Kits de Natal para vender na loja

Sumário

A magia do Natal já está no comércio e nas propagandas de fim de ano.  Os varejistas já começam a perceber o aumento nas vendas. Mas como se destacar em meio a tanta concorrência? A resposta pode ser mais simples do que parece: investir em kits de Natal.

Esses combos não são apenas uma forma de oferecer presentes prontos para os consumidores, mas também uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio da loja, melhorar a rotatividade de estoque e gerar experiências únicas para os consumidores.

De alimentos e bebidas a produtos eletrônicos e cosméticos, a versatilidade dos kits de Natal é uma oportunidade que nenhum lojista pode deixar passar. Muito menos você, né?

É por isso que hoje vamos te ajudar a montar kits de Natal criativos que podem ser muito lucrativos para o seu negócio. Prepare-se!

Vantagens dos kits de Natal

Vender kits de Natal é ótimo para aumentar as vendas, mas não é só isso. Eles também são uma maneira de oferecer mais praticidade e agregar valor à compra dos clientes.

O shopper busca cada vez mais experiências e soluções completas. Kits de Natal proporcionam conveniência de comprar um conjunto de produtos que se complementam e a ainda satisfação de adquirir algo que já foi cuidadosamente pensado e montado.

Além disso, ao oferecer kits de Natal, você pode aproveitar outras vantagens como: 

  • Aumento do ticket médio: quando os consumidores compram kits de Natal, eles compram uma seleção de produtos com valor agregado, aumentando o valor total da compra.
  • Venda por impulso: quem fica em dúvida sobre o que comprar para presentear, acaba sendo atraído pelos combos especiais, que simplificam a decisão de compra.
  • Rotatividade de estoque: você pode ainda dar adeus às mercadorias encalhadas no estoque há muito tempo, já que esses itens são ótimos para compor kits.
  • Experiência de compra: produtos combinados permitem que você personalize ofertas de acordo com o perfil dos seus clientes, criando pacotes exclusivos para diferentes gostos e necessidades. Ótima oportunidade para oferecer uma experiência de compra personalizada.

Como montar kits criativos?

Montar kits de Natal exige criatividade, atenção aos detalhes e, claro, um bom entendimento sobre as preferências dos seus consumidores. 

Mas antes de montá-los, é essencial entender o perfil para quem você vai oferecer. O tipo de produto que você vai incluir nos kits dependerá muito do segmento em que sua loja atua e do perfil do seu consumidor. 

Considere fatores como faixa etária, preferências de consumo e estilo de vida. 

1. Produtos que se complementam 

Um bom kit precisa ser bem estruturado e harmonioso. Por exemplo: kits de cuidados pessoais, devem conter produtos da categoria. Você não vai combinar uma loção hidratante com um vinho. Seria divertido, mas destoaria bastante, né? 

Além disso, ao combinar itens mais vendidos com outros de menor saída, você cria uma “âncora” que pode fazer com que os clientes comprem outros produtos que estavam parados na loja.

2. Kit personalizado

A personalização é uma excelente forma de agregar ainda mais valor aos seus kits de Natal. Deixe que o shopper tenha a opção de montar seu próprio kit a partir de uma seleção de produtos. 

Caso sua loja não tenha espaço para permitir que o cliente monte o próprio kit, você pode criar diferentes opções pré-montadas, cada uma com características específicas. Exemplos:

  • Kit natalino para o baladeiro, com itens como bebidas e petiscos.
  • Kit natalino para a família, com produtos mais voltados para a casa.
  • Kit natalino para presentear, com panetone e vinho.

3. Embalagem no capricho!

O apelo visual dos kits de Natal pode parecer um mero detalhe, mas saiba que é um fator decisivo para a compra. 

A embalagem do kit precisa ser atraente, elegante e com a temática natalina. Se o kit for pensado como um presente, a embalagem deve ser ainda mais caprichada, com fitas, papel decorado e até cartões de mensagem. Não deixe faltar capricho!

A dica é apostar em embrulhos bonitos, minimalistas, porém sustentáveis. A preocupação com o meio ambiente diz muito sobre a sua marca.

Hora de sugestões práticas

Como montar kits de Natal para lucrar e impressionar os clientes

Bom, caro lojista, agora que você já sabe como criar kits de Natal atrativos, vamos explorar algumas sugestões para a sua loja.

Cada segmento pode se beneficiar de maneira diferente ao montar pacotes de produtos que atendem às necessidades específicas dos clientes. Veja algumas sugestões que para nossa conversa de hoje:

Supermercados

Acreditamos que os supermercados são os locais mais tranquilos para se montar kits de Natal temáticos, especialmente focados em alimentos e bebidas. Até porque, a variedade do mix é grande.  Aqui estão algumas ideias:

  1. Kit ceia de Natal: produtos como panetone, vinho, queijos, castanhas e um bom molho de frutas.
  2. De café da manhã natalino: combine biscoitos, torradas, geléia e café premium.
  3. Kit amigo secreto: bom para montar com chocolates, doces, snacks, vinho ou espumante, além de um par de taças.
  4. Kit de petiscos: amendoins, castanhas, queijos, snacks em geral, vinhos ou cervejas especiais.

Farmácias

As farmácias também têm enorme potencial para lucrar com a montagem de kits de Natal, especialmente com a demanda crescente por presentes voltados para cuidados pessoais e bem-estar. Veja:

  1. Kit skincare: sabonetes, esfoliante facial, hidratante e protetor solar combinados dão um ótimo combo. 
  2. Kit bem-estar: combine óleo essencial, vela aromática, creme para os pés, máscara para os olhos e um chá relaxante. 
  3. Cuidados para o cabelo: shampoo e condicionador hidratantes, máscara capilar, óleo capilar e creme para pentear formam um combo completo. 
  4. Kit verão: protetor solar, protetor labial, bronzeador e hidratante pós-sol.

Lojas de eletrônicos e informática

O setor eletro também tem vez na estratégia e com uma infinidade de opções. Os consumidores adoram gadgets e acessórios, então por que não criar pacotes especiais?

  1. Kit de fones de ouvido: ideal para os apaixonados por tecnologia.
  2. De teclado e mouse: para quem trabalha com informática ou gamers.
  3. Kit de acessórios para celular: combina cabos, capas e fones de ouvido sem fio.
  4. Kit de áudio: inclua caixas de som Bluetooth e dispositivos de áudio inteligentes.

Lojas de materiais de construção

E quem falou que as lojas de material de construção não podem se beneficiar com kits de Natal? Não só podem, como devem! Muitos consumidores podem procurar presentes práticos ou até mesmo combinar produtos para melhorar a casa.

  1. Kit ferramentas: Inclua itens como chave inglesa, martelo, pregos e parafusos.
  2. Kit ferramentas 2: furadeira elétrica ou parafusadeira elétrica. Aproveite para incluir jogo de parafusos e brocas.
  3. Jardinagem: Combine sementes, ferramentas pequenas e fertilizantes.
  4. Kit inseticidas: Inclua produtos como repelentes e luvas de proteção.

Esperamos que essas sugestões te inspirem a criar kits ainda mais completos e atrativos para os seus clientes. Se possível, ofereça opções de personalização e tenha em mente que a temporada de Natal é um momento de celebrar, tanto para os consumidores quanto para os vendedores. 

Aproveite a época para inovar na decoração de Natal e fechar a campanha de vendas com chave de ouro!

Até a próxima!

  • Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
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