O poder do sorriso: alavanque as vendas de kit de higiene bucal

Tempo de Leitura: 6 minutos
alavanque as vendas de kit de higiene bucal

Sumário

Sorria, lojista, que o assunto de hoje está no principal cartão de visita do brasileiro: o sorriso. Você sabia que o nosso país é o maior mercado para itens de higiene bucal da América Latina? É isso mesmo. O consumo de kit de higiene bucal, como escovas, cremes, enxaguantes bucais, entre outros produtos, só cresce.

Depois do período mais crítico da pandemia, então, nem se fala. Com o uso das máscaras, a ida ao dentista reduziu em 80% na rede pública. Na rede privada, o movimento foi 30% menor nos últimos dois anos. Os dados são conforme a Universidade Federal de Pelotas (RS).

Em contrapartida, a aquisição de kit de higiene bucal aumentou. Afinal, mesmo sem expor o sorriso em público, a preocupação com a saúde continuou.

Para se ter uma ideia, o uso de creme dental para clareamento aumentou 8% de abril a junho de 2020. De julho a setembro do mesmo ano, o crescimento foi de 13%. Os comparativos foram feitos conforme a consultoria Kantar, considerando os mesmos períodos de 2019. 

Entre o terceiro trimestre de 2019 e 2020, a compra de enxaguante bucal foi 13% maior. Já o consumo de fio dental aumentou 24%, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Dessa forma, lojista, o mercado de oral care é uma grande aposta para 2023. E nós, do FalaMart, queremos que você aproveite ao máximo essa tendência.

Mercado milionário dentro de um kit de higiene bucal

Conforme a consultoria Nielsen IQ, 99% das casas consomem pastas de dentes. O país também tem o maior número de dentistas do mundo. É o que aponta o Conselho Federal de Odontologia.

Outra pesquisa, da multinacional Coty, informa que o mercado de oral care movimenta R$ 8 bilhões no Brasil. Desse total, 62% são da venda de pasta de dente, 22% de escova dental e 12% de enxaguante bucal. Olha um kit de higiene bucal prontinho para o sucesso da sua loja!

Quer mais um kit de higiene bucal super simples, mas que tem uma excelente procura? A Coty diz que 4% das vendas são de produtos auxiliares da higiene bucal. Entra nesse caso a dupla fio dental e estojo para escova.

Por dentro do kit de higiene bucal dos clientes

Vamos dar uma espiada no kit de higiene bucal adulto? Nesta cesta de oral care, a escova de dentes é a categoria de maior relevância. Entre 2020 e 2021, ela aumentou 10% em valor e importância.

Esse percentual equivale a R$ 2 bilhões a mais no mercado. Considerando o volume, o salto foi de 3%.

Na sequência, encontramos os cremes dentais, com aumento de 8%. E, na terceira posição, os antissépticos bucais levaram 5% a mais do mercado.

E quanto ao kit de higiene bucal infantil? Nesse, as escovas dentais também são o destaque. No período de 2020, as vendas desse item aumentaram 9% em valor e 2% em volume. Porém, a preocupação com a qualidade costuma ser maior que a dos adultos.

Como o cliente escolhe o kit de higiene bucal

Mas, afinal, como o consumidor decide quais produtos irão para o kit de higiene bucal? A Bruna Oliveira, da equipe de marketing da Coty, é quem vai nos dar uma ajudinha nessa.

Há um ano, a especialista da multinacional do setor de oral care falou com a gente sobre o assunto. Ela esteve no webinar sobre higiene bucal promovido pela Universidade Martins do Varejo (UMV) em seu canal no Youtube.

Segundo Bruna, o primeiro fator de decisão da compra de escovas dentais está no público-alvo. A princípio, o consumidor decide se vai adquirir um item para kit de higiene bucal adulto ou infantil.

A seguir, o benefício do produto entra em destaque. Essa escova é para limpeza? Estou montando esse kit de higiene bucal para branquear os dentes? Uma escova ainda pode ser um modelo para cuidados pós-cirurgia ou em conjunto com aparelhos ortodônticos.

Só quase no final é que o consumidor analisa a marca. Por último, ficam aspectos como tipos de cerda, textura, tamanho e cor.

Entre os benefícios pretendidos, limpeza profunda é a meta de 64% dos consumidores quando montam o kit de higiene bucal.  No entanto, esse interesse está mais ligado à saúde do que à aparência.

Embora 34% dos consumidores busquem o clareamento, grande parte desse público tem até 24 anos. Mais importante que isso é prevenir cáries (61%) e combater o mau hálito (60%). Além disso, a redução da sensibilidade é interesse de 30% dos clientes de oral care.

Guiando a compra do kit de higiene bucal

mulher escolhendo produtos na gôndola de uma farmácia

O principal segredo para uma boa venda de oral care é a adequada exposição dos produtos. E essa exposição, lojista, envolve guiar o seu cliente por um roteiro.

Pense com a gente: quem busca clarear os dentes, está preocupado com a escova, certo? Porém, mesmo que de forma inconsciente, também sabe que a pasta, o fio dental e o enxaguante integram o processo.

Se refletirmos mais um pouquinho, esse raciocínio vale para outras categorias. Afinal, kit de higiene bucal é praticamente sinônimo de oral care. Vende-se escovas, mas vendem-se acessórios junto. 

Portanto, recomenda-se que, na linha adulto, os blocos de marca contemplem itens acessórios nos ganchos superiores. Nesse grupo estão fio dental, protetores de cerda e refis. As escovas dentais aparecem a seguir, organizadas conforme o valor agregado.

As de maior valor agregado são apresentadas primeiro. Contudo, a preferência nessa categoria são os pacotes, os “promo packs”. E as embalagens individuais? Só depois dos pacotes.

Já para o kit de higiene infantil, os blocos de marca são verticais. Eles iniciam com acessórios e pastas de dente. Posteriormente, apresentam-se as escovas, sempre do maior para o menor valor agregado.

Ampliando o kit de higiene bucal

Até aqui, nós falamos de noções básicas de organização e priorização de produtos no PDV. Entretanto, é lógico que o kit de higiene bucal vai além de escovas, creme dental, enxaguante e fio dental.

Quem usa aparelho ortodôntico tem outras necessidades, por exemplo. Isso sem citar os públicos com condições especiais. Aqui falamos de quem passou por cirurgia ou usa implantes.

Por isso sua loja pode contar com uma seção específica apenas para os kits de higiene bucal. Exatamente! Um setor, ainda que pequeno, totalmente voltado para o segmento oral care.

Mas é claro que esse investimento precisa ser bem planejado. Por ser uma área bastante específica, é essencial ser bem dividida e identificada.

Uma sugestão é deixar nos expositores externos, de entrada da seção, os itens de consumo geral. É internamente que você vai oferecer novas linhas para o consumidor.

Além disso, cada área pode ter uma comunicação direcionada a um público. Para o setor infantil, sua loja pode preparar um passo a passo dos cuidados com a saúde bucal.

Tudo com elementos lúdicos, que envolvam crianças e adultos. Combos podem ser oferecidos para estimular os clientes.

Os idosos também merecem destaque. As mensagens para esse público devem exaltar os benefícios do oral care. Logo, refrescantes de hálito e enxaguantes bucais têm potencial para terem boa saída, pois facilitam a rotina.

Em outro segmento da seção, os produtos de cuidados especiais. Aqui entram fio dental, palitos de fio dental e pastilhas de limpeza de aparelho. Cabem também fixadores de dentadura e soluções de limpeza. Pastas e escovas para dentes específicos.

Kit de higiene bucal para todos

Nessa área da seção, é muito importante tomar cuidado com estereótipos. Em qualquer idade pode-se usar aparelhos ou dentaduras. O público é diverso e ele precisa ser acolhido em sua necessidade, ok?

Então, desenvolva uma comunicação que passe segurança e apoio. Ah! E não custa dar um toque divertido e inovador. Muitas vezes, quem tem uma necessidade específica costuma ser negligenciado pelas lojas, pois não consome em grandes quantidades.

Acontece que é justamente o público que mais compra produtos de maior valor agregado. Os itens, em geral, são mais caros que a média e os clientes costumam ser bem fiéis a marcas. 

Afinal, eles têm uma preocupação extra com a saúde, já que estão sob acompanhamento profissional. Sendo assim, cuide bem desse segmento e veja sua loja se diferenciar da concorrência. 

Para fecharmos, última dica. Se precisar de uma boa parceria para abastecer seu estoque de kit de higiene bucal, só procurar o Martins Atacado, que conta com fornecedores e indústrias diversas, bons preços e entrega garantida. 

Agora me fale: esse é ou não é mais um bom motivo para sorrir? Até a próxima, lojista!

Posts Relacionados
Segmentos
Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Rolar para cima