Navegar pelos canais digitais de vídeo não se trata mais apenas de entretenimento ou relacionamento social. Com a popularidade da live shopping, o comércio passou a perceber o potencial de venda com o recurso simples e barato.
A venda de produtos “ao vivo e a cores” pela rede social tem sido muito disseminada pelos lojistas do varejo físico e online. É a transformação da ideia de varejo omnichannel se concretizando.
Há quem diga que esse modelo de negócio aumenta as vendas em mais de 50% em poucas horas do que se venderia em um dia ou em toda uma semana. Além disso, essa é uma forma de humanizar o processo de vendas.
A seguir vamos falar detalhadamente sobre a técnica de live commerce ou live shopping, que pode ser muito bem aplicada em lojas de qualquer segmento varejista. Vamos juntos aprender como fazer uma live shopping.
O que é live shopping?
Uma live shopping ou também conhecida como live commerce é uma técnica de vendas realizada por meio de transmissões ao vivo pela internet. Nessas transmissões, o vendedor apresenta os produtos, descreve-os e divulga os preços.
Aí os clientes que estão acompanhando a transmissão ao vivo demonstram interesse e compram aquilo que gostaram de ver na live.
As transmissões podem acontecer nas redes sociais como o Instagram, Facebook, no YouTube, nos sites das lojas ou até mesmo dentro de marketplaces, a exemplo da Shopee e da Shein, que têm utilizado bastante esse recurso.
Esse modelo de negócios viralizou no Brasil durante a pandemia da Covid-19, uma vez que as lojas físicas ficaram limitadas a vender. Rapidamente, a moda pegou e muitos lojistas passaram a fazer live shopping com frequência.
Você já fez alguma live shopping na sua loja? Não? Então está na hora de providenciar a sua primeira live como estratégia de vendas para este segundo semestre do ano. Aproveite alguma data comercial – ou apenas uma necessidade de queima de estoque – e manda brasa!
Estatísticas que impressionam…
De acordo com as informações divulgadas pelo Sebrae, a live shopping pode chegar a uma taxa de conversão de 10% a 15%.
A taxa de conversão é uma métrica do marketing digital que ajuda a mensurar se a comunicação da estratégia digital obteve resultados e foi efetiva. Ou seja, a live commerce resultou em interação do público? Houve engajamento da marca? Vendeu dentro do esperado ou até além?
Por falar em vendas, a Research and Markets estima que as lives shoppings movimentem US$ 600 bilhões mundialmente até 2027.
As previsões do Rest of World são um pouco mais modestas, embora ainda altas. A organização estima que esse tipo de modelo de negócio pode movimentar mais de US$ 240 bilhões daqui a quatro anos.
De acordo com uma pesquisa do Google, 70% dos brasileiros conectados na internet disseram que já compraram algum produto que viram em um vídeo no YouTube.
Além disso, mais da metade dos consumidores que assistem a vídeos sobre produtos na internet ficam mais interessados em conhecer o que viram.
Motivos para se fazer uma live shopping
Seja para lançar um novo produto, fazer promoções ou divulgar a nova campanha da loja, a live shopping cai bem em qualquer situação no varejo que tenha como foco as vendas.
Em poucos segundos no ar, é possível reunir muitos consumidores interessados em conhecer a marca ou comprar, caso as promoções sejam flexíveis. A live shopping estimula a venda em escala.
Além disso, nesse modelo o e-commerce se torna mais humanizado. É o contato do vídeo ao vivo que coloca vendedor e consumidor frente a frente e tendo as dúvidas e necessidades supridas naquele momento.
Importante ressaltar que na live shopping o cliente pode interagir o tempo todo pelo chat do canal, tirando dúvidas e concretizando a compra.
O modelo de negócio ajuda no fortalecimento da marca, a aumentar as vendas em um curto período e impulsiona [e muito] as compras por impulso.
Nem sempre o cliente entra na loja com a intenção de adquirir algo, mas acaba se levando por uma boa promoção e pelo estímulo de ver outras pessoas comprando com tamanha facilidade.
Como fazer uma live shopping no Instagram: passo a passo
Mencionamos acima sobre a possibilidade de fazer live shopping pelo YouTube e o Instagram. Mas outras plataformas de vídeo como o TikTok e o TaoBao também são fortes quando o assunto é transmissão ao vivo.
De qualquer forma, sem dúvidas o Instagram é o mais usado pelos varejistas que gostam de fazer live shopping. Então, a seguir montamos um passo a passo para te ajudar a fazer uma live shopping. Acompanhe:
- No smartphone, abra o aplicativo do Instagram e acesse a parte superior esquerda da tela e clique no “+” e depois em “transmissão ao vivo”. Dá certo também, se você estiver no feed, só arrastar para a direita a tela.
- Em seguida, na parte inferior, à direita, aparecem todos os recursos da ferramenta Stories. Vá na opção “ao vivo” e clique.
- Coloque agora a opção “Transmitir ao vivo”.
- Adicione um título ou programe a sua live para que os consumidores possam ser notificados quando ela acontecer.
- Agora a plataforma também conta com o ícone direto para colocar público a live shopping.
- Depois de fazer tudo isso, só clicar no botão de iniciar no centro inferior da tela. Pronto! Você está ao vivo.
- Quando for encerrar a live, é só clicar em “Encerrar” no canto superior esquerdo.
Depois de finalizada a transmissão, o Instagram registra a quantidade de pessoas que acompanharam a live. Você também vai ter a opção de salvar o vídeo no aparelho ou compartilhar a live por mais 24 horas na rede social.
Para todos os segmentos!
A live shopping é muito comum de se encontrar no varejo de moda, cosméticos e decoração. Mas pode ser facilmente adotado por qualquer segmento varejista.
Os cuidados, no entanto, devem ser para todos:
- Organizar as peças e precificar corretamente antes de iniciar a live
- Contar com uma equipe de apoio para ir anotando as vendas e recebê-las
- Garantir a devida logística dos produtos, seja para entrega ou retirada
Para acertar e fazer uma live shopping de sucesso, planeje tudo antes e peça ajuda da equipe para alinhar a ação. Importante estar sempre em diálogo com o público, lendo comentários no chat, respondendo às dúvidas etc.
O atendimento da live fará toda a diferença para a venda. Conecte com o cliente!
Uma dica final: Oferecer cupons de descontos ou fazer sorteios durante a transmissão são alguns diferenciais para manter a audiência na live do início ao fim. Surpreenda os consumidores, mas também antecipe o que os espera se ficarem até o final da live shopping.
Boas vendas e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.