Toda criança espera ganhar uma lembrancinha de Dia das Crianças. Essa é uma data importante de outubro que o varejo não pode deixar passar em branco.
Ainda que a loja não tenha um departamento exclusivo de produtos infantis, é muito possível criar ações que atraia a atenção da meninada e agrade aos adultos na hora de levar uma lembrança para alguém querido.
Além dos brinquedos mais tradicionais, a lembrancinha de Dia das Crianças é uma alternativa para os consumidores que buscam algo mais prático e criativo para presentear.
E para ajudar o seu negócio a se destacar na data, hoje vamos abordar algumas estratégias de vendas e ideias de produto que podem agregar e muito o seu mix, trazendo resultados evidentes nas vendas.
Criatividade e diversidade
Contar com um mix de lembrancinha de Dia das Crianças diz muito sobre criatividade e diversidade de produtos. Apostamos que em algum lugar na sua loja, supermercado, farmácia, eletro ou papelaria, vai haver algum produto em potencial para a data.
Talvez só esteja faltando um pouquinho só de criatividade para apresentá-los aos clientes. Ou ainda só esteja faltando diversificar um pouco mais as categorias.
Importante destacar que, ao oferecer opções de lembrancinha para o Dia das Crianças, o varejista acaba aproveitando a ocasião para fazer estimular as compras pessoais e familiares de quem já está na loja.
Brindes e produtos temáticos também atraem os clientes em busca de algo rápido e prático para presentear. Por ter preço mais acessível, a lembrancinha de Dia das Crianças incentiva ainda as compras por impulso do cliente que já está na loja.
Por isso, aposte na criatividade e ofereça uma experiência de compra satisfatória ao seu público pensando no 12 de outubro.
Ideias de lembrancinha de Dia das Crianças
A lembrancinha de Dia das Crianças permite que a sua loja diversifique o mix de produtos, amplie as opções e a variedade disponível. Essa é uma maneira de aumentar o apelo do seu ponto de venda para outros públicos e não apenas o infantil.
Mesmo que você não venda brinquedos, com criatividade e variedade você pode transformar qualquer item em uma oportunidade de venda. Quer ver só?
- Kits de doces: crie pequenas caixinhas ou saquinhos com balas, pirulitos e chocolates;
- Kit de lanche saudável: um kit com frutas, sucos naturais e um biscoito integral em embalagens coloridas pode ser uma opção criativa e saudável de lembrancinha de Dia das Crianças no supermercado;
- Pequenos brinquedos: frascos de bolhas de sabão, ioiôs e pelúcias pequenas, estilo chaveiro, são ótimas opções para venda sazonal em qualquer varejo;
- Kit jardinagem Infantil: monte um kit com pequenos vasos, sementes e uma pá de plástico para incentivar o cultivo de plantas pelas crianças;
- Livrinhos para colorir: kits com livrinhos de atividades, desenhos ou bloquinho, além de um pequeno conjunto de lápis de cor ou giz de cera a criançada ama;
- Marca-páginas: para os leitores mirins, marca-páginas personalizados com frases divertidas ou ilustrações infantis são um sucesso em papelaria. Eles podem ser feitos de papel durável e vir acompanhados de adesivos para decorar, por exemplo;
- Fones de ouvido: pequenos fones de ouvido coloridos ou com estampas de personagens infantis é uma boa opção para lembrancinha de Dia das Crianças;
- Mini lanternas: lanternas de LED pequenas e coloridas são um auge entre as crianças e geralmente são dadas como brindes em lojas infantis;
- Kits de higiene infantil: conjuntos com mini sabonetes, shampoo infantil e creme dental com escova são criativos e incentivam os pequenos nos cuidados pessoais
Ações para vender lembrancinha de Dia das Crianças
Pelas ideias, você já percebeu que criar kits e combos de produtos é muito interessante para a data, né?
Essa é uma das iniciativas mais vendáveis para atrair os responsáveis legais e adultos que buscam algo mais completo, porém acessível. Esses kits podem ser montados com uma boa variedade de produtos que você já tem no estoque.
Além dos kits, outras ações podem ajudar você a lucrar com a lembrancinha de Dia das Crianças.
1. Promoções
Ofereça descontos nos kits e lembrancinhas avulsas para aumentar o ticket médio de cada venda.
As lembrancinhas também podem ser associadas a promoções sazonais como “compre e ganhe” ou “descontos exclusivos para quem adquirir uma lembrancinha de Dia das Crianças”. Esse tipo de promoção cria a sensação de urgência e incentiva mais as vendas.
Aproveite para vincular as promoções a outros produtos da loja, como roupas ou acessórios infantis, oferecendo descontos para os clientes que adquirirem ambos. A lembrancinha de Dia das Crianças, no caso de uma compra maior, pode ser o brinde, por exemplo.
2. Compra de última hora
O bom de contar com um mix de lembrancinhas é porque ele é a melhor opção para as compras de última hora.
O ideal é reservar uma área especial no PDV com opções práticas de lembrancinha de Dia das Crianças. Destaque o mix, preferencialmente, na entrada da loja ou no checkout.
Se possível, disponibilize o serviço de embrulho de presente rápido e pacotes decorados prontos.
3. Decoração temática
A decoração temática é um ponto-chave para as ações de Dia das Crianças. Crie um ambiente na loja que desperte a atenção da criançada. O clima precisa ser especial, usar cores vibrantes, balões. O colorido sempre é a melhor opção!
Essa decoração precisa estar presente pelo menos em ambientes estratégicos da loja. Uma ideia muito legal é criar um “cantinho kids” com atividades para a criançada enquanto os pais vão às compras. Pintura, desenho, hora do cinema com pipoca. Seja criativo!
4. Divulgação nas redes
Saiba que a internet é uma aliada poderosa para aumentar as vendas e atrair consumidores, até os pequeninos, que já estão conectados. Divulgue suas opções de lembrancinha de Dia das Crianças e faça postagens com fotos bem iluminadas e coloridas dos produtos.
Não se esqueça de usar as famosas hashtags que ajudam na localização dos seus produtos e da sua marca como #DiadasCrianças, #PresentesInfantis e #LembrancinhadeDiadasCrianças.
Não temos dúvidas que com essas práticas, o seu negócio vai se destacar muito durante a campanha de Dia das Crianças. Boas vendas!
Até a próxima!