A venda de kits de Natal pode ser a alternativa que você está buscando para diferenciar as ações de vendas da sua loja e lucrar mais neste fim de ano.
Os clientes estão em busca de experiência e ela precisa vir acompanhada de vantagens e satisfação. Os kits de Natal são uma forma de atrair mais clientes para a loja e ajudar aqueles ainda em dúvidas na temporada de compras.
Esses produtos com maior valor agregado podem ser montados por você mesmo, na sua loja e de forma bem criativa.
Nosso tema de hoje é como montar combos especiais para incrementar as vendas e aumentar o ticket médio no fim do ano. Ainda vamos trazer um monte de sugestões de kits de Natal para cada segmento de varejo. Bora lá!
Importância dos kits de Natal para os negócios
Os kits de Natal são ferramentas para você impactar a decisão de compra dos seus clientes durante essa temporada importante de vendas. Quando a estratégia é bem executada, os resultados não ficam atrás.
Justamente por serem atrativos, os kits de Natal proporcionam maior rentabilidade ao negócio porque prospectam mais clientes e estimulam a compra por impulso.
Consequentemente, haverá aumento no ticket médio gasto pelo shopper na sua loja, porque aquele combo gera valor para o cliente e ele poderá se sentir influenciado a gastar.
Outra vantagem é dar maior rotatividade a produtos que não têm sido vendidos e melhorar a sua gestão de estoque. Os combos são uma boa alternativa para aproveitar esses itens parados no estoque e vender durante o Natal.
Se você busca diferencial nas vendas de fim de ano, precisa começar a providenciar os kits que devem ser vendidos na sua loja física ou online.
Como montar kits de Natal com criatividade
Antes de começarmos com as dicas, você precisa entender qual é o seu lugar no mercado. A montagem de kits de Natal para venda depende muito da área de atuação e do perfil dos seus consumidores.
Os combos precisam ainda ter um toque de exclusividade a fim de demonstrar ao cliente o valor daquele grupo de produtos e as vantagens de gastar um pouquinho mais com eles.
Ah! E antes que a gente esqueça, não seja aleatório com a escolha desses grupos de produtos. Perceba a necessidade do cliente e ofereça soluções práticas e criativas. Toda cautela é importante para não decepcionar os consumidores.
Capriche na combinação e na embalagem. Os kits de Natal precisam estar bem apresentáveis. Um kit desses pode ser o presente de Natal de alguém. A seguir, seguem três tópicos importantes para ser criativo na hora da montagem:
1. Personalização
Como já comentamos, dar personalidade aos kits de Natal é fundamental para agradar o cliente. Pensando nisso, temos uma ideia para te sugerir. Deixe que o próprio cliente monte os seus kits de Natal.
Separe um espaço de exposição com várias opções de produtos para que o cliente possa escolher aquilo que ele quer colocar na cesta. A montagem do kit pode ficar por conta da loja, com ou sem uma taxa extra pela embalagem. Fica a seu critério.
2. Categorização
Os kits de Natal podem ser ofertados por categorias de produtos. Caso você queira fazer a ação para alguns itens ou categorias selecionadas, essa é a estratégia certa para você!
O ideal nesse caso é já direcionar para o cliente quais produtos ele poderá incluir no kit dele, valendo apenas os itens daquela mesma categoria.
3. Sazonalidade
Quer ampliar as possibilidades de vendas? Então, prepare kits de Natal temáticos aproveitando as sazões do momento: kit com produtos natalinos, kit de ceia de Natal, kit amigo secreto, kit verão etc.
Sugestões de kits de Natal
E já que tocamos nesse assunto, agora vamos à parte que com certeza você está mais curioso. Afinal, como montar kits de Natal na minha loja de forma criativa? Começamos a te responder com algumas sugestões:
- Kit amigo secreto: aquele kit apetitoso com chocolates e guloseimas, ou ainda um bom vinho com um par de taças para presentear;
- Kit futebol: escolha um fardo de cerveja, um par de copos, dois snacks e um petisco embutido. Ótima opção para presentear também!
- Kit café da manhã: escolha dois pacotes de biscoitos, um de torrada, uma geleia, um café premium e produtos integrais.
- Kit ceia de Natal: oportunidade para agregar os ingredientes da ceia de fim de ano em um combo especial. Coloque uvas passas, panetone, bolacha champagne, pernil, farofa e embutidos.
Outras opções de kits de Natal em supermercado:
- Cestas de chocolates;
- Kit panetone e chocotone;
- Cesta de Natal;
- Cuidados com a pele;
- Kit petiscos/snacks;
- Kit geleias + torradas.
Se o seu negócio é no canal farma, há diversas opções de kits de Natal também. Dá para aproveitar muita categoria e compor os kits exclusivos. Veja algumas ideias:
- Kit verão: incremente protetor solar, bronzeador, protetor labial e creme para pentear. Pronto! O kit para quem quer se proteger nas férias da estação está pronto;
- Kit banho: escolha na prateleira um shampoo, um condicionador, um sabonete, uma saboneteira decorativa e uma loção hidratante.
Outras opções de kits de Natal presenteáveis em farmácias:
- Caixa de sabonetes;
- Mini cesta com desodorante + colônia;
- Kits de loções hidratantes;
- Kit maquiagem;
- Kit para bebê com talco e fralda.
Outros segmentos
Os consumidores das lojas de materiais de construção e agroveterinários também podem usufruir da estratégia para fazerem boas compras neste Natal. Que tal você implementar alguns combos que vão agradar seu cliente?
- Kit pequenos reparos com fita isolante, trena, veda rosca, kit pequeno de chaves;
- Kit de mini ferramentas com alicate, chave de fenda e martelo. Incremente com um pacotinho de parafusos e pregos;
- Kit inseticida com produtos como luvas e outros acessórios para o combate;
- Kit pet com coleira e mordedor.
Encerramos a lista de sugestões com algumas ideias de kits de Natal para a sua loja de eletroeletrônico. Os produtos tecnológicos são uns dos queridinhos na lista de presentes. Aproveite isso a seu favor!
- Kit de fones de ouvido sem fio + smartwatches;
- Caixas de som Bluetooth + dispositivo de áudio inteligente;
- Kit de teclado + mouse;
- Smartphones + capinha;
- Kit de acessórios de informática.
Dicas bônus
Vale lembrar: dê sempre algum tipo de vantagem para o cliente ter interesse em comprar os kits de Natal da sua loja. Exemplo: descontos, brindes, etc.
Monte combos misturando produtos mais vendidos com os que têm menor visibilidade na loja. Isso vai ajudar na rotatividade dos itens menos vendidos e a venda vai ser ancorada pelos mais populares.
Há espaço também para os chamados “mimos”. Crie pequenos kits natalinos para que sejam opção de compra de maior quantidade, seja para ser uma lembrança agradecimento do convite para a ceia ou para distribuição em empresas.
Aproveite para pensar algo para os colaboradores. Um incentivo de Natal nunca é demais, não é mesmo?
Esperamos ter ajudado a ter boas ideias para montar os kits de Natal na sua loja. Boas festas, boas vendas e um feliz e lucrativo Natal!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.