5 ideias criativas para vender kits de Natal na loja

Tempo de Leitura: 5 minutos
Kits de Natal para vender na loja

Sumário

Vender kits de Natal nesta época do ano é proporcionar maior rentabilidade para o seu negócio. Essa estratégia de venda aumenta o ticket médio e estimula o consumo por impulso

É muito possível pensar em combos que fujam um pouco à regra da temática de Natal, sem perder a clientela. espumante, panetone e chocotone não podem faltar, claro, mas é preciso ir além.

O Natal é uma época mágica, sentimental, lúdica. Traz à tona muitas memórias e o desejo de celebrar em família ou entre amigos. Esse sentimento deve ser levado adiante e explorado no mix que você vende.

Como fazer isso? Segue com a gente que você vai conferir como criar kits de Natal indispensáveis para o carrinho de compras dos seus clientes.

Planejando os Kits de Natal 

Antes de irmos às ideias que preparamos para os kits de Natal, vamos pontuar três quesitos importantes para planejar os combos promocionais na sua loja. Acompanhe:

  • Leve em consideração o seu ramo de atuação. De nada adianta trabalhar com material de construção e vender kits de Natal com produtos alimentícios, não é mesmo? O nicho para o qual você vende, precisa ter tudo a ver com os kits que você pretende ofertar.
  • Seja exclusivo na montagem dos kits. Tente lembrar quais foram os resultados das vendas no último Natal. Aquilo que vendeu mais pode voltar a ser destacado e o que não vendeu, pode ser ofertado nos kits de Natal. Aproveite tudo isso para inspirar criatividade na montagem dos seus combos. 
  • Tenha cautela ao adotar a estratégia. Montar kits de Natal não é simplesmente escolher produtos e colocar numa cesta ou caixa. Você precisa ter preço competitivo e produtos atrativos. Seja cauteloso para a estratégia de venda não decepcionar.

Prontinho! Agora, se você está disposto a levar esses fatores em consideração, vamos explorar juntinhos algumas ideias personalizá-las para o seu negócio.

Leia também: Guia prático para fazer a campanha de Natal e vender mais!

5 ideias criativas de kits de Natal 

Os kits de Natal são ainda uma ótima oportunidade para fazer uma nova clientela e atrair mais clientes da loja. Divulgue a ação nos canais digitais da loja e exponha os kits com antecedência no PDV.

Os kits de Natal também se tornam a melhor opção para quem passou pela loja e lembrou, de última hora, que precisa presentear alguém querido. Então, capriche nas opções e se inspire com as ideias a seguir.

1. Kits personalizados

Saia do trivial e deixe que o cliente monte o kit que mais o agrada. Monte um stand ou ilha na loja com várias opções de itens e sinalize bem ao cliente os preços nas etiquetas. Os valores dos kits de Natal serão contabilizados no caixa. 

A montagem deles, se possível, pode ficar por conta da loja sem custo adicional. Ou pelo menos com um valor fixo irrisório. É importante também ter opções de tamanhos de cestas ou box para que o cliente possa escolher.

2. Kits por categoria

Nesta mesma pegada de “monte seu próprio kit”, você pode dar alguns direcionamentos para o seu cliente por categoria de produtos. Exemplos: 

Se você é do setor supermercadista, pode destacar três opções de kits para que o próprio cliente possa escolher e montar. 

a)    Kit Banho: escolha na prateleira um shampoo, um condicionador, um sabonete líquido, uma saboneteira decorativa e uma loção hidratante;

b)    Kit futebol: escolha um fardo de cerveja, um par de copos, dois snacks e um petisco embutido, por exemplo

c)      Kit café da manhã: escolha dois pacotes de biscoito, um de torrada, uma geleia, um café premium e produtos integrais.

Outras opções de kits de Natal em supermercado:

Para farmácias, você pode aproveitar o período de férias e a estação do ano para trabalhar um “kit verão” com protetor solar, bronzeador, protetor labial e creme para pentear

Mais opções de kits de Natal em farmácia:

As lojas de materiais de construção e agroveterinários podem aproveitar o embalo e oferecer combos atrativos para os clientes neste Natal. Pense: o que os meus consumidores, leais, gostariam de ganhar da minha loja?

Olha só algumas ideias:

a)    Kit pequenos reparos com fita isolante, trena, veda rosca, kit pequeno de chaves

b)    Kit de mini ferramentas com alicate, chave de fenda e martelo pequenos. Incremente com um pacotinho de parafusos e pregos

c)     Kit inseticida com produtos como luvas e outros acessórios para o combate

d)    Kit pet com coleira e mordedor

3. Kits com mais vendidos x menos vendidos

kit de natal com cesta de palha vinho e outros produtos dentro

Como falamos no início da nossa conversa, vender kits de Natal pode te ajudar e muito a incrementar a venda daquele mix que não estava sendo vendido há algum tempo na loja.

Para isso, monte combos combinando esses produtos com outros de maior visibilidade. Além de despertar a atenção dos consumidores, você dá rotatividade para produtos que dificilmente seriam vendidos individualmente.

4. Mini kits de Natal

Essa ideia é para aquela parcela da clientela que precisa de um “mimo” para presentear de última hora. Porém, sem ser nada muito chamativo. Apenas uma lembrança de Natal ou um agradecimento pelo convite da Ceia de Natal.

Crie então pequenos kits – que podem ser montados em pequenas caixas personalizadas com o tema natalino – e coloque nas áreas de checkout e na frente da loja para divulgar.

Esses mini kits de Natal podem ser elaborados com balas, chocolates, bombons ou até mini panetones.

5. Kits de Natal para empresas

Você pode até não ser fabricante ou ter uma marca própria de produtos, mas pode muito bem se tornar um fornecedor de kits de Natal. É só usar a criatividade e oferecer preços competitivos.

Durante esta época do ano, grande parte das empresas querem gratificar os colaboradores com cestas de Natal, geralmente muito bem elaboradas. Mas ainda há aquelas empresas de menor porte, que também não deixam passar em branco a data.

Crie kits de Natal personalizados para empresas e ofereça a ideia, primeiramente, para aquelas empresas da sua comunidade e cidade. Se fizer sucesso e você tiver condição de expandir o negócio, venda também online e prospecte mais clientes.

Como saber se o kit é uma boa estratégia?

O primeiro passo é fazer testes de aceitação para saber como esses combos promocionais estão contribuindo para as vendas da loja. Caso você note que algum kit sequer foi atrativo, teste outra montagem e outros produtos.

Basta reformular e colocar à venda novamente. A exposição deles na loja também pode contribuir diretamente para o processo de vendas. Fique atento a isso e oriente seus expositores!

Observe também a precificação. O cliente precisa ter a certeza de que ele terá vantagens e comprará o kit, de fato, em promoção para poder levá-lo. 

Imagine que fiasco seria ele fazer as contas de todos os itens do kit e ver, que no final, está pagando muito mais caro e nem é só pela embalagem. Seja honesto com o consumidor.

Bom negócio para você, bom negócio para o cliente

Os kits de Natal influenciam na decisão de compra do consumidor e aumentam a lucratividade da loja. Só que para isso o lojista precisa compreender para qual público ele vende e montar os kits de forma personalizada e criativa para eles.

Não se esqueça de oferecer opções dos combos presenteáveis para que o cliente possa escolher a que mais agrada. Com os kits prontos, pense numa decoração do ambiente de exposição bem bacana, para ajudar na divulgação e nas vendas dos kits.

Esperamos que você tenha muito sucesso com essas ideias e que elas te inspirem a fazer os melhores kits de Natal para esse ano.

Até a próxima!

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