Já pensou no Dia das Crianças como um espaço de oportunidades para o seu negócio? Pois saiba que isso é possível mesmo que a loja não seja especializada no segmento infantil. Acontece que a famosa lembrancinha de Dia das Crianças tem um grande potencial de vitrine para o seu empreendimento.
E essa afirmação não é nossa: o próprio comportamento do consumidor aponta para essa realidade. Conforme o relatório da consultoria Alli iN & Social Miner, a lembrancinha de Dia das Crianças se tornou um pretexto para outras compras da família. Em 2021, inclusive, a data não ficou restrita a brinquedos.
A pesquisa mostra que o setor de telefonia liderou as compras para o 12 de outubro do ano passado. No e-commerce, o segmento de farmácia e saúde foi para o topo das visitas a sites no período.
Outro dado relevante é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). De acordo com o levantamento, as vendas cresceram tanto em lojas físicas quanto nas virtuais. E pasmem: o setor de brinquedos teve queda de 0,7%.
Agora você deve estar se perguntando como isso é possível. Afinal, se o e-commerce expandiu 21,8% e as vendas presenciais subiram 15,8%, o que centralizou as compras?
Logicamente que a resposta está nos adultos. Ao que parece, na procura por lembrancinhas de Dia das Crianças, muitos consumidores aproveitam as promoções para outras finalidades.
Segundo o ICVA, o setor de alimentos, bares e restaurantes teve a maior alta nas vendas, de 20,2%. Na sequência estão vestuário (15,6%) e livrarias, papelarias e afins (10,6%). O segmento de eletro e departamentos também se destaca, com alta de 5,9%. O comparativo é feito com o Dia das Crianças de 2020.
Grandes influenciadores
Além de terem uma data chamariz para os demais segmentos, as crianças ainda exercem grande influência na decisão de compra. De acordo com uma pesquisa de 2019 do Instituto Locomotiva, clientes adultos até compram mais quando acompanhados dos pequenos. Entretanto, disso você já sabe, não é mesmo?
A informação mais relevante aqui está em como esses consumidores acima de 18 anos se comportam nessa situação. O Instituto Locomotiva constatou que 70% dos entrevistados têm um gasto maior que o planejado ao lado de uma criança.
Inclusive, o levantamento revela que as crianças participam da escolha de produtos e marcas. Em shoppings e supermercados, a influência delas é de 88%. Nas lojas de brinquedos, 87%.
Já em lojas de departamentos e comércio de rua, a participação é de 82%. E mesmo em feira, sacolão ou hortifruti (79%) e farmácias e perfumarias (69%), as crianças deixam sua marca.
Obviamente, elas não são companhia de todos os tipos de clientes. Entre os entrevistados com crianças, apenas 30% vão às compras regularmente junto delas. Para 92% dos ouvidos, esse tipo de saída acontece de vez em quando.
Portanto, lojista, é aí que mora a sua chance de capitalizar a lembrancinha de Dia das Crianças. Continue com a gente e acompanhe algumas dicas para melhor se preparar para a data.
Despertando a criança anterior
Quem sai atrás de lembrancinha de Dia das Crianças guarda memórias e sonhos da própria infância! Então, meu amigo, decore o seu PDV com elementos que reforcem essa conexão.
Claro que, a depender do tipo de empreendimento, essa decoração será conforme o seu ramo de atuação e público. Todavia, com bom senso e criatividade você encontrará o tom mais adequado.
Por exemplo, no ramo agroveterinário, pode-se fazer menção a um universo menos tecnológico e mais conectado com a natureza. Maquete de fazendinha, animais em miniatura, caminhões de brinquedo, pião, pipa e bola de gude podem integrar o ambiente.
Desse modo, você pode até não ter lembrancinha de Dia das Crianças, mas certamente a clientela estará acolhida no período. Afinal, referenciar datas comemorativas também é uma maneira de fortalecer a experiência do consumidor.
Redes sociais são parte da festa
Seja qual for sua estratégia na loja física, lembre-se de que investir no online com consistência é extremamente importante. Sendo assim, reserve um espaço para as campanhas que associem o Dia das Crianças com o empreendimento.
Como já falamos, o tratamento vai depender do perfil da sua loja. Talvez dizer que o restaurante recebe o cliente desde pequeno faça sentido para uma empresa tradicional e antiga. Já para a loja de roupas femininas, é possível que a promoção de gincanas virtuais se conecte melhor com o público.
Você percebe que não é necessário forçar uma situação que está fora da realidade do negócio? A importância está em aproveitar a ocasião para estreitar o relacionamento e criar anúncios que captem novos contatos.
Promoções são sempre divertidas
Claro que boas ofertas não podem ficar de fora de uma boa sazão. Aliás, no caso do seu PDV, as promoções podem integrar uma campanha maior e mesmo ser um esquenta Black Friday.
Se a sua loja não tem como foco a lembrancinha de Dia das Crianças, prepare aquele convite para o cliente. Promoção não é o único caminho. Inclua entre as opções oferecer algo grátis e até estoque limitado de produtos especiais para o público.
Segundo um estudo do Google, os consumidores brasileiros gostam de receber um presente ou vantagem junto às compras. O trabalho ainda aponta que a sensação de escassez gerada pela limitação de estoque aumenta o interesse do consumidor.
Lembrancinha de Dia das Crianças alternativas
Agora, vamos refletir um pouco. Será mesmo que seu ramo não tem nada que possa ser aproveitado como lembrancinha de Dia das Crianças? Acreditamos que sim. Quer ver?
Se a loja trabalha com saúde e beleza, que tal montar kits para serem divididos entre pais e filhos? Perfume, itens de higiene e pequenos acessórios são algumas das possibilidades.
No agro, os kits infantis de jardinagem são bons atrativos. No de materiais para construção, elementos decorativos para quartos de criança podem ser destacados.
Já no eletro e varejo alimentar, a variedade de itens candidatos a lembrancinha de Dia das Crianças é maior. Se caprichar, então, na apresentação e no atendimento, a concorrência que se cuide!
Atenda bem, venda bem
E aproveitando que falamos em atendimento, fica o reforço: invista no treinamento da equipe. Os colaboradores precisam saber orientar, acompanhar e ter paciência diante dos imprevistos que surgem.
Quando o cliente entra na loja, ele busca soluções, não problemas. Caso esteja acompanhado de crianças, a capacidade de resiliência e suporte do time é ainda mais importante.
Portanto, capacite cada profissional para que o consumidor queira ficar, comprar e voltar para comprar mais. Se possível, improvise alguma ação kids, como a disposição de balas e pirulitos gratuitos ou atividades recreativas. As crianças vão adorar e os adultos também!
Escolha bons fornecedores
Antes de encerrarmos nosso roteiro preparatório para 12 de outubro, temos mais uma dica. Na verdade, um reforço: para qualquer sazão dar certo, tenha ao lado bons fornecedores.
É com eles que você firmará parcerias que irão alavancar suas vendas mesmo sem a lembrancinha de Dia das Crianças. Jamais negligencie essa etapa e, na dúvida, procure o Martins Atacado.
Por meio do portal online ou aplicativo, o Martins liga o seu varejo com empresas e indústrias de todo país. Isso sem falar na facilidade de pagamento, cashback e descontos exclusivos. Dê uma passadinha por lá e confira!
Ficamos por aqui, torcendo pelo sucesso das suas vendas. Volte sempre aqui, pois nosso foco segue em promover conteúdos para facilitar e melhorar os seus negócios.
Falando nisso, baixe agora mesmo o calendário de varejo, disponível abaixo por segmento e o melhor, é gratuito.
Até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.
