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kit de natal com cesta de palha vinho e outros produtos dentro

5 ideias criativas para vender kits de Natal na loja

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O Natal é um período para presentear aqueles que amamos. Além disso, o consumidor busca facilidade nas compras e é nisso que você precisa focar. Hoje, vamos te auxiliar a criar kits de Natal para vender na sua loja.

Kits exclusivos e que sejam atrativos para que o cliente do seu segmento possa aproveitar a oportunidade. Principalmente para aqueles que deixam as compras para a última hora.

Os kits promocionais ajudam a atrair novos consumidores para a loja e estimulam as compras por impulso. Além disso, às vésperas do Natal, muitos acabam recorrendo à sua loja para comprar algum item de emergência antes das festividades. Não tinha intenção de levar mais nada, mas o kit de Natal vai fazê-los lembrar de presentear alguém.

O kit de Natal pode ainda ser uma opção para quem esqueceu o presente e não quer chegar à ceia com as “mãos abanando”. Com isso, você vai aumentar a sua margem de lucro e dar ainda mais visibilidade para a sua marca.

Por que os kits são tão lucrativos?

Com o kit de Natal na loja, o cliente vai desembolsar um pouco mais e aumentar o ticket médio.

Os combos promocionais costumam atrair novos clientes atrás de ofertas e presentes personalizados. Além de remeter ao sentimento de “comprar com mais consciência”. É o que chamamos de preço psicológico, que gera aquela sensação de vantagem com a compra ao pagar por vários produtos e economizar nos gastos com itens individuais.

Por isso, você deve associar produtos com preços mais atrativos e deixar claro para o consumidor que, ao adquirir o kit de Natal, ele comprará produtos com desconto.

Os kits promocionais acrescentam as vendas por causa de três situações:

  • O consumidor percebe os combos como um bom negócio de compra;
  • Eles influenciam diretamente a decisão de compra do consumidor;
  • Aumentam o valor médio de vendas da loja.

Vamos a um exemplo prático: você vai vender um panetone a R$24 e uma caixa de bombom a R$9,50, mas conseguiu descontos na compra junto ao fornecedor. Você pode jogar uma margem de lucro de cerca de 30% sobre o valor de custo e vender o combo em uma embalagem bem bonita para o Natal.

Como criar um bom kit de Natal

Para criar kits de Natal, você precisa conhecer o público-alvo para o qual você vai vender. Será a partir dessas informações que irá criar opções atrativas e que sejam personalizadas para os consumidores.

Por exemplo: se você costuma vender muito para o meio corporativo, criar kits de Natal pode se tornar uma opção para que o seu cliente compre em maior quantidade para presentear os colaboradores.

Agora se o foco é o consumidor final, dê ao menos duas ou três opções de kits presenteáveis. Assim, ele tem opção de escolha e pode comparar qual kit é mais vantajoso naquele momento. Os kits promocionais sempre recebem maior visibilidade do comprador.

3 dicas para produzir kits rentáveis

1. Monte seu próprio kit

Quer deixar os kits de Natal ainda mais exclusivos na sua loja? Monte um espaço com algumas categorias e deixe o cliente escolher os produtos que deseja no kit. Coloque uma estimativa de itens e valores aproximados e no caixa será feita a soma. Se possível, não cobre pela embalagem com a qual será montado o kit após o cliente passar pelo caixa.

2. Mais vendidos x menos vendidos

Outra vantagem é que você pode aproveitar os produtos que não são muito vendidos para incrementar os kits, combinando com outros mais chamativos. Essa prática atrai os consumidores, que acabam adquirindo produtos que não comprariam se fossem vendidos individualmente.

3. Testes de aceitação

A terceira forma de descobrir se seus kits são bons e rentáveis é observar a aceitação deles nas vendas. Por isso, diversifique os produtos e preste atenção quais estão atraindo mais os clientes. Nada te impede de poder modificar os kits e colocá-los à venda novamente no dia seguinte com uma nova formulação.

Kits de Natal por segmento

Vamos para a parte prática! Separamos algumas sugestões por segmento para você se identificar e instigar as próprias ideias na hora de criar os combos promocionais.

Supermercado

Para o supermercado, há uma vasta opção de kits promocionais devido ao mix diversificado. Você pode montar kits com itens alimentícios, com produtos sazonais, com bebidas, chocolates e até com produtos de cuidados pessoais.

Que tal escolher algumas categorias e montar um espaço dedicado para a exposição desses kits de Natal?

Há ainda a possibilidade de você mesclar os produtos com esses combos natalinos. Pense em atingir todos os públicos da sua loja variando preços para que os seus kits não pesem no bolso do consumidor e ele desista da compra.

Sugestões de kits de Natal para vender nos supermercados:

Farmácia

As farmácias também podem lucrar bastante com o período, criando combos que sirvam para dar de presente de amigo invisível ou Natal. As opções são variadas e cabe ao lojista ter a criatividade na hora de criar o kit.

Esses kits presenteáveis devem ser expostos logo na entrada da loja ou bem próximo ao checkout. Além disso, precisam estar em maior evidência porque, na maioria das vezes, o consumidor que compra kits de Natal na farmácia não vai lá exatamente para isso. Só que ele pode ser convencido da compra ao vê-los.

Sugestão de kits de Natal na farmácia:

Materiais de construção

As lojas de materiais de construção também podem entrar na onda dos kits natalinos para incrementar as vendas de final de ano. Embalado pelas vendas de pequenos reparos e construção civil, o setor deve explorar produtos que muitos consumidores gostariam de ganhar.

Se você nunca pensou nisso antes para a sua loja e tem dificuldades de identificar o que poderia ser rentável, pergunte aos clientes. Faça uma pesquisa rápida, ou até mesmo enquete nas redes sociais, e veja o que eles gostariam de ganhar de Natal.

Uma ideia é unir materiais de uma mesma categoria ou que seja correlacionada, com pequenas peças, preferencialmente, e montar os kits de Natal exclusivos da sua loja. Vai ser um diferencial e tanto!

Você pode focar as suas ações promocionais naquele cliente que tem um amigo ou familiar de casa nova e que precisa de peças para fazer reparos no dia a dia, por exemplo. Ou ainda no amigo que mexe com trabalhos manuais, como artesanato, e ferramentas e insumos são sempre bem-vindos.

Sugestão de kits de Natal na loja de material de construção:

Agroveterinário

Os pets são sempre lembrados pelos seus donos e muitos, inclusive, costumam colocá-los na lista de presentes de Natal. Não esqueça deles nas compras sazonais para a sua loja. Prepare o estoque de produtos para animais de estimação!

A sua loja de agroveterinários também pode explorar produtos com maior volume de vendas na época para fazer a montagem de kits com ofertas especiais para o Natal. É uma boa forma de fidelizar o seu cliente.

Lembre-se que esse período de chuvas e calor, que marcam a reta final do ano e início do próximo, tem grande impacto nas vendas de agrovet nas categorias de impermeabilizantes, lonas, colas, inseticidas, domissanitários e pulverizadores.

Sugestão de kits de Natal na loja de agroveterinário:

Hoje você viu o quanto pode ser vantajoso e lucrativo trabalhar com kits de Natal na sua loja. Viu ainda algumas sugestões que podem aguçar as suas ideias para criar combos promocionais cada vez mais personalizados e exclusivos aos seus clientes.

Agora é hora de colocar em prática tudo o que você absorveu para garantir um Natal como nunca na sua loja.

Exponha os kits, capriche na decoração natalina e boas vendas!

Antes de ir, que tal ler nossas dicas de como aumentar as vendas no fim de ano?

Até a próxima!