Chegamos em 2022. É hora de planejar para o que vem pela frente, amigo lojista. Por isso, hoje vamos falar sobre marketing e vendas em períodos sazonais.
Essa estratégia vai ajudá-lo a se organizar para aquelas datas que mais chamam a atenção do consumidor e te guiar para possíveis ações em sua loja.
Em um cenário cada vez mais competitivo, estar atento às sazonalidades do mercado é essencial. É nesse período que a procura por determinados produtos e serviços é garantida. Logo, se bem aproveitadas, essas oportunidades ainda ajudam sua loja a enfrentar as épocas mais difíceis para as vendas.
Além do mais, você terá equipe e estoque muito mais preparados para atender o seu cliente. Vamos juntos conhecer mais sobre como utilizar melhor as ações de marketing e vendas em períodos sazonais?
O que é sazonalidade?
A sazonalidade se refere àqueles períodos marcados por determinadas datas ou eventos. Por isso, é tão essencial trabalhar o marketing e vendas nesses momentos com campanhas específicas.
Por exemplo, acabamos de entrar em uma nova estação do ano. Desse modo, produtos e serviços relacionados ao verão costumam ter uma demanda maior durante os próximos três meses.
O Natal é outro período excelente para colocar em prática ações de marketing e vendas. A data é importante para o varejo nacional. E não é à toa que parte do comércio comece a mudar a vitrine das lojas em novembro, ou meses antes.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas natalinas têm correspondido por 22% do comércio de dezembro desde 2011.
Quer outra data de destaque? Dia das Mães. Só em 2021, o mercado de presentes movimentou R$2,5 bilhões no país. O resultado é quase quatro vezes superior aos R$668 milhões em 2020.
Também são eventos tradicionais Páscoa, o Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Black Friday, dentre outros. Agora, se o fim da pandemia de Covid-19 for confirmado, o número de oportunidades de marketing sazonal se eleva.
Além de ser ano eleitoral, há expectativa de realização de Carnaval e Copa do Mundo. Isso só para citar alguns exemplos que podem mobilizar o seu cliente e, consequentemente, as suas ações de marketing e vendas.
E por que é importante saber de tudo isso? Justamente para que você planeje campanhas, promoções, marketing e vendas. Com uma boa estratégia você poderá até prever lançamentos para as épocas em que as vendas baixam.
Com as orientações que destacamos aqui, as suas chances de vender o ano inteiro e bater metas vão aumentar. E é sobre o primeiro passo para sua loja se beneficiar dessa poderosa estratégia que trataremos a seguir.
Como organizar uma estratégia de marketing sazonal?
A boa estratégia de marketing e vendas precisa ser bem planejada. Parece óbvio, mas nem tanto. Para melhor exemplificar, cito aqui a história do Eduardo. Talvez você se identifique com ele. Mas, o mais importante está na lição que esse relato nos traz.
Foi através do depoimento de grandes varejistas que esse lojista teve o primeiro contato com o marketing sazonal. Empolgado, montou um planner exclusivo para o seu PDV. Nele, anotou todas as datas que poderiam ser importantes para o seu negócio e assertivo para seu público.
A seguir, anunciou as novas diretrizes para a equipe e as colocou em prática. Em maio daquele mesmo ano, Eduardo ainda se via às voltas com adereços de carnaval.
Infelizmente, parte do estoque encalhou. Você deve estar se perguntando, assim como ele fez, onde está o erro. Afinal, o marketing sazonal é ou não é uma ferramenta poderosa para alavancar as vendas?
Acontece, caro lojista, que os resultados de um planejamento também dependem da execução e da agilidade em fazer ajustes. Você certamente conhece o ditado de que “uma andorinha só não faz verão”.
Então vamos entender como o percalço vivido pelo nosso colega de comércio pode nos ajudar. A primeira lição que devemos tirar é que não há fórmulas.
Ao organizar uma estratégia de marketing e vendas, é primordial ter como referência a realidade do seu estabelecimento. Mesmo uma empresa com finalidade e estrutura semelhantes à sua terá diferenciais. Abordagem, localização, número de colaboradores, cada detalhe importa e deve ser considerado.
Colaboradores incluídos
Envolva a sua equipe no seu planejamento. É fundamental que os colaboradores estejam a par do que será trabalhado no PDV. Se necessário, ofereça treinamento.
Além disso, ouça sua equipe, dê feedback, compartilhe resultados. Quem está na linha de frente com certeza possui informações valiosas sobre as demandas dos clientes.
E ainda: tenha em mente que uma estratégia de marketing e vendas é um norte, não uma lei. Sendo assim, tenha flexibilidade para contornar possíveis obstáculos e agilidade para corrigir os planos.
Entretanto, o caso do lojista que citamos não teve apenas erros. Seu principal acerto foi a preocupação em ter um registro do planejamento com as datas especiais. É o que abordaremos no próximo tópico.
Construa um planejamento
De fato, não há fórmula para se criar uma campanha de marketing e vendas. Porém, algumas diretrizes nos ajudam a formatar um modelo estrutural dessa estratégia.
Na construção do planejamento da sua loja, mapeie as principais datas e eventos do próximo ano. Feita a escolha dos períodos que receberão essa atenção especial, comece a definir cada ação.
Neste ponto, tenha em mente que o marketing sazonal envolve estratégias de médio e longo prazo. Para ter resultado, é necessário que as campanhas alcancem os clientes. É um processo que leva tempo. Logo, mantenha o foco e a paciência.
Também não deixe de lado o detalhamento. Quanto mais precisa for a ação de marketing e vendas, mais eficiente será a sua aplicação.
Quais tipos de promoções podem ser feitas? Haverá condições especiais de pagamento? E a vitrine será decorada como? Consigo integrar minha estratégia de marketing sazonal nas redes sociais da loja? Esses são exemplos de questões que podem ser levantadas.
Escolha as datas que fazem sentido
Quando for definir as datas estratégicas, é importante ter critério. Pouco adianta eleger qualquer período especial por mês. É normal ter algum nível de demanda para tudo. Todavia, é necessário refletir sobre o que faz sentido para o seu negócio.
Exemplo: mesmo tendo grande repercussão, nem carnaval nem Copa do Mundo são temas interessantes para todo tipo de loja. Talvez, essas não sejam datas sazonais para ações de marketing e vendas de uma empresa de artigos ortodônticos. Mas, certamente, saber que em outubro são celebrados os dias nacional e mundial do dentista gera ações mais eficientes.
Se, na sua cidade, há uma data municipal relevante para os clientes, é provável que mereça destaque. Mantenha-se em alerta para as oportunidades que as certas virão.
Assim, ter foco é outro grande aliado no desenvolvimento de ações de marketing e vendas. Você evita desperdício de energia e dinheiro ao mesmo tempo em que aumenta as chances de engajamentos das campanhas.
Desenvolva uma campanha
Ao desenvolver a campanha de marketing sazonal, lembre-se de que ela deve estar em sintonia com a jornada do cliente. Portanto, estabeleça qual mensagem a sua empresa quer passar.
Só assim ficarão claras quais emoções e sensações serão trabalhadas e como o consumidor irá interagir com essa ação.
A rede de franquias O Boticário tem vários cases de sucesso de marketing sazonal. Suas campanhas unem afetividade com posicionamentos de marca diante de diversos temas em alta.
No caso, O Boticário busca vender o conceito da marca. Desse modo, o grupo estimula os clientes a buscarem as franquias. Diante da variedade de produtos, a ideia é que o consumidor encontre a opção mais adequada ao seu contexto.
Acompanhe comigo uma breve análise da campanha do Dia dos Pais deste ano. Batizada de “Todo amor de pai”, a iniciativa trouxe uma história real para mostrar a força da figura paterna.
A ação principal é em formato de filme, com peças publicitárias relacionadas nas redes sociais e lojas da marca. Trata-se do relato de um brasileiro que angariou fundos para o implante coclear da filha. Não bastasse a saga, esse pai ainda tatuou o implante para ajudar a criança a conviver com o aparelho exposto.
Em nenhum momento aparece qualquer perfume. Apenas ao final, vê-se o logo e o tema da campanha. Mas logicamente o clima, por meio de sons e imagens, foi criado. Você quase sente o perfume do outro lado da tela. Sendo assim, fica no ar o convite para presentear com um produto.
Agora, sua chamada para alguma ação do cliente da sua loja pode ser bem menos sutil. É possível oferecer desde descontos e frete grátis até amostras como brindes. Afinal, o objetivo da campanha de marketing e vendas é motivar o consumidor a procurar seu produto ou serviço.
Mapeie os recursos necessários
Agora que você já sabe o que deseja comunicar, chegou o momento de definir como serão executadas as ações. Aqui também não há mistério. Relacione todos os recursos que serão necessários para tirar o planejamento de marketing e vendas do papel.
Você deve levantar qual a mão-de-obra envolvida e os meios de divulgação. E-mail, blogs, sites, redes sociais e WhatsApp são alguns dos recursos disponíveis. Mas sua loja ainda pode buscar espaços off-line, como outdoors, rádios e tvs.
Avalie se precisará de colaboradores externos e mesmo fornecedores. E, se há parceiros à vista, aproveite para engajar mais ainda o seu marketing sazonal.
Identifique possibilidades de parcerias
Garanta estoque para atender a demanda pretendida, por exemplo. Para isso, busque firmar parcerias com bons fornecedores. Esse conselho vale tanto para a experiência do consumidor quanto para o desenvolvimento de ações em conjunto.
Pelo marketplace do Martins, por exemplo, você tem esse caminho facilitado. À exemplo de um shopping, só que virtual, a plataforma reúne não só os produtos entregues por nós, mas de fornecedores de diversos segmentos. O recurso não é apenas prático, mas também oferece inúmeras vantagens para você, varejista.
Enquanto você vai lá conhecer o nosso marketplace, eu fico por aqui. Não tenho dúvidas de que as suas campanhas de 2022 serão um sucesso com a estratégia certa de marketing e vendas.
Ah! Esquecemos de comentar sobre o APP Martins Online, que também conta com muitos benefícios para você. Inclusive, a sua primeira compra por lá rende 5% de desconto.
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Um abraço e até a próxima!
- Conteúdo desenvolvido pela Universidade Martins do Varejo – UMV.