Home Segmento Academia Localização do negócio é grande fator no seu sucesso

Localização do negócio é grande fator no seu sucesso

0
1669

Escolher a localização certa para o seu negócio é muito mais importante do que você imagina. A relação entre vender mais e ter o local adequado para que as vendas aconteçam é muito próxima, sendo que em grande parte dos casos uma depende da outra: se a localização do negócio é boa, fica mais fácil vender mais.

 

Mas o contrário também é verdadeiro. Se a sua localização não for a melhor pro que você está querendo oferecer, é provável que você vai enfrentar mais dificuldades pra vender. Essa é a importância da localização: quem tem vende, quem não tem sofre mais.

Quer saber como escolher a melhor localização para o seu negócio? É disso que vamos falar hoje. Vamos com a gente na conversa?

Escolher a localização do negócio é um passo importante, que exige pesquisa

A gente não precisa nem falar que a localização do negócio deve ser escolhida antes de tudo começar, não é? Antes de você abrir, é necessário entender como escolher o melhor lugar.

Escolher não é tão simples assim. Muita gente acha que é só chegar no ponto, ver se ele está bem conservado, se tem trânsito de gente na rua e tudo certo. Mas quem são essas pessoas no trânsito? A conservação pode ser boa, mas será que o espaço vai dar pra você fazer tudo? E a segurança?

Infelizmente não dá pra escolher a melhor localização do negócio só olhando o ponto e a rua. Algumas questões ainda precisam ser avaliadas para garantir que no futuro suas expectativas sejam alcançadas e que você continue vendendo cada vez mais.

Quais?

Entenda seu produto

O primeiro passo é entender quais são as necessidades do seu produto. Sim, o produto tem grande influência na localização do seu negócio, sendo tão importante de se considerar quanto o fluxo dos clientes.

Vamos pensar em um exemplo prático: você vai abrir uma loja de materiais de construção. Você estava andando por um bairro e percebeu que não tinha nenhuma outra por ali, havia um ponto bem conservado na esquina e a avenida tinha gente passando o dia todo. O problema eram só as dimensões: o salão era bem apertado e não havia muito espaço pro estoque.

O que seria “muito espaço” pro estoque? Esse é o tipo de questionamento que você precisa se fazer ao analisar a viabilidade do ponto comercial. Se você vai abrir uma casa de construções, só dez sacos de cimento já podem tomar uma sala inteira, dependendo do tamanho.

Ainda tem as latas de tinta, que só uma de cada cor já ocupam o espaço inteiro. Imagina agora se você vai trabalhar vendendo para construtoras e empreiteiras: seu estoque deve estar sempre cheio e disponível.

O produto é um dos fatores principais na hora de escolher a melhor localização pro seu negócio. Pense nele sempre!

Conheça seus serviços

E os serviços que você oferece? Eles também têm um impacto bem grande na hora de escolher a melhor localização pro seu negócio.

Um restaurante, por exemplo, possui regulamentações sobre a largura de cada estação de trabalho. Se a sua cozinha não as contempla, você vai precisar fazer reformas para se enquadrar na lei.

Ainda pensando em restaurantes, pense no seu salão: ele cabe todo mundo? Há espaço para a circulação dos garçons?

Se for um varejo no esquema de autosserviço, então as pessoas irão circular pelos seus corredores. Suas gôndolas vão caber e vai haver espaço para que as pessoas circulem entre elas?

Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de escolher a melhor localização do negócio. Mas ainda tem um ponto que muita gente deixa passar batido e acaba tendo que reformar depois…

Pensando na acessibilidade

A localização do negócio ideal também deve oferecer o mínimo em acessibilidade para que você se enquadre na ABT NBR 9050, a norma que regula a adaptação dos espaços para pessoas com deficiência.

A rampa de acesso é um dos pontos mais fiscalizados, assim como as vagas no estacionamento reservadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida em geral.

Se você está escolhendo a localização do negócio e perceber que não há rampa e nem espaço para que ela seja construída sem maiores problemas, cuidado. Muitas vezes, isso representa gastos em horas não programadas, algo bastante prejudicial para o seu comércio.

Esses são apenas alguns pontos pra te ajudar a escolher bem a localização do negócio. Ainda tem muito pra gente falar, mas por hoje vamos ficar nesses três pontos principais. Fique de olho e assine nossa Newsletter aqui embaixo para saber quando a gente aumentar esse artigo, beleza?

Ah, e agora que você já escolheu a localização do negócio perfeita pra você, que tal a gente trocar uma ideia sobre estratégias de vendas?

Deixe um Comentário!