Home Dicas Colaboradores Liderança e motivação aplicadas à sua realidade!
Equipe de trabalho de seis pessoas em uma reunião

Liderança e motivação aplicadas à sua realidade!

0
330

Liderança e motivação são conceitos frequentemente associados ao mundo corporativo, mas que não podem ser deixados de lado nas micro e pequenas empresas. Mesmo que no dia a dia o trabalho seja feito junto dos colaboradores, quase em pé de igualdade, um gestor não pode abrir mão da responsabilidade de exercer a liderança e levar a equipe adiante.

 

Sem uma liderança eficaz, a empresa fica sem norte para se desenvolver e os colaboradores não têm um propósito que os instigue a entregar todos os dias a melhor versão de si. Por isso, um líder deve ser antes de tudo uma inspiração, além de usar de suas capacidades de liderança e motivação para oferecer diretrizes que orientem o trabalho rumo aos resultados desejados.

Esses valores e habilidades podem ser aprendidos e devem ser constantemente aperfeiçoados. É como sempre dizemos: ser um bom gestor não é difícil, só dá um pouco de trabalho, mas é um esforço que coloca a empresa em movimento e ajuda a crescer.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de liderança e motivação que você pode começar a incorporar nos seus hábitos diários agora mesmo. Vamos lá?

Mulher de blusa preta segurando caneca branca com a mensagem "Like a boss"

Liderança e motivação: quem mais ajuda é quem não atrapalha

Para conseguir ajudar a equipe, um chefe precisa, antes de tudo, aprender a não atrapalhar. As necessidades dos colaboradores devem ser sempre priorizadas sobre as do próprio gestor, deixando o trabalho mais fácil para todos.

A capacidade de comunicação também faz toda diferença na liderança, já que as falhas nesse setor podem acarretar inúmeros problemas. Um bom chefe deve saber comunicar com clareza e respeito aquilo que espera de seus colaboradores, ser o principal porta-voz dos valores do negócio e estar pronto para esclarecer dúvidas e justificar suas decisões.

Reuniões de rotina, por exemplo, podem ajudar muito nesse momento. Com dez minutos de conversa antes do expediente é possível repassar metas, oferecer orientações rápidas, responder perguntas e ainda dar aquele gás para que todos comecem o dia dispostos a dar o seu melhor.

Saiba onde você está indo

Mulher executiva segurando notebook, ilustração de várias setas saindo da figura de uma mulher executiva

Como está à frente da empresa, um líder precisa saber para onde ela está indo. Isso diz respeito à visão para o negócio numa perspectiva mais ampla e subjetiva, como missão e valores, mas também deve ser traduzido em termos práticos, que impactam diretamente o dia a dia da empresa e o trabalho de cada funcionário.

Você quer transformar sua loja em um varejo de vizinhança que seja referência na comunidade, certo?! O que isso significa na prática? Como isso influencia o dia a dia dos colaboradores?

Liderar é saber articular metas e objetivos de acordo com as habilidades de cada um e isso requer a capacidade de saber enxergar adiante e adaptar as demandas de acordo com a realidade da equipe.

Para se sentir motivado, o colaborador precisa entender de maneira clara como o seu trabalho pode contribuir para o sucesso do negócio. Liderança e motivação, nesse caso, significam a capacidade de estabelecer um plano de ação para cada pessoa da equipe a partir de uma justificativa que seja interessante não só para o resultado final e os lucros da empresa, mas na vida de todos que contribuem para essa construção.

Estabelecer metas e revisá-las constantemente é um excelente método para estimular o espírito de equipe, aumentar a produtividade e mostrar como o trabalho integrado é o melhor caminho para alcançar bons resultados.

Ofereça e peça feedback

Para obter melhores resultados, a política do feedback na empresa deve acontecer em uma via mão dupla. Muito se fala sobre a importância do gestor oferecer esse tipo de retorno para o funcionário, visando para aprimorar seu desempenho, mas as habilidades de liderança e motivação do chefe também dependem da opinião da equipe.

Antes de passar a bola para os colaboradores, um bom líder é capaz de fazer uma autoavaliação criteriosa e se perguntar, de tempos em tempos, se sua conduta está alinhada com os objetivos da empresa. Sempre se questione: “Como estou trabalhando?”.

Depois, faça a mesma pergunta para a equipe. Para não gerar constrangimento, considere estabelecer um canal de escuta anônimo, mas deixe claro que está aberto a conversar e ouvir diretamente quaisquer críticas e sugestões – contanto que sejam construtivas, claro.

O feedback aplicado no líder é imensamente mais importante que o retorno dado a qualquer outro colaborador, já que o gestor não trabalha sozinho e precisa saber se está sendo eficiente no exercício de sua função.

Além disso, um chefe que sabe ouvir demonstra que valoriza a opinião de sua equipe, que sabe trabalhar em conjunto e que respeita a cultura da empresa em que está inserido. É liderança e motivação na prática!

Equipe de trabalho de seis pessoas em uma reunião

Seja exemplo

A conduta do chefe deve servir de exemplo para todos. Isso serve principalmente no pequeno negócio, já que nesse modelo ele trabalha ao lado da equipe o tempo inteiro. O líder é a expressão máxima da cultura da empresa e de seus valores, portanto, ele precisa estar sempre atento para manter-se no caminho que a empresa decide escolher para si.

Transparência nas decisões e uma postura coerente, que esteja alinhada ao próprio discurso, são formas de praticar liderança e motivação. Fazendo isso, a figura do chefe passa a servir como exemplo prático da qualidade esperada no exercício da função e agrega credibilidade a tudo que ele diz ou faz. Sem isso, a motivação não pode ser garantida, muito menos a qualidade dos serviços oferecidos.

Se o chefe não dá o melhor de si, por que o funcionário se daria esse trabalho? Isso vale desde os relacionamentos interpessoais até o trato com os clientes, além de ter tudo a ver com atitudes “menores” – como pontualidade e cumprimento de prazos.

Cultivar habilidades de liderança e motivação faz parte de um esforço para estabelecer o endomarketing na empresa. Não sabe o que é isso? Confira nosso post sobre o tema e deixe seus funcionários cada vez mais engajados e motivados!

Deixe um Comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome