Ir para o conteúdo
Logo falamart
  • Estratégias Empresariais
    • Marketing
    • Notícias
    • Novidades do Mercado
    • Tecnologias
    • Planejamento Estratégico
    • Tendências
    • Datas Comemorativas
    • Black Friday
  • Gestão Empresarial
    • Legislação
    • Logística
    • Colaboradores
    • Finanças
    • Estoque
  • Segmento
    • Academia
    • Bar
    • Casa Agropecuária
    • Farmácia
    • Hotel
    • Loja de Eletro-Eletrônicos
    • Loja de Eletrodomésticos
    • Loja de Informática
    • Loja de Móveis
    • Materiais de Construção
    • Mercearia
    • Padaria
    • Papelaria
    • PetShop
    • Restaurante
    • Supermercado
    • Suprimentos
  • Programa BEM
Menu
  • Estratégias Empresariais
    • Marketing
    • Notícias
    • Novidades do Mercado
    • Tecnologias
    • Planejamento Estratégico
    • Tendências
    • Datas Comemorativas
    • Black Friday
  • Gestão Empresarial
    • Legislação
    • Logística
    • Colaboradores
    • Finanças
    • Estoque
  • Segmento
    • Academia
    • Bar
    • Casa Agropecuária
    • Farmácia
    • Hotel
    • Loja de Eletro-Eletrônicos
    • Loja de Eletrodomésticos
    • Loja de Informática
    • Loja de Móveis
    • Materiais de Construção
    • Mercearia
    • Padaria
    • Papelaria
    • PetShop
    • Restaurante
    • Supermercado
    • Suprimentos
  • Programa BEM
Início » Loja física ou virtual? As vantagens do varejo presencial

Loja física ou virtual? As vantagens do varejo presencial

  • Mart Martins
  • agosto 8, 2018
  • Destaque, Loja de Eletro-Eletrônicos, Loja de Eletrodomésticos, Loja de Informática, Loja de Móveis, Papelaria
Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

Hoje em dia, parece que o maior questionamento que os empreendedores que querem abrir um negócio se fazem é sempre o mesmo: loja física ou virtual?

 

E aí o varejista que já tem sua loja física e tira bons rendimentos no final do mês começa a ver promessas mirabolantes pela internet afora. “Com um e-commerce você vai faturar dez vezes mais”, “o e-commerce é barato de montar e muito melhor que a loja física”, etc. Mas será que é por aí mesmo?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar que, no embate entre loja física ou virtual, a primeira ainda tem muito chão pra correr e é capaz de oferecer vantagens que não existem nos e-commerces.

Vamos lá?

A loja física faz o cliente comprar com mais frequência

Entre a loja física ou virtual, dá pra ver de longe qual é a mais conveniente para o cliente. Não dá pra negar que é muito mais fácil comprar do conforto de casa e só esperar a encomenda chegar pelo correio, não é?

loja física ou virtual: frente de uma loja com bicicleta na calçada

Mas ao mesmo tempo, a loja física possui uma qualidade que pouca gente se dá conta: o engajamento do cliente com a marca. Segundo um estudo realizado pela Wharton School para a rede americana Bonobos, o cliente que visita a loja física passa a comprar com uma frequência 40% maior do que antes.

Tá vendo que nem tudo é uma escolha do tipo loja física ou e-commerce? Os dois tem suas vantagens! Quando o cliente visita a loja, ele se sente mais em contato com a marca, e então compra com uma frequência maior nos dois canais.

O cliente gosta de mais espaço para negociação

Outro ponto que aumenta a distância entre loja física ou virtual é a questão da negociação. O ambiente do e-commerce é mais objetivo: você escolhe, vê as melhores opções de pagamento, paga e espera. Tudo muito rápido e impessoal.

loja física ou virtual: vendedor mostra eletrônico para casal em loja

A loja física já é o contrário. Os clientes possuem liberdade pra falar sobre o produto e suas características, para tentar um desconto e para discutir as melhores formas de pagamento. O trabalho do vendedor não é só vender, é conversar e encantar o cliente.

E quando o atendimento é bom, bem planejado e pensado, as chances de conseguir esse encantamento são bem maiores. Todo mundo ganha: o cliente porque se sentiu no controle da sua compra em vários níveis diferentes e a loja que conseguiu mais uma fidelização!

E falando nisso…

A loja física tem um público fiel

Em termos de crescimento, escolher entre loja física ou virtual realmente fica mais complicado para a primeira. O e-commerce cresce mais porque é relativamente novo, e todo mundo quer uma fatia do mercado digital. Ao mesmo tempo, muitos clientes ainda preferem a loja física para fazer suas compras por vários motivos.

Eles podem ser:

  • Os clientes têm medo de comprar online;
  • Os clientes não usam a internet tanto assim;
  • Eles preferem ver e tocar os produtos antes de fazer a compra;
  • A loja física é mais interessante de visitar do que um site na internet;
  • É possível comprar na loja física e sair com o produto debaixo do braço;

Dentre outros. Mas o que a gente quer dizer aqui é que a loja física possui clientes fiéis, que nem estão pensando em mudar para um e-commerce, seja lá de qual segmento ele for.

loja física ou virtual: homem trabalha em tablet sobre uma mesa

Isso muitas vezes é ignorado quando o assunto é loja física ou virtual. Você realmente vai conseguir uma visibilidade bem grande e uma quantidade enorme de potenciais clientes na internet, mas a luta para fechar vendas e fidelizar seus clientes é muito mais árdua do que na loja física.

Escolhendo entre loja física ou virtual – o que levar em consideração?

Se você está em uma posição de escolha entre loja física ou virtual, o melhor é pensar bem antes de gastar seu suado dinheirinho em um e-commerce.

Primeiro porque os segmentos são um pouco limitados. O varejo alimentar dificilmente vai funcionar no segmento virtual, já que a agilidade das lojas físicas é imbatível. Ao mesmo tempo, revendedores de materiais de construção, produtos agro-veterinários, eletrônicos, etc., encontram na internet uma forma de “contornar a crise”.

Muitas vezes o e-commerce realmente é a melhor saída, mas dizer que ele é a escolha certa quando o questionamento é loja física ou virtual não é completamente verdade. Tudo vai depender do seu negócio e do que você está planejando.

Prós e contras

  • A loja física é mais chamativa para os clientes, mas seu alcance é regional;
  • A loja virtual tem maior alcance, mas fidelizar os clientes é mais difícil;
  • A loja física permite uma interação maior com os produtos, mas requer estoque;
  • A loja virtual opera sob demanda, mas você gasta alto com logística;
  • A loja física permite maior negociação, mas você gasta com funcionários;

E por aí vai.

loja física ou virtual: mulher em corredor com lojas e restaurantes

Quando o questionamento é loja física ou virtual, não dá pra dizer que uma escolha é melhor do que outra. Esse é o problema de vários sites especializados em e-commerce por aí, que quase tomam a decisão por você. O melhor é o que vai se encaixar bem com o seu negócio!

Tem uma loja física e tá precisando de suprimentos? O Martins.com.br pode te ajudar! Dê uma olhada nesse artigo para saber como se cadastrar!


Mart Martins

Mart Martins

Sou seu consultor especializado do Martins Atacado!
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
AnteriorAnteriorComo montar delivery? Um guia para o seu negócio!
PróximoEstratégias de vendas no varejo: venda melhor agoraPróximo
Posts Relacionados
Transforme a loja com ideias de decoração para festa junina que surpreendam

Confira 8 ideias de decoração para festa junina

Investir na decoração cria uma experiência completa de compra para o cliente.

Leia mais »
Mart Martins 14/05/2025
Prepare os produtos para festa junina para o arraiá!

Aberta a temporada de festas juninas no varejo

Você pode, e deve, explorar os produtos muito além da preferência dos seus clientes!

Leia mais »
Mart Martins 12/05/2025
Como a decoração de Páscoa pode gerar impacto nas vendas

Como a decoração de Páscoa pode gerar impacto nas vendas

A decoração pode atuar como um gatilho emocional, aumentando o desejo de compra.

Leia mais »
Mart Martins 17/03/2025
Segmentos
Academia icon

Academia

Bar Icon

Bar

Agropecuária Icon

Casa Agropecuária

Farmácia Icon

Farmácia

Hotel Icon

Hotel

Eletronicos icon

Loja de Eletro-Eletrônicos

Eletrodomesticos Icon

Loja de Eletrodomésticos

Informática Icon

Loja de Informática

Moveis Icon

Loja de Móveis

Materiais de construção Icon

Materiais de Construção

Mercearia Icon

Mercearia

padaria

Padaria

Papelaria Icon

Papelaria

PetShop Icon

PetShop

restaurante

Restaurante

Supermercado

Supermercado

suprimentos

Suprimentos

Newsletter

Se inscreva para receber todas as novidades!

Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Martins Comércio e Serviço de Distribuição – S/A
Rua Jataí, 1150 – B. Aparecida – Uberlândia – MG
E-mail: site@martins.com.br

Compre através do nosso site
www.martinsatacado.com.br

Compre agora!

Atendimento: (34) 3301 5819
Vendas: (34) 98428-2779
Ouvidoria Martins: 0800 722 1953

Benefícios Exclusivos Martins

  • Sistema Martins:
  • Sistema Martins:
Rolar para cima