Home Destaque Minha loja foi roubada, e agora?
Portão fechado com um cadeado

Minha loja foi roubada, e agora?

0
1302

Você sabe o que fazer em caso de loja roubada?

 

Essa é uma situação que certamente ninguém gosta de imaginar, mas não dá para fugir do assunto. As cidades estão cada vez mais perigosas, e embora não exista por aí uma tática infalível para para se proteger de roubos, adotar algumas medidas preventivas ajuda a reduzir os riscos para seus colaboradores e clientes.

Não deixe para amanhã! Se você ainda não sabe como responder a pergunta que abre esse texto, fique de olho nas nossas dicas para aumentar a segurança do negócio com alguns cuidados básicos e manter a loja roubada só na teoria!

Portão fechado com um cadeado

Use o layout a a favor da segurança

Aqui no FalaMart nós falamos bastante sobre como o layout da loja pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e impulsionar suas vendas, mas não é só isso. A organização do espaço também pode funcionar como um eficiente recurso de segurança, evitando a situação de loja roubada.

Quer ver como? Para começar, o caixa deve ficar posicionado em um local que dê visibilidade para todo o estabelecimento e fique longe da entrada. O local indicado como melhor opção é na parede lateral mais próxima da entrada, dando ao operador uma boa visão de todo o espaço, mas sem deixá-lo vulnerável.

O espaço deve ser de fácil circulação e livre de pontos cegos. Para evitar esses esconderijos, use espelhos em locais estratégicos como final de corredores e entre as gôndolas.

Prepare a equipe

Portão fechado com um cadeado

Do mesmo jeito que sua equipe deve ser treinada para lidar com clientes nervosos e indecisos, ela deve estar sempre em alerta para possíveis casos de loja roubada. O ideal é estabelecer um protocolo com todos os passos que devem ser seguidos diante de uma situação suspeita, junto com práticas de segurança para o cotidiano.

Só o ato de cumprimentar todas as pessoas que entram na loja já ajuda a prevenir roubos, porque inibe pessoas mal intencionadas ao mostrar que elas foram notadas e estão sendo observadas.

Para facilitar a comunicação entre os funcionários, estabeleça um código secreto que possa ser usado quando alguém identificar uma suspeita de ação criminosa, acionando a segurança ou até mesmo a polícia.

Invista em sistemas de segurança

Câmeras de segurança

Câmeras de segurança são o primeiro recurso que vem à mente quando se pensa em como proteger uma loja roubada. A simples existência das câmeras já ajuda a inibir furtos e roubos, porque colocam os criminosos numa posição vulnerável por conta do risco de exposição.

Outra vantagem das câmeras é permitir que os colaboradores tenham uma visão ampla de tudo que está acontecendo na loja em diferentes ângulos, o que é útil principalmente em comércios onde há poucos funcionários ou aqueles localizados em espaços muito grandes.

Para otimizar o uso dessas ferramentas, é importante contar com profissionais capacitados para identificar situações suspeitas e responder a elas com agilidade. Não adianta nada ter um sistema de câmeras para ver a loja roubada pela tela só depois do ocorrido, né?

Contar com equipamentos de qualidade também é essencial. Não dá para economizar quando se trata de segurança, mas quem compra no atacado consegue fazer os melhores negócios, com as vantagens exclusivas que só o Martins oferece!

Além das câmeras, alarmes e travas eletrônicas ajudam a evitar casos de loja roubada, principalmente no período da noite, fora do expediente.

Tive a loja roubada, e agora?

Carro de polícia

Mesmo com todos os cuidados preventivos, é impossível controlar completamente a segurança de um local. No entanto, é possível estar preparado para evitar danos maiores que a loja roubada.

O primeiro passo é manter a calma, evitando movimentos bruscos e reações violentas. Lembre-se que a segurança não é feita apenas para evitar a perda de bens materiais, mas para preservar a vida e oferecer tranquilidade para os colaboradores e clientes.

Portanto, em vez de enfrentar o criminoso, foque em identificar suas características físicas e a direção da fuga, caso a pessoa escape. Assim que perceber a movimentação suspeita, acione a polícia militar e não deixe de registrar a ocorrência. A segurança local pode resolver problemas pontuais, mas loja roubada é problema de segurança pública e deve ser notificada como tal.

Não precisa ter loja roubada para investir em automatização! Confira nosso guia e veja 5 passos para usar a tecnologia a favor do seu mercadinho!

DEIXE UMA RESPOSTA:

Please enter your comment!
Por favor, insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.