Hoje em dia, parece que o maior questionamento que os empreendedores que querem abrir um negócio se fazem é sempre o mesmo: loja física ou virtual?
E aí o varejista que já tem sua loja física e tira bons rendimentos no final do mês começa a ver promessas mirabolantes pela internet afora. “Com um e-commerce você vai faturar dez vezes mais”, “o e-commerce é barato de montar e muito melhor que a loja física”, etc. Mas será que é por aí mesmo?
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar que, no embate entre loja física ou virtual, a primeira ainda tem muito chão pra correr e é capaz de oferecer vantagens que não existem nos e-commerces.
Vamos lá?
A loja física faz o cliente comprar com mais frequência
Entre a loja física ou virtual, dá pra ver de longe qual é a mais conveniente para o cliente. Não dá pra negar que é muito mais fácil comprar do conforto de casa e só esperar a encomenda chegar pelo correio, não é?
Mas ao mesmo tempo, a loja física possui uma qualidade que pouca gente se dá conta: o engajamento do cliente com a marca. Segundo um estudo realizado pela Wharton School para a rede americana Bonobos, o cliente que visita a loja física passa a comprar com uma frequência 40% maior do que antes.
Tá vendo que nem tudo é uma escolha do tipo loja física ou e-commerce? Os dois tem suas vantagens! Quando o cliente visita a loja, ele se sente mais em contato com a marca, e então compra com uma frequência maior nos dois canais.
O cliente gosta de mais espaço para negociação
Outro ponto que aumenta a distância entre loja física ou virtual é a questão da negociação. O ambiente do e-commerce é mais objetivo: você escolhe, vê as melhores opções de pagamento, paga e espera. Tudo muito rápido e impessoal.
A loja física já é o contrário. Os clientes possuem liberdade pra falar sobre o produto e suas características, para tentar um desconto e para discutir as melhores formas de pagamento. O trabalho do vendedor não é só vender, é conversar e encantar o cliente.
E quando o atendimento é bom, bem planejado e pensado, as chances de conseguir esse encantamento são bem maiores. Todo mundo ganha: o cliente porque se sentiu no controle da sua compra em vários níveis diferentes e a loja que conseguiu mais uma fidelização!
E falando nisso…
A loja física tem um público fiel
Em termos de crescimento, escolher entre loja física ou virtual realmente fica mais complicado para a primeira. O e-commerce cresce mais porque é relativamente novo, e todo mundo quer uma fatia do mercado digital. Ao mesmo tempo, muitos clientes ainda preferem a loja física para fazer suas compras por vários motivos.
Eles podem ser:
- Os clientes têm medo de comprar online;
- Os clientes não usam a internet tanto assim;
- Eles preferem ver e tocar os produtos antes de fazer a compra;
- A loja física é mais interessante de visitar do que um site na internet;
- É possível comprar na loja física e sair com o produto debaixo do braço;
Dentre outros. Mas o que a gente quer dizer aqui é que a loja física possui clientes fiéis, que nem estão pensando em mudar para um e-commerce, seja lá de qual segmento ele for.
Isso muitas vezes é ignorado quando o assunto é loja física ou virtual. Você realmente vai conseguir uma visibilidade bem grande e uma quantidade enorme de potenciais clientes na internet, mas a luta para fechar vendas e fidelizar seus clientes é muito mais árdua do que na loja física.
Escolhendo entre loja física ou virtual – o que levar em consideração?
Se você está em uma posição de escolha entre loja física ou virtual, o melhor é pensar bem antes de gastar seu suado dinheirinho em um e-commerce.
Primeiro porque os segmentos são um pouco limitados. O varejo alimentar dificilmente vai funcionar no segmento virtual, já que a agilidade das lojas físicas é imbatível. Ao mesmo tempo, revendedores de materiais de construção, produtos agro-veterinários, eletrônicos, etc., encontram na internet uma forma de “contornar a crise”.
Muitas vezes o e-commerce realmente é a melhor saída, mas dizer que ele é a escolha certa quando o questionamento é loja física ou virtual não é completamente verdade. Tudo vai depender do seu negócio e do que você está planejando.
Prós e contras
- A loja física é mais chamativa para os clientes, mas seu alcance é regional;
- A loja virtual tem maior alcance, mas fidelizar os clientes é mais difícil;
- A loja física permite uma interação maior com os produtos, mas requer estoque;
- A loja virtual opera sob demanda, mas você gasta alto com logística;
- A loja física permite maior negociação, mas você gasta com funcionários;
E por aí vai.
Quando o questionamento é loja física ou virtual, não dá pra dizer que uma escolha é melhor do que outra. Esse é o problema de vários sites especializados em e-commerce por aí, que quase tomam a decisão por você. O melhor é o que vai se encaixar bem com o seu negócio!
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