Internet das coisas e realidade virtual

internet-das-coisas-martins-home

Muitos acreditavam, há alguns anos, que o mundo virtual e o físico jamais se misturariam. Com o avanço da tecnologia e seu uso – que se mostrou extremamente aplicável ao cotidiano, por meio da “Internet das Coisas” -, o virtual passou a ser atrelado e inseparável da realidade. Pode parecer contraditório, mas a prática mostra o quanto essa união é positiva.

 

internet-das-coisas-martins-13O conceito citado, “Internet das Coisas”, diz que todos os objetos ao nosso redor com os quais nos relacionamos no dia a dia terão conexão com a internet, de forma que tudo fique interligado. Imagine uma geladeira que, após ser adaptada a essa nova realidade, poderá, por exemplo, identificar a data de validade dos produtos e avisar ao consumidor os itens próximos ao vencimento, fazer listas de compras com base nos interesses do usuário ou até analisar e combinar os ingredientes para oferecer opções de receitas.

 

Isso tudo, até pouco tempo, parecia apenas uma possibilidade distante, mas já vem ganhando forma e se mostrando uma grande tendência em diversos parâmetros da sociedade. De um modo geral, escolas, bancos e diversas outras empresas estão se apropriando dessa tecnologia para transformar a experiência que oferecem. O varejo não ficou de fora e tem muito que se beneficiar com a novidade.

cidade-conectada-internet-das-coisas-martins

Abrir espaço para a “Internet das Coisas” e toda a revolução tecnológica aplicada ao ponto de venda  não quer dizer que, de um dia para outro, seu comércio precisa estar todo adaptado, pronto para receber os clientes nascidos na era virtual. O que deve ser considerado é que a geração Y, também conhecida como Millennials, e parte da geração Z, são os novos consumidores, e nasceram na era digital. Mas não só eles, como toda a sociedade, está cada vez mais tecnológica. Para compreender a necessidade de inovar, repare na quantidade de coisas em seu dia a dia que dependem da internet. E-mails, compras online, buscas no Google, tudo isso faz parte do cotidiano da grande maioria das pessoas..

internet-das-coisas-martins-conectado

A “Realidade Virtual”, que pode ser bem representada pelos óculos capazes de criar ambientes virtuais tão reais  que enganam os sentidos, vai mudar a história do varejo de uma vez por todas. Já pensou em ter um e-commerce físico? É quase isso! Imagine um ponto de venda onde todas as ferramentas trabalham para otimizar o atendimento, promovendo maior praticidade, menores custos e uma experiência única!

cidade-conectada-internet-das-coisas-martins

As tendências apontam para diversas possibilidades com a “Internet das Coisas”. O consumidor desse modelo de loja poderá, por exemplo, ser recebido com um tablet, onde vai adicionar informações detalhadas acerca do serviço que busca e até sobre o tipo de atendimento que deseja receber. Essas informações, então, serão repassadas ao vendedor, que irá atender cada cliente de forma específica, oferecendo os produtos ideais sugeridos pelo sistema de dados. Sugestões também poderão ser enviadas ao tablet do cliente, o que, muitas vezes, vai fazer com que ele sozinho e rapidamente, encontre o produto.

internet-das-coisas-martins-conectado

O empresário dessa loja aproveitará a tecnologia para monitorar o tempo gasto  pelo público na loja, as categorias de mais interesse, o valor médio gasto por compra. Consumidores recorrentes poderão até possuir um cadastro que a ser personalizado a cada visita. As gôndolas se tornarão displays que alteram a exposição de produtos conforme os interesses de quem os acessa.

cidade-conectada-internet-das-coisas-martins

Parece cena de filme, não é? Mas está cada vez mais próximo.  De acordo com o Instituto Gartner, uma empresa mundial de pesquisa de mercado, em três anos, 26 bilhões de “coisas” já estarão conectadas à internet. E a sua empresa pode começar ainda hoje, investindo nas tecnologias já disponíveis, como em um e-commerce interligado à loja física; em um controle total de produtos vendidos, estocados e indisponíveis; no uso de aplicativos de gestão e controle administrativo; monitoramento do número de visitas na loja por dia, semana e mês; e várias outras possibilidades.


Nós do Martins, já nos adaptamos para atender sempre as suas novas demandas. O www.martins.com.br está 24 horas pronto para as suas compras, com um mix de 13 mil produtos. Conte conosco nessa nova jornada e boas vendas!

 

Aproveite e compre o Galaxy S7 | S7 Edge com as melhores condições e ainda ganhe um Gear VR.

Clique aqui.

samsung-gear

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.