Por que fazer inventário rotativo na sua loja

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Por que fazer inventário rotativo na sua loja

Sumário

Você percebe que a sua loja tem registrado muitas perdas e isso está prejudicando o seu negócio? A solução para o seu problema pode estar em fazer um inventário rotativo. 

A ferramenta é uma das preferidas do varejo para poder fazer o controle de mercadorias de forma mais precisa. Com a ajuda da tecnologia, os resultados são ainda melhores e mais rápidos de serem notados.

O inventário rotativo ajuda o lojista a acompanhar a entrada e saída de produtos e a gerenciar melhor o estoque. Tudo isso com informações mais confiáveis e registros praticamente em tempo real.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre essa importante solução para acompanhamento da cadeia de suprimentos. Boa leitura!

O que é inventário rotativo?

O inventário rotativo é a contagem de estoque feita com uma maior periodicidade. O procedimento deve ser feito continuamente para contagem e recontagem dos itens do estoque, do armazém, vitrines etc.

A diferença para o inventário convencional é que o rotativo demanda uma quantidade menor de colaboradores e acontece acompanhando um cronograma que pode ser semanal, mensal ou até mesmo anual. Porém, ele apura uma quantidade menor de mercadorias a depender do tamanho do estoque.

Para facilitar essa contagem, ela pode ser dividida em grupos e categorias. Qualquer loja pode realizar o inventário rotativo. O que vai mudar é a forma de agrupar esses produtos e a frequência da contabilização. 

O inventário rotativo também necessita de uma agilidade maior, cujo processo vai variar de acordo com o fluxo de vendas da loja. O lado bom é que, por causa dessa contabilização frequente e, muitas vezes, repetida, a margem de erro é bem menor.

Por que fazer inventário rotativo?

O gerenciamento de estoque é muito importante para o varejo reduzir falhas e identificar o desempenho das vendas. Ao aderir o inventário rotativo, o lojista consegue ter precisão no controle de mercadorias e minimiza os prejuízos no negócio.

Pense na seguinte situação: você tem um cliente muito fiel e que está sempre na loja. De repente, ele vai comprar um produto e o produto está em falta. Ele volta em duas semanas e outra categoria, mais uma vez, está em falta. É possível que esse cliente se desanime e passa a ter uma má impressão da loja. 

Ou ainda essa outra circunstância: os seus repositores identificaram que uma categoria de produtos está sendo reposta com uma frequência atípica e deixando o estoque desguarnecido. 

No final do mês, com o fechamento de caixa, vocês identificam um rombo inexplicável. Recorrem ao circuito de segurança e percebem que vinham sendo furtados por falsos consumidores.

Essas duas situações são só exemplos do que você poderia evitar na sua loja se contasse com inventário rotativo. É muito melhor antever o problema do que esperar que ele se torne um prejuízo enorme, né?

Veja outras vantagens de fazer inventário rotativo na sua loja:

  • Garante qualidade e precisão nas informações;
  • Dá mais segurança para tomar decisões imediatas;
  • Garante margem de lucro mais realista;
  • Reduz custos por excesso ou escassez de produtos;
  • Reduz desperdício de mercadorias, principalmente as perecíveis;
  • Garante a satisfação dos clientes.

Como aplicar o inventário rotativo

A aplicação do inventário rotativo precisa contar com uma equipe definida e qualificada para poder executar esse serviço no período estipulado pelo lojista. A escolha dessas pessoas é fundamental para o sucesso do processo.

Hora de dar aquela analisada no perfil dos seus colaboradores e identificar os mais capacitados e confiáveis para fazer o inventário.

Com a equipe escolhida, você deve definir a periodicidade do inventário, se ele vai ser diário, se ele vai ser semanal, quinzenal e assim por diante. Depois é o momento de instruir sobre o preenchimento do inventário rotativo.

Crie uma ficha de estoque para que sejam inseridos os custos unitário e total das mercadorias e dos produtos vendidos, além da quantidade de estoque.

O inventário rotativo permite que o saldo final apurado na ficha de estoque seja condizente com o estoque físico de mercadorias da loja. 

Com isso, é possível corrigir ao longo do processo eventuais erros que precisam ser eliminados à medida que o inventário volta a ser realizado. 

Recomendações:

  • Controle de entrada e saídas deve ser minucioso;
  • Investigue as diferenças encontradas;
  • Mantenha a periodicidade do inventário;
  • Digitalize a ficha de inventário para facilitar o processo;
  • Invista em um sistema de automação para contagem precisa de itens.

Inventário rotativo em lojas de material de construção

As lojas de material de construção têm um alto giro de produtos em menor quantidade como adaptadores hidráulicos, ferragens como pregos e parafusos e, portanto, precisam de um inventário rotativo ainda mais periódico.

O ideal é que se organize sequencialmente as categorias auditadas. Esses grupos podem ser divididos por meio da curva de vendas ABC. Já falamos sobre ela algumas vezes por aqui, mas nunca é demais reforçar:

  • Curva A: produtos mais vendidos da loja;
  • Curva B: produtos que não podem faltar, mas vendem mais ou menos;
  • Curva C: produtos menos vendidos.

À medida que o inventário rotativo vai sendo feito repetidas vezes, vai ficando mais fácil identificar aquelas mercadorias com maior porcentagem de quebra na contagem. 

Para facilitar ainda mais a contagem, faça marcações nos itens que já foram contados pela equipe e organize-os separadamente dos produtos que ainda precisam ser inventariados. 

Inventário rotativo em supermercados

O varejo alimentar é outro ponto de atenção para a contagem de mercadorias em razão do alto fluxo de vendas, de categorias e de mix estocado. O inventário rotativo se faz ainda mais necessário nessas circunstâncias.

Para que o processo dê certo, o lojista e a equipe de trabalho precisam conhecer todos os produtos e saber muito bem como funciona o negócio, em especial: a entrada e a saída de mercadorias.

A rotatividade desta contagem também é muito importante para reduzir as perdas em razão de produtos perecíveis e aqueles bem próximos do prazo de validade.

Além disso, é uma ótima forma de acompanhar de perto o mix e definir orçamentos e planejamentos antecipados para as datas sazonais do comércio. 

Os benefícios são muitos. Comece agora mesmo a formar a sua equipe para tocar o inventário rotativo para perder menos dinheiro e lucrar mais.

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.

Imagem de capa Freepik

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