Alavanque as vendas de kits de higiene bucal

Tempo de Leitura: 4 minutos
Kits de higiene bucal: a solução para aumentar as vendas

Sumário

A venda de kits de higiene bucal pode ser a solução certa para você aumentar o ticket médio das vendas na loja e alavancar a categoria de cuidados pessoais.

Por serem itens essenciais para o dia a dia de saúde e bem-estar, os consumidores gostam de conveniência e mercadorias que sejam práticas.

No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre a relevância de criar estratégias para vender kits de higiene bucal, além de dicas valiosas para aplicar essas ações no seu varejo.

Oportunidades aos lojistas

O mercado de oral care é muito promissor! De acordo com a consultoria Nielsen IQ, 99% dos domicílios brasileiros consomem pastas de dentes. O país ainda detém o maior número de dentistas do mundo, conforme o Conselho Federal de Odontologia.

A multinacional Coty já sinalizou que esse mercado movimenta, em média, R$ 8 bilhões no Brasil. Desse total, 62% são da venda de pasta de dente, 22% de escova dental e 12% de enxaguante bucal.

O estudo da Coty revelou ainda que 4% das vendas são de produtos auxiliares da higiene bucal. Entra nesse caso a dupla fio dental e estojo para escova.

Kits para dar e vender

A conveniência oferecida por kits de higiene bucal prontos – que podem conter escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante bucal – fisga os clientes que priorizam a praticidade.

Essa também é uma boa oportunidade de venda para presentear, associada a uma embalagem de presente, para viagens, pois facilita o transporte dos produtos e para brindes com mini kits em farmácias e supermercados.

Entre os benefícios mais palpáveis que podemos destacar com a venda de kits de higiene bucal estão:

  • Aumento no ticket médio: ao reunir vários produtos em combos, o valor da compra aumenta, contribuindo para o faturamento do varejista;
  • Fidelização de clientes: kits de higiene bucal e promoções especiais podem gerar uma maior frequência de compra e fortalecer o relacionamento com os consumidores;
  • Oportunidade de campanhas sazonais: os kits ainda podem ser aproveitados em campanhas de conscientização para aumentar o apelo da venda. Alguns exemplos são o Dia Mundial da Saúde Bucal (20 de março), Semana da Saúde Bucal (outubro) etc.

Estruturando a venda de kits de higiene bucal

Há alguns fatores importantes para se considerar na hora de criar e dispor os kits de higiene bucal, porque eles influenciam na experiência de compra e no posicionamento da categoria na loja.

Por isso, montar kits de higiene bucal eficientes é o primeiro passo dessa empreitada. Você deve escolher produtos que complementam o cuidado bucal e atendam às diferentes necessidades dos consumidores. Alguns itens são fundamentais para se ter no kit.

  • Escova de dentes: pode-se variar entre modelos de escovas tradicionais, com cerdas macias ou médias, e escovas com características especiais como aquelas que contam com limpador de língua, por exemplo
  • Creme dental: a categoria de pasta de dente ou creme dental incluem opções com fórmulas específicas, como para dentes sensíveis, branqueamento com carvão ativado ou proteção avançada contra cáries.
  • Fio dental: esse é um produto fundamental para uma higiene completa e o uso é recomendado pelos dentistas após todas as refeições. O varejista pode optar por incluir versões tradicionais ou em bastão, facilitando o uso. Considere contar com um mix de fio dental infantil para os kits de higiene bucal kids.
  • Enxaguante bucal: escolha versões que ofereçam benefícios adicionais, como controle de tártaro, refrescância prolongada ou proteção antimicrobiana. Há muitas opções sem álcool e antibactericidas que valem a pena ser notadas no mix.

Qual opção oferecer?

Quer se destacar? Então, oferecer opções diferentes de kits ajuda a atender diferentes perfis de consumidores. Um kit pode contar com apenas dois itens ou pode ser mais elaborado, com outras mercadorias.

Uma boa ideia para nortear a composição desses combos especiais é pensar na forma de disposição, dos mais simples aos mais robustos.

  • Kit básico: ideal para compras rápidas e práticas, composto por uma escova de dentes e um creme dental.
  • Completo: para clientes que buscam uma higiene mais completa, composto por escova, pasta, fio dental e enxaguante.
  • Kit premium: versão mais completa e personalizada para cada tipo de consumidor. Conta com produtos de marcas reconhecidas ou produtos para 

Bom, partindo dessas ideias, podemos pensar em alguns exemplos personalizados de kits de higiene bucal para vender na loja, seja no supermercado, farmácia ou mercadinho.

Preparamos 8 opções para te inspirar, veja:

1. Kit básico

2. Kit completo

3. Kit clareamento dental:

4. Kit infantil 

5. Kit ortodôntico

6. Kit viagem

7. Kit antisensibilidade

8. Kit de higiene bucal para idosos

E para incrementar esses kits, nada melhor do que contar com fornecedores que garantem qualidade e diversidade. O Martins oferta um portfólio de grandes marcas que não podem faltar na sua loja.

Embalagem e apresentação

Na hora de compor os kits, é preciso pensar nas embalagens. Os embrulhos precisam chamar a atenção e transmitir a qualidade dos produtos. 

Kits prontos com uma embalagem prática e atraente ajudam na hora de expor na área de checkout ou em pontos estratégicos da loja. Considere ainda oferecer embalagens sustentáveis.

Depois de prontos, coloque os kits em locais estratégicos da loja como o hall de entrada, próximos aos caixas ou ainda em prateleiras dedicadas para seção no setor de cuidados pessoais.

Aproveite para criar campanhas que eduquem os consumidores sobre a importância da higiene bucal, porque isso pode aumentar o interesse deles pelos kits de higiene bucal. 

Agora é só se preparar para as vendas. Até a próxima!

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