma de oferecê-lo, seja através de ações promocionais específicas ou fechando parcerias com a marca e o fornecedor.
Ambiente familiar
Se a sua família sempre trabalhou junto, essa pode ser a sua tradição. Nada passa um caráter mais confiança que a imagem de uma família dividindo um serviço, com diferentes membros executando diferentes funções.
Uma forma interessante de abraçar a inovação é pela forma de comunicar essa tradição para as pessoas. Reforce, por exemplo, uma presença nas redes sociais e associe a imagem do seu negócio com a da sua família.
Viu como dá pra trabalhar tradição e inovação ao mesmo tempo? É importante sempre identificar novas estratégias que podem ajudar seu negócio, mantendo sempre aquilo que continua a dar certo!
Uma vez com essas ideias na cabeça, comece a usar inovação e tradição para fidelizar clientes. Você pode aprender um pouco mais sobre isso lendo nosso texto sobre o assunto.