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Conheça o Marketplace B2B e saiba porque ficar de olho nele

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Antes de falarmos em Marketplace B2B, precisamos entender o termo B2B: são negócios realizados de empresa para empresa (do inglês: business to business). Existe também o B2C (business to costumers), quando o foco da empresa está nos consumidores finais. Na prática, B2B são empresas vendendo pra outras empresas. B2C são lojas que vendem pra todo mundo. Atacado e varejo, respectivamente.

Quando um hotel encomenda toalhas de um fornecedor que trabalha com esse tipo de produto, ele está fazendo um negócio B2B, já quando um indivíduo entra em uma loja de toalhas e compra uma unidade, o negócio é B2C.

Se você tem um negócio, estar por dentro do que é e como funciona o Marketplace B2B é fundamental, pois é uma ferramenta criada para facilitar a comercialização entre empresas, sendo uma alternativa especialmente interessante para compras no atacado.

Quer saber mais sobre a importância do Marketplace B2B e como ele pode ser útil para a sua empresa? Então vem com a gente!

O que é o Marketplace B2B

O Marketplace B2B é um modelo de negócios que conecta vendedores e compradores através de uma plataforma. Dentro dela, as empresas têm as suas páginas e por meio delas disponibilizam ofertas direcionadas a outras empresas. A plataforma funciona da mesma maneira que quando você como consumidor entra em um site e pesquisa os produtos e preços para uso pessoal.

Na prática, acaba sendo o mesmo recurso, mas com o foco em outro tipo de cliente. Então, para entender o Marketplace B2B, nada melhor do que pensar em exemplos, como a Amazon Business, o eBay e o Grupo Alibaba.  Esses são os protagonistas do segmento no cenário global, conduzindo um mercado que tem movimentado milhões a cada ano. Aliás, de acordo com a Frost&Sullivan, até 2020 serão 6,7 trilhões de dólares movimentados pelo setor.

Marketplace B2B do Martins? Já quero!

Vamos para um exemplo mais próximo. O Martins.com.br está para inaugurar seu Marketplace B2B, sendo um dos primeiros atacadistas a dar esse salto. O que isso significa? Bom, nesse exato momento a lógica de vendas funciona assim: o Martins compra produtos direto com a indústria e os vende pra outros negócios.

Com o Marketplace B2B do Martins.com.br inaugurado, você pode cadastrar seus produtos diretamente na plataforma, caso sua indústria passe pelos requisitos. É uma maneira de democratizar o espaço de vendas do Martins, que se torna mais dinâmico e aberto para vários negociantes, assim como mais assertivo no oferecimento de mais produtos para o consumidor.

Para firmar uma parceria hoje e começar a vender no Martins.com.br, você precisa primeiro passar por um período de negociações com toda a empresa. Com o Marketplace inaugurado, o processo se torna mais fácil e você vende exclusivamente online, garantindo que pequenas e grandes indústrias tenham chances iguais de vender muito.

O que o modelo representa para o comprador

Existem alguns benefícios que tornam a compra em um Marketplace B2B interessante para a empresa. O primeiro deles é se colocar dentro de um mercado forte e que tem chamado atenção cada vez mais. E esse é o grande diferencial.

Justamente por conta dessa audiência, no marketplace você tem acesso a uma quantidade muito maior de soluções e opções do que comprando de outras maneiras.

Além disso, a organização também é vantajosa: no shopping virtual você pode localizar os vendedores de acordo com sua categoria e também pela classificação que recebem, ou seja, aqueles com o histórico de melhor avaliação entre os compradores são os que têm as maiores notas e por isso aparecem com destaque.

Todo esse processo é feito de maneira bem intuitiva, pois as plataformas são sofisticadas. Dependendo da sua atividade, é possível aumentar o leque de possibilidades e até modificar a sua política de fornecimento, substituindo o modelo centrado em uma única marca pelo chamado mix de fornecedores, caso seja mais interessante.

Em prol da variedade e organização, as plataformas tendem a valorizar empresas que oferecem melhores serviços e preços baixos.

Benefícios para o vendedor

O ranqueamento é um excelente atrativo para o vendedor também. Como competir com empresas gigantes sem ter estrutura, muito menos recursos para investir em divulgação? No marketplace não existe esse problema. Somente a qualidade da empresa pode dar a ela visibilidade diante dos clientes.

Mesmo para quem está começando, a solução é válida, pois caberá somente ao profissional fazer com que suas vendas tragam satisfação para seus consumidores e gere resultados. Quanto melhor for o serviço, mais alta será sua pontuação e, consequentemente, maior a exposição.

O Marketplace permite que o pequeno empresário venda online independentemente de seu e-commerce próprio, o que é um ótimo benefício para uma fase inicial do empreendimento. Basta apenas ter uma empresa aberta e oferecer as melhores soluções.

A tecnologia vem transformando a realidade das pessoas e das empresas nos mais diversos setores. O mercado online é mais um desses exemplos. Agora que você já está por dentro do assunto, pode se adaptar a este mercado e criar um diferencial para os seus negócios!

O Marketplace B2B está entre as inúmeras possibilidades que a transformação tecnológica oferece para o atacadista. Confira também como comprar no atacado pela internet.

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